Como começar - panela única + fermentação ambiente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gustavo Bastos

Well-Known Member
Joined
May 30, 2016
Messages
50
Reaction score
1
Sou novato por aqui, muito prazer!

Fiz há uns anos o curso da confraria do marquês (no Rio). Gostei muito, mas acabei não botando em prática pois não tenho espaço pra tanta panela.

Basicamente tenho 2 duvidas.

Duvida 1 = Sobre a panela

Como viajo muito, visitei uma fabrica de cerveja em Lisboa que usava uma Braumeister pequena pra testar novas receitas. O dono da fabrica me explicou por alto como funcionava e me interessei (pelo espaço e praticidade).

Em Portugal uma Braumeister 10L custa em torno de 1190 Euros (uns 4500 reais). Aqui no Brasil já vi kits automatizados de panela única (caseiros) em torno de 2400 - 3500.

Qual solução desse tipo vocês recomendam ?

Duvida 2 = Fermentação

De acordo com algumas receitas que vi, a fermentação precisa ser entre 20-24 graus. Como moro no Rio, temos dias muito quentes as vezes.

Existe algum tipo de fermento "flexivel" a esse tipo de temperatura?

Uma dica que vi, foi colocar o fermentador dentro de um isopor, e ir colocando gelo por fora dele se a temperatura subir.

O que recomendam?

Desculpe pelas perguntas que podem ser non-sense, mas nunca fiz isso antes :)
 
1 - Qualquer single vesse serve. Comprar ou fazer é uma questão de preço e comodidade.
1.5 - Uma alternativa é o uso do BIAB. Continua sendo uma panela, é bem simples, bem barato e funciona muito bem, obrigado.
2 - Isopor, gelo e um controlador ligado numa lampada resolvem seu problema.
Fermentei e ainda fermento desse jeito quando o freezer está ocupado.