Como abrir Keg (barril)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2014
Messages
117
Reaction score
2
Boa noite, um amigo me emprestou um barril de chopp da kaiser, alguém pode me ensinar abri-lo sem estraga-lo? kkkk segue a foto do mesmo..

Agradeço desde já =D
 

Attachments

  • 2014-10-11_02-02-41_553.jpg
    2014-10-11_02-02-41_553.jpg
    140.9 KB · Views: 588
Boa noite, um amigo me emprestou um barril de chopp da kaiser, alguém pode me ensinar abri-lo sem estraga-lo? kkkk segue a foto do mesmo..

Agradeço desde já =D

Oi Jesse,

Em primeiro lugar, muito cuidado na hora de abrir um barril. Já morreu gente por abrir um tubo sifão num barril pressurizado. Tem que certificar sempre que não tem pressão lá dentro, fazendo isso, é seguro.

Algumas chaves tem um pino no meio que força a bola a entrar, liberando a pressao antes de conseguir encaixar a chave no bocal pra abrir. Mas algumas chaves não tem isso, então vc precisa acoplar uma válvula extratora e liberar o fluxo, pra sair a pressão antes de colocar a chave.

Fora isso a é só tocar pra esquerda como qualquer rosca normal. Adicionalmente, por ser um barril de cerveja comercial, pode ter uma trava interna, que impede que o tubo seja totalmente desrosqueado, eu não sei como abrir essa trava, mas dá.

Abraço
 
Uhmm,, vlw Tiago!
Alguém sabe como abrir sem a chave específica para isso?
Método DIY...
 
Bom...

Dependendo do diâmetro você pode usar um alicate. Com as duas mãos você segura firme as pernas do alicate de forma que o bico fique bem aberto, encaixa o bico nas abas da tampa e tenta girar.

Se o diâmetro for maior que a abertura do bico do alicate, você pode pegar um pedaço de tubo de metal, com diâmetro compatível, e de um lado corte dois chanfros que encaixem nas abas da tampa. Na outra ponta do tubo, faça um furo para passar uma haste a fim de dar "pega" paga girar a ferramenta improvisada.

Pode também enrolar a ponta de uma chave de fenda grossa com pano, apoiar em uma das abas e ir batendo de leve com um martelo, na chave. Mas pode entortar a aba, se não tiver cuidado.

Antes não esqueça de tirar a pressão do barril, como bem disse o Tiago.
 
Meu primeiro barril foi um Kaiser 30l, ganhei uns anos atras de um amigo.

Sofri bastante pra abrir o barril, ele tinha essa trava de segurança.
E ela existe justamente para evitar que o sifão seja projetado para fora caso seja desrosqueado.

Quando fui abrir o barril pela primeira vez, tentei de todas as formas acessar a tal trava. Infelizmente nos tutoriais e dicas que procurei na época, se falava muito pouco, nunca nem tinha visto qual a posição da trava, o que dificultou muito na hora de destravar. Acho que algumas pessoas não divlgam isso por ser realmente um processo trabalhoso e que pode por em risco a pessoa...

Enfim, as principais dicas é que se faça força até a esfera e o embolo externo abaixem completamente, dando visao à trava, que fica na extremidade do bocal do sifao, na parte inferior a rosca. Muitos alegam conseguir acessa-la empurrando o embolo com uma chave grande e com outra pequena destravar.
Eu tentei de todas as formas ensinadas, sem sucesso, ate que rasguei a vedação externa do embolo...
No dia, como precisava embarrilar uma stout, tive a ideia de tirar a by pass da extratora, mandar agua fervendo pra dentro do barril. Esvaziei com pressao horas depois quando baixou a temp. (DICA - não empurre agua fervente com CO2). Depois enxi com solucao de soda caustica 3% a 80C. Deixei por 1 noite, no outro dia fiz 3 enxagues e envasei pela extratora.
O problema é que vazava tudo, perdi uns 5L no porta malas do carro...

Depois desse trauma, resolvi aplicar força bruta no barril.
Com um cabo de madeira, tipo de vassoura, pedi pra um amigo meu empurrar os embolos ate embaixo, precisa fazer MUITA força, principalmente se a mola for nova ou muito rigida. Enquanto ele segurou firme o embolo, puxando ligeiramente pro lado oposto da trava, com uma faca empurrei a trava pro lado, destravando o sifao.
Pra saber o lado da trava, basta olhar nessas linguetinhas do bocal, onde tem o "S" marcado, é onde esta a trava.

Boa sorte e CUIDADO!
Como disseram, tire a pressao primeiro. (de preferencia com a extratora conectada e com mangueiras)
Molas tambem machucam, cuidado com ferramentas sendo projetadas.
As vedações rasgam e é trabalhoso troca-las.

Se ficar com alguma dúvida pergunte!
 
Uhmm,, vlw Tiago!
Alguém sabe como abrir sem a chave específica para isso?
Método DIY...

Vc pode também usar um cadeado, que tenha um diâmetro igual ao do bocal, daí o corpo dele vai ficar trancado naqueles dois pinos ali. Vc pode fechar o cadeado e colocar uma barra de metal por dentro da argola dele, improvisando uma chave.
 
Vlw pessoal, vou tentar a estratégia do Jota primeiro e vou deixando o resultado aqui para vocês

=D

vlw galera
 
Amigos,

Estou com 2 barris da Ambev, de 50L.
Ocorre que eles tem a trava que impede a retirada do sifão.
Já despressurizei e tentei de todas as formas retirar a maldita trava, e nada.
Estou com medo de detonar a borracha, etc...

Pergunta: Alguém sabe quem faz esse serviço pelo Rio de Janeiro ?

Valeu!!!
 
Só para dar o feedback da minha saga em abrir os barris de chopp.
Já tinha visto o link que o @Cleber enviou tem algum tempo e realmene funcionou.
Todavia é bemmm mais dificil do que no tutorial.... Afim de acabar com esse martírio (e deixar de ser mão de vaca), comprei a chave de abrir da WE, mesmo que na especificação do site falava que não abriria o barril se o mesmo tivesse com a trava.
Enfim.... a chave chegou a algumas semanas e para minha felicidade a chave abriu o keg mesmo ele tendo a trava. :rockin:

Agora acabou esse martírio de abrir com faca e tudo mais
 
Só para dar o feedback da minha saga em abrir os barris de chopp.
Já tinha visto o link que o @Cleber enviou tem algum tempo e realmene funcionou.
Todavia é bemmm mais dificil do que no tutorial.... Afim de acabar com esse martírio (e deixar de ser mão de vaca), comprei a chave de abrir da WE, mesmo que na especificação do site falava que não abriria o barril se o mesmo tivesse com a trava.
Enfim.... a chave chegou a algumas semanas e para minha felicidade a chave abriu o keg mesmo ele tendo a trava. :rockin:

Agora acabou esse martírio de abrir com faca e tudo mais
Ah então é isso, eu comprei um barril de 50L usado da Ambev e já comprei a chave da WE, consigo abrir normalmente. De repente ele tb é bloqueado e eu nem sabia!
 
Valeu cleber... esse foi um dos que li para tentar, e nada.
De qualquer forma valeu !! :rockin:

boas

Apena para avisar ao pessoal, que eu consegui destravar meu barril com essa dica.

Em vez da faca, eu usei uma chave de fenda.

abracos
 
Com duas pessoas é bem mais fácil. Uma tentativa. Uma empurra a mola e outra enfia uma chave na trava....depois é só soltar a mola e deixar a chave prendendo a trava no lugar. Ai é só desenroscar.
 
Revivendo o tópico!

Estou com um keg de 50L da Heineken e ele não destrava de jeito nenhum!! O sifão dele, ao invés de ter aquela bola no meio, é reto, estrutura toda sem aparecer borrachas.

Até dá pra enfiar a chave de fenda, da forma normal de destravar, e ele quaaaase abre, mas não sai. Ao que indica, a trava dele é um pouco diferente.

Vocês já conseguiram abrir um desses, ou tiveram que se virar de alguma outra forma para destravar?

Nesse vídeo até aparece um parecido e mostra a trava.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=pmbBVSPFAXA[/ame]

Valeu!!

sifão.JPG
 
Revivendo o tópico!

Estou com um keg de 50L da Heineken e ele não destrava de jeito nenhum!! O sifão dele, ao invés de ter aquela bola no meio, é reto, estrutura toda sem aparecer borrachas.

Até dá pra enfiar a chave de fenda, da forma normal de destravar, e ele quaaaase abre, mas não sai. Ao que indica, a trava dele é um pouco diferente.

Vocês já conseguiram abrir um desses, ou tiveram que se virar de alguma outra forma para destravar?
Valeu!!

View attachment 117432

Cara, eu peguei um alicate e forcei pra baixo o miolo, dai peguei uma chave de fenda e empurrei na direção da trava(onde fica o S). Melhor fazer isso com o barril no chão, assim vc tem mais firmeza. Pode enfiar a chave de fenda ate ela travar, bem no final da valvula, depois solta o alicate e desrosqueia.
Me bati na primeira vez, mas das outras foi bem rapido e tranquilo. Pra evitar isso eu resolvi tirar a trava dai...
 
Cara, eu peguei um alicate e forcei pra baixo o miolo, dai peguei uma chave de fenda e empurrei na direção da trava(onde fica o S). Melhor fazer isso com o barril no chão, assim vc tem mais firmeza. Pode enfiar a chave de fenda ate ela travar, bem no final da valvula, depois solta o alicate e desrosqueia.

Me bati na primeira vez, mas das outras foi bem rapido e tranquilo. Pra evitar isso eu resolvi tirar a trava dai...



Fala cara!
Valeu! Essa técnica eu usei nos outros (barris Kaiser e AMBEV), mas nesse keg da Heineken (com o sifão S de entrada reta igual ao da foto) não tá dando. A chave entra, encaixa, mas não destrava.

O seu era desse modelo também?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top