Colhendo fermento da garrafa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Estou querendo fazer uma belgian mas não tenho um fermento satisfatório disponível, então pensei em comprar algumas La Chouffe ou Affligem e colher a levedura da garrafa. Infelizmente seria minha primeira experiência com starter, então fico com um pé atrás para tentar uma técnica mais "avançada" como essa. Mas já estudei bastante o procedimento e o uso das ferramentas para os cálculos envolvidos.

Alguém tem alguma recomendação do procedimento? Quantas garrafas usar, como estimar a contagem inicial de células, algum cuidado específico...? Pelos meus estudos imagino que seria uma boa fazer o primeiro step e talvez estimar pelo peso e calcular os próximos steps. Mas queria ouvir a opinião de quem tem experiência.

Seria pra render uns 35L no fermentador e penso em uma OG baixa (na faixa de 1.060). Não quero seguir um estilo específico, mas puxar pra uma belgian blonde, e que seja refrescante.
 
Estou querendo fazer uma belgian mas não tenho um fermento satisfatório disponível, então pensei em comprar algumas La Chouffe ou Affligem e colher a levedura da garrafa. Infelizmente seria minha primeira experiência com starter, então fico com um pé atrás para tentar uma técnica mais "avançada" como essa. Mas já estudei bastante o procedimento e o uso das ferramentas para os cálculos envolvidos.

Alguém tem alguma recomendação do procedimento? Quantas garrafas usar, como estimar a contagem inicial de células, algum cuidado específico...? Pelos meus estudos imagino que seria uma boa fazer o primeiro step e talvez estimar pelo peso e calcular os próximos steps. Mas queria ouvir a opinião de quem tem experiência.

Seria pra render uns 35L no fermentador e penso em uma OG baixa (na faixa de 1.060). Não quero seguir um estilo específico, mas puxar pra uma belgian blonde, e que seja refrescante.

Oi Valter,

Primeiramente vc vai precisar selecionar o fermento a usar. Ja pesquisou se essas cervejas que vc sugeriu foram condicionadas com o fermento primário mesmo?

Pra proceder eu sugiro que vc use um erlenmeyer não muito grande, digamos 250mL, com uns 100mL de mosto leve (~1.025), aproximadamente. É bom que esse primeiro starter seja autoclavado, em panela de pressão.

Não precisa, nem ajuda usar mais do que uma garrafa. Faça tudo em local limpo, com uma fonte de chama próxima, pode ser uma vela, ou mais. Sanitize a garrafa por fora. Procure servir toda a cerveja de uma vez só, num copo ou jarra, imediatamente após abri-la. Deixe um restinho de cerveja na garrafa, pra poder misturar o fermento, entao chamusque um pouco a boca da garrafa no fogo e transfira pro erlenmeyer.

Pode levar varios dias até notar algum início de atividade nesse starter. Não tem como estimar a quantidade de celulas no inicio, mas não são muitas. É necessário fazer vários steps até atingir uma quantidade boa pra uma fermentação. Isso é uma dificuldade, é preciso ter bastante cuidado pra não agregar contaminantes, principalmente nos steps iniciais.

Abraço
 
Primeirmente pesquisa sobre essas cevas, algumas belgas são filtradas e então é adicionada uma levedura neutra pra carbonatar na garrafa. Se for o caso não vai deixar o perfil que tu procura.
Não tem a m27 da mangrove disponivel nos sites? iria te poupar trabalho, mas cuidado com a alta atenuação dela.
 
Obrigado @Tiago e @Andreguetti

Eu queria o M27 mesmo mas não tem na minha cidade, não chegaria a tempo da brassagem. Pelo que estou vendo esses vários steps também não vão ficar prontos em tempo, então vou deixar a Belgian pra outra brassagem e até lá estudo mais qual ceva poderia usar, o procedimento, e preparo o starter sem correria. Agradeço as orientações! :)
 
Acredito que seria mais rápido encomendar pela internet a propagar a partir da garrafa...
Partindo do sedimento tu iria demorar pelo menos uns 15 dias, fazendo os steps que o Tiago falou (100 mL, 250mL, 500mL, 1L e 2L, 2 ou 3 dias cada step)
 
Primeiramente vc vai precisar selecionar o fermento a usar. Ja pesquisou se essas cervejas que vc sugeriu foram condicionadas com o fermento primário mesmo?

Alguém conhece alguma Weiss ou Belga cujo fermento da garrafa é o mesmo da primária?
 
Alguém conhece alguma Weiss ou Belga cujo fermento da garrafa é o mesmo da primária?

Acho que a ordem está um pouco errada no raciocínio. Acho que tu devia ter uma cerveja na cabeça e aí ver se é possível propagar a levedura.

Se não tiver nenhuma em especial, recomendo experimentar as variadas cepas que encontramos hoje em dia no mercado nacional. É muito mais fácil, rápido e menos arriscado propagar fermento líquido... minha opinião!
 
Back
Top