Cold crash é necessário com mosto limpo?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo1984

Active Member
Joined
May 13, 2021
Messages
36
Reaction score
19
Location
Santa Catarina
Olá confrades,
estou pensando atualmente da necessidade de um cold crash, e quanto tempo.
Estou fazendo uma Irish Red Ale, e comecei a usar whirfloc. Faço no chill, e o mosto ficou bastante límpido como mostro na foto.
Agora estou na fase de fazer o cold crash dessa leva.
Gostaria de saber se não é o natural o fermento decantar após a fermentação (a minha já acabou). E se, realmente, preciso de 4 ou 5 dias de cold crash.
Não estou usando gelatina pois quero aproveitar a lama e guardar.
Obrigado.
 

Attachments

  • 20210611_105506.jpg
    20210611_105506.jpg
    17.8 KB · Views: 16
Acho que a pergunta correta não é se "precisa ou não de 4 a 5 dias de cold crash" e sim, "qual a diferença na cerveja se eu engarrafá-la ou bebê-la antes dos 4 a 5 dias de cold crash"? Sugiro para descobri a resposta fazer um teste. Se pode fazer carbonatação forçada, carbonata um tanto e aguarda um dia pelo menos depois de carbonatada, e prova. Se vai engarrafar, engarrafa um tanto sem o cold crash. O resto faz mantendo um cold crash de 4 a 5 dias.
Particularmente, independentemente do cold crash, eu sinto o sabor e aroma da cerveja "arredondar" quando ela passa um tempo na geladeira, antes de eu fazer carbonatação forçada ou engarrafar. E a quantidade de resíduo no fundo da garrafa diminui significamente quanto mais tempo deixo a cerveja armazenada a frio e dou tempo para as partículas sedimentarem, antes de movê-la para as garrafas. Porém quando tenho pressa, já cheguei a tomar cerveja após 4 dias da mosturação (usei kveik, com fermentação em 2 dias e carbonatação forçada). Não foi a melhor cerveja que fiz, tão pouco a pior.
 
Tenho feito alguns testes a respeito do cold. Sempre fermentei por uns 10 días, depois levei o fermentador ao freezer a 0 grau por 3 a 5 dias.
Atualmente para as brejas que não recebem DH, tenho envasado nos kegs após 9-10 dias (desde que já tenha atenuado o suficiente), carbonato elas a temperatura ambiente mesmo (sacudindo o barril) e boto no freezer, já engatado na extratora, ou seja, o cold Crash está sendo feito direto no barril. Concordo com o @NH3 no que diz respeito ao "arredondamento" da breja. Realmente, quando passam uns 10 días do envase (quando sobra) a breja está muito melhor, e só melhora com o passar do tempo.
Julgo sim, necessário deixar ela no cold "maturando" pelos seus 5 dias. Eu nunca fiz questão de ter brejas translúcidas, então o cold fica pelo tempo que eu julgar que a breja está boa para ser consumida (normalmente entre 5 a 8 dias)
 
Back
Top