CO2 Inibe Leveduras?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pirajax

Member
Joined
Jun 3, 2015
Messages
17
Reaction score
1
Olá pessoal e mestres da cervejaria!

Sou um estudioso do processo cervejeiro, ainda não produzi uma gota. Farei em breve.

Minha questão é a seguinte: se eu fizer uma carbonatação forçada bem sucedida e envasar a cerveja, os altos níveis de CO2 (penso em uma Lagger de alta carbonatação) vão inibir a ação das leveduras na garrafa, certo? Assim, não se corre o risco de explosão de garrafa caso ainda tenha muito açúcar e células de levedura viáveis. Estou pensando corretamente?

Grande abraço,

Pirajá.
 
Sem nem entrar na microbiologia do negócio, estou curioso:

Porque você levaria açucares fermentáveis para uma garrafa de Lager? Qual o motivo de não esperar a fermentação completa?

Granada de cerveja é coisa séria....
 
Enquanto houver açúcar fermentavel e levedura, a fermentação ocorrerá e, como consequência, a liberação de co2. Se isso ocorrer na garrafa, há risco de explosões, sim.
 
Sem nem entrar na microbiologia do negócio, estou curioso:

Porque você levaria açucares fermentáveis para uma garrafa de Lager? Qual o motivo de não esperar a fermentação completa?

Granada de cerveja é coisa séria....

Obrigado pelas respostas.
Penso na verdade em Fruit Beers: se eu coloco o suco durante a maturação e tiver ainda células viáveis de levedura, o que pode ser normal de ocorrer (correto?) com uma carbonatação forçada poderia diminuir a chance de acidentes?

E mesmo uma boa fermentação não levará sempre um pouco de açúcares fermentáveis?
 
A sua preocupação é pertinente @Pirajax e faz sim sentido o que você está falando. Sobre sua colocação inicial, a resposta é não. Como os colegas responderam, a carbonatação forçada não impede que a atenuação continue na garrafa. Por isso que é muito importante, ainda mais quando se adiciona frutas na fermentação secundária, esperar a fermentação finalizar e utilizar sempre a quantidade correta de fermento antes de envazar a cerveja... seja ela por priming ou barril.

Abraço e boa sorte nos 100 litros de lager!!!!
 
Dica. Não faça tudo de uma vez. Está pensando no pior dos piores casos - um Grande volume de Cerveja, Cerveja lager e adição de fruta. A dica é ir um passo por vez.
Não faça 100 litros na 1a leva. Ainda mais de lager. A 1a brassagem é um grande aprendizado. Se sair alguma coisa errado, melhor perder 10, 20 litros que 100...
O que eu faria - primeiro uma ale (faz uma blond ale com us 05 a 16 graus que vai ficar mais próxima a uma lager)
- depois uma lager
- depois uma lager com fruta
Tudo em volumes menores. Se der certo, aí sim vai pra 100 litros.

Mas, se vai mesmo direto pro mundo das lagers, muita atenção:
Na taxa de inoculação - mínimo dos mínimos pra uma lager de OG mais baixa (até 1.050) de 2g/L
Na temperatura de inoculação
Na temperatura e tempo de fermentação
No descanso diacetil

E em qualquer cerveja, absurdo cuidado em sanitização.
 

Latest posts

Back
Top