Clone de single vessel - pequenos aprontes

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 6, 2016
Messages
11
Reaction score
6
Olá bravos cervejeiros,

Meses atrás conheci o mundo da cerveja artesanal e os modos de fabricá-la. Não tenho experiência, estou me preparando pra primeira brassagem.
No momento estou dedicando bastante tempo ao equipamento, tentando bolar um "clone" misto de Braumeister e Grainfather que dê 5 a 10 litros de apronte. Seguem algumas fotos.
A ideia é que a panela tenha além da resistência e da bomba, também uma célula peltier tipo de bebedouro, então a panela terá tb a capacidade de resfriar.
Estou usando uma placa modificada do Ardbir pra controle, que tb controlará a temperatura de fermentação.

Meu objetivo é bolar o seguinte setup:

1 - brassagem no clone single vessel;
2 - transferência para balde fermentador do mosto ainda quente;
3 - resfriamento do mosto na cuba da pia da cozinha, com água gelada;
4 - Enquanto esfria, limpeza da panela;
5 - Fermentação colocando o balde fermentador na panela;
6 - Maturação na geladeira;

O que acham da ideia?

Abraço,

Milton
 

Attachments

  • VistaGeral.jpg
    VistaGeral.jpg
    52.6 KB · Views: 296
  • FundoPanelaInterna.jpg
    FundoPanelaInterna.jpg
    69.6 KB · Views: 314
  • ControladorModificadoArdbir.jpg
    ControladorModificadoArdbir.jpg
    55.6 KB · Views: 269
Muito legal seu projeto, de cara eu já indicaria a troca da mangueira por uma de silicone, são mais tranquilas de serem esterilizadas é totalmente atóxicas.
 
Ta muito legal seu projeto, eu só desconsideraria a placa de peltier, ela mal consegue manter temperatura de fermentação, quem dirá resfriar uma panela.

Abraço!
 
Fala Peter,

A ideia da peltier surgiu devido ao fato de eu não possuir uma geladeira só pra fazer cerveja. A ideia é enquanto o mosto esfria no balde fermentador dentro da pia com gelo, eu limpo a single vessel e coloco um pouco de agua gelada. esfriado o mosto, coloco o balde dentro na panela e a bomba fica circulando a agua gelada pra manter a temperatura de fermentação (18oC, vou fazer ALE´s). Depois de fermentar, passo pra maturar na geladeira da patroa mesmo.
 

Latest posts

Back
Top