Climatização com ar condicionado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Fora os custos de eletricidade, existe algum inconveniente em fermentar minha cerveja em um quarto com ar condicionado? Durante o período de fermentação regulando a temperatura para a que é necessária para aquela fase? Digamos, quero esteres e mando a temperatura para 24º. Não sei avaliar em um quarto de 12 m2, mas colocaria um ar condicionado de 7500 btus para fazer esse serviço e as geladeiras seriam só para as temperaturas frias. Alguém de vcs já fez isso?
 
Olha, aqui em Curitiba está complicado fermentar na casa dos 20C, eu deixo o fermentador em um quarto com um aquecedor a óleo ligado no tic17, consigo controlar entre 19 e 20C tranquilo.
 
Não sou da área de refrigeração, mas acho que vais precisar de um equipamento mais potente.
Tens que levar em conta que será necessário atingir e manter temperaturas em torno dos 19ºC (se tu fores fermentar só ales) e que a peça provavelmente não possui isolamento térmico. Além disto, tem que considerar outras fontes de calor presentes na sala como pessoas, equipamentos (geladeiras) e os próprios fermentadores já que fermentação também gera calor.
Acho que o serviço é um pouco pesado para um aparelho com esta capacidade. Um equipamento bem dimensionado certamente vai ser mais econômico e terá uma maior durabilidade.
 
Cara, não fermente a 24ºC. pelo menos não nos 2 primeiros dias... vc não vai ter só um monte de esters, vai ter um monte de fusel alcohols e outros off flavors.
Sei de gente que controla temperatura de fermentação num ambiente com ar condicionado, ele gasta uma grana em eletricidade, mas diz q funciona.

abraço
 
Back
Top