Clarificantes - usar ou não usar?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VictorCoelho

Well-Known Member
Joined
Aug 12, 2013
Messages
504
Reaction score
81
Salve gente!
Quando comecei, comprei o peixe de sempre usar o Whirlfloc e desde então, vendo o mesmo peixe que comprei.
Hoje tenho lá minhas dúvidas se estes clarificantes são mesmo necessarios.
Todos aqui usam?
Quem usou e não usa mais, notou grande diferença?
Já li comentários que estes clarificantes além de serem desnecessarios, podem retardar a fermentação.
Hoje tenho a dúvida .....usar ou não usar.
 
Victor, eu sou um dos que usavam no inicio por que "falavam que tinha que usar". Quando consegui minha independência, larguei mão de usar. Como aprendi outras técnicas de clarificação, sinceramente, estou satisfeito com o nível de limpidez que alcancei atualmente sem uso de clarificantes na fervura. Mas isso é a minha opinião.

Abraços.
 
Victor, eu sou um dos que usavam no inicio por que "falavam que tinha que usar". Quando consegui minha independência, larguei mão de usar. Como aprendi outras técnicas de clarificação, sinceramente, estou satisfeito com o nível de limpidez que alcancei atualmente sem uso de clarificantes na fervura. Mas isso é a minha opinião.

Abraços.

Legal, mas quais outras técnicas de clarificação? Apenas whirlpool, resfriar rapidamente após fervura e resfriar rapidamente após fermentação secundária?

Abs.
 
Filtração bem feita na mostura (uso HERMS, dispensa comentáros), boa fervura para coagulação das proteínas, sempre removo a espuma de cima (isso diminui o trub), whirpool bem feito. Mas o que deu toda diferença realmente foi a gelatina. Isso mudou tudo.

Abraços!
 
Pois é André!
Dei até um like em seus posts!
Acho que se fizermos uma brassagem bem feita, seguindo todos as etapas com cuidado, não precisamos de clarificantes.
Na vida compramos o peixe da forma que nos é vendido e passamos adiante, até que como você diz, ganhamos nossa liberdade.
É isso aí!....no more whirlfloc!!....hehehe
:mug:
 
No começo, eu usava o whirlfloc e não conseguia bons resultados. No dia em que não achei o envelope do WF e me obriguei a caprichar no whirlpool, pela primeira vez consegui extrair um mosto límpido, sem trub. Nunca mais usei o WF.
Não uso gelatina nem outros clarificantes. Quando quero uma cerveja mais cristalina (em geral não me preocupo muito com turbidez), deixo mais tempo clarificando (baixas temperaturas).
 
Filtração bem feita na mostura (uso HERMS, dispensa comentáros), boa fervura para coagulação das proteínas, sempre removo a espuma de cima (isso diminui o trub), whirpool bem feito. Mas o que deu toda diferença realmente foi a gelatina. Isso mudou tudo.

Abraços!

também usei whirfloc em todas brassagens que fiz até agora. fui ensinado assim e sempre obtive ótimos resultados, por isso nunca mudei a técnica ... eu deixaria de usá-lo se conseguisse o mesmo resultado sem ele. só não entendo a vantagem de deixar de usar o whirfloc e passar a usar gelatina (vou pesquisar melhor sobre o uso da gelatina em outros tópicos).
 
Uso whirfloc, gosto e acho que faz diferença.

Já não usei, já usei pouco e já usei acima da dosagem correta, nenhum deles funciona, mas na dosagem certa ele ajuda a levar um mosto limpo pro fermentador e evitar chill haze.

Lembrando que trub são restos de lúpulo e não cold break, whirpool bem feito ou não, não tem nada a ver com a efetividade do whirfloc.

A gelatina resolve Chill Haze também. Gelatin works by combining with tannic acid present in the beer. These combined particles adhere to yeast and proteins, then sink. (https://byo.com/stories/item/486-conquer-chill-haze)

Ok, então se gelatina resolve esse problema e mais outros vários, por que usar whirfloc? Particularmente eu gosto de levar um mosto com menos proteínas pro fermentador, ocupa melhor o espaço do fermentador, facilita muito a lavagem do fermento depois pra reutilização e eu tendo a achar que quanto menos coisas indispensáveis em contato com a cerveja, melhor...
 
também usei whirfloc em todas brassagens que fiz até agora. fui ensinado assim e sempre obtive ótimos resultados, por isso nunca mudei a técnica ... eu deixaria de usá-lo se conseguisse o mesmo resultado sem ele. só não entendo a vantagem de deixar de usar o whirfloc e passar a usar gelatina (vou pesquisar melhor sobre o uso da gelatina em outros tópicos).

Cara, na verdade eu não troquei um por outro. Deixei de usar whirfloc muito tempo antes de começar a usar a gelatina. Quando deixei de usar o WF, passei a caprichar nos processos e já deu um belo resultado. Hoje, com a gelatina, esse resultado ficou fantástico. Mas veja bem, não sou contra o uso dele, pelo contrário, ajuda muito. O ideal seria unir todas as técnicas possíveis. Apenas disse que EU não uso mais!

Dá uma olhada na minha Saison Hibisco e na minha São Jo'Ale.

Abraço!
 

Attachments

  • 2014-07-11 17.26.56.jpg
    2014-07-11 17.26.56.jpg
    38.3 KB · Views: 832
  • 2014-07-13 16.15.57.jpg
    2014-07-13 16.15.57.jpg
    35.6 KB · Views: 780
  • 2014-07-13 17.12.02.jpg
    2014-07-13 17.12.02.jpg
    32 KB · Views: 819
Cara, na verdade eu não troquei um por outro. Deixei de usar whirfloc muito tempo antes de começar a usar a gelatina. Quando deixei de usar o WF, passei a caprichar nos processos e já deu um belo resultado. Hoje, com a gelatina, esse resultado ficou fantástico. Mas veja bem, não sou contra o uso dele, pelo contrário, ajuda muito. O ideal seria unir todas as técnicas possíveis. Apenas disse que EU não uso mais!

Dá uma olhada na minha Saison Hibisco e na minha São Jo'Ale.

Abraço!

bacana. realmente o resultado é fantástico. vou estudar melhor a utilização da gelatina.
 
Como o André e o Zé Rosa, resolvi não usar Whirlfloc ou outro similar qlqr.
Fiquei impressionado com o resultado, uma cerveja cristal!
E coincidencia ou não, com uma beleza de fermentação.
De hoje em diante, sou mais uma a não usar mais!!!
 
Eu também usava "seguindo a receita", mas depois que acabou eu não comprei mais e nem sei se comprarei novamente. Acho que é um produto á menos na nossa cerveja, fortalecendo assim a identidade Artesanal do produto!
 
Uso whirfloc, gosto e acho que faz diferença.

Já não usei, já usei pouco e já usei acima da dosagem correta, nenhum deles funciona, mas na dosagem certa ele ajuda a levar um mosto limpo pro fermentador e evitar chill haze.

Lembrando que trub são restos de lúpulo e não cold break, whirpool bem feito ou não, não tem nada a ver com a efetividade do whirfloc.

A gelatina resolve Chill Haze também. Gelatin works by combining with tannic acid present in the beer. These combined particles adhere to yeast and proteins, then sink. (https://byo.com/stories/item/486-conquer-chill-haze)

Ok, então se gelatina resolve esse problema e mais outros vários, por que usar whirfloc? Particularmente eu gosto de levar um mosto com menos proteínas pro fermentador, ocupa melhor o espaço do fermentador, facilita muito a lavagem do fermento depois pra reutilização e eu tendo a achar que quanto menos coisas indispensáveis em contato com a cerveja, melhor...

Olá Tiago, qual a dosagem que você usa de whirfloc? Nas vezes que usei, por medo, acabei usando dosagem menor da especificada pelo fabricante. Se não me engano, metade de uma pastilha para uma leva de 12 litros.
 
Olá Tiago, qual a dosagem que você usa de whirfloc? Nas vezes que usei, por medo, acabei usando dosagem menor da especificada pelo fabricante. Se não me engano, metade de uma pastilha para uma leva de 12 litros.

Está certo eu acho... segundo as informações do pacote. Uso 1 pastilha pra cada 20 litros.

Abraço
 
Não tem relação nenhuma entre o uso do whirlfloc no fim da fervura e a carbonatação na garrafa.
 
Não tem relação alguma com whirfloc, desempenho de fermentação (?), clarificação final da cerveja...

Whirfloc serve para aglutinar o trub. Só isso. É boa prática levar a cerveja para o fermentador o mais limpa de trub possível (apesar da literatura aconselhar um pouco de cold break como nutriente do fermento). Mas isso não quer dizer que levar trub vai deixar tua cerveja final mais turva. Começa que o troço todo decanta no fermentador e fica abaixo do fermento. Existem outros fatores que determinam a turbidez final na cerveja, e a gelatina manda tudo pro caralho rsrsrsrsrs
 
Não tem relação nenhuma entre o uso do whirlfloc no fim da fervura e a carbonatação na garrafa.

Ok, mas ele não faz com que o fermento também decante??

E se sim, pode não ter fermento suficiente para carbonatar na garrafa, estou com esse medo..
 
Decanta mas não afeta em absolutamente nada a carbonatação. Obviamente, não decanta todo. Não dá nada, vai sem medo. Não senti nenhuma demora a mais.

(To falando da gelatina. whirfloc não tem nada a ver)
 
Ok, mas ele não faz com que o fermento também decante??

E se sim, pode não ter fermento suficiente para carbonatar na garrafa, estou com esse medo..

O whirfloc é utilizado durante a fervura. Antes do mosto ter qualquer contato com o levedo. ;)
 
Ok, mas ele não faz com que o fermento também decante??

E se sim, pode não ter fermento suficiente para carbonatar na garrafa, estou com esse medo..

Eu acho que você está confundindo gelatina com o whirlfloc.

Whirlfloc é um coagulante de proteína usado no fim da fervura. Gelatina é usada após a fermentação, no cold crash. A gelatina pode influir no tempo de carbonatação; o whirlfloc, até onde eu sei, não.
 
Back
Top