Clarificação VS entupimento de chiller de placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

acosta-ovelha

New Member
Joined
Dec 15, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Ao recircular mosto fervido em meu chiller de placas, apos poucos minutos ele começa a entupir e o fluxo de mosto cai bastante. Se eu desconecto o chiller da panela de fervura e o ligo em uma torneira com agua com alta pressão ele desentope na hora.

Utilizo uma bomba pequena adaptada para fazer a recirculação do mosto da panela para dentro do chillher e faço levas de 50L. Me sugeriram utilizar agente clarificante (visto que o problema deve ser causado pela presença de "sujeira" no mosto fervido) na cerveja para solucionar o problema, porem não gosto de utilizar clarificantes, alguem tem uma ideia de como posso proceder?

Algumas informações que podem ser importantes para me ajudarem:

Estou fazendo whirpool vigoroso por 2 minutos e deixando decantar por 10 minutos.

Tambem, apos o uso do chiller, limpo o mesmo com água fria, vazão 40L/min e em sequencia agua fervendo até essa sair limpida.

Tenho uma bomba centrifuga de 3/4 de HP que poderia usar para aumentar a pressão de recirculação, será que ela pode ser usada nessas condições, resolveria meu problema, alguma outra sugestão?

Grato!
 
Last edited:
Ao recircular mosto fervido em meu chiller de placas, apos poucos minutos ele começa a entupir e o fluxo de mosto cai bastante. Se eu desconecto o chiller da panela de fervura e o ligo em uma torneira com agua com alta pressão ele desentope na hora.

Utilizo uma bomba pequena adaptada para fazer a recirculação do mosto da panela para dentro do chillher e faço levas de 50L. Me sugeriram utilizar agente clarificante (visto que o problema deve ser causado pela presença de "sujeira" no mosto fervido) na cerveja para solucionar o problema, porem não gosto de utilizar clarificantes, alguem tem uma ideia de como posso proceder?

Algumas informações que podem ser importantes para me ajudarem:

Estou fazendo whirpool vigoroso por 2 minutos e deixando decantar por 10 minutos.

Tambem, apos o uso do chiller, limpo o mesmo com água fria, vazão 40L/min e em sequencia agua fervendo até essa sair limpida.

Tenho uma bomba centrifuga de 3/4 de HP que poderia usar para aumentar a pressão de recirculação, será que ela pode ser usada nessas condições, resolveria meu problema, alguma outra sugestão?

Grato!
Sobre evitar detritos no chiller existem algumas soluções. A que acho bem interessante é usar um "hop stopper". existem vários modelos e modos de fazer, da um google e vê se quer fazer um DIY ou comprar algum pronto.
Sobre a limpeza acho meio insuficiente usar apenas água, ainda mais com os relatos de entupimento. A água mesmo fervendo não vai retirar resíduos do seu chiller. da uma pesquisada no fórum que existem várias dicas de limpeza de chiller de placas com soda cáustica (não dou meu relato pois não uso um).
abs!!
 

Latest posts

Back
Top