Citra até no sovaco!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GKG

Member
Joined
Nov 30, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Salve cervejeiros didáticos!!!

Pretendo brassar 8litros de uma Pale ale single hop com citra, mesmo sabendo que este lúpulo é para aroma.
Minhas adições serão:
55 minutos = 15gr citra
45 minutos = 5gr citra
15 minutos = 5gr citra
00 minutos = 10gr citra
D.H. = 15gr citra

Alguma ressalva ou alguma técnica que eu posso usar para deixar minha Pale ale ainda assim amarga?
 
Camarada, coloque os ingredientes num software de receitas que ele calcula o IBU e todos os outros parâmetros para você. Eu gosto do Brewer's Friend, que é online e gratuito, e do Beersmith.

Abraço
 
Já fiz três brassagens sem o uso de softwares, tirando a primeira que era uma receita pronta, as outras duas foram satisfatórias.
Entendo a importância e a facilidade do mesmo, mas prefiro não usar, procuro aperfeiçoar minhas receitas, meus métodos e minha experiência sensorial de forma orgânica.
As informações destes softwares, muitas vezes não batem com o que temos disponível aqui no nosso mercado.
Mesmo como iniciante, já percebi que produzir cerveja não é uma ciência exata e sim alquimia.

Erro e acerto, vou nessa premissa novamente.

Mesmo assim agradeço.
 
Não faz muito sentido usar citra a 55 e 45 min. Tudo o que ele pode te trazer vai ser perdido, exceto os iso-alfa-ácidos, mas dai vale muito mais a pena pegar um lúpulo de alto teor de AA, mais barato e usar uma quantidade bem menor (menos trub quente).

Se jogar estes 50g em adições tardias tu terás um resultado bem mais impressionante, mesmo com menos amargor.
 
Não faz muito sentido usar citra a 55 e 45 min. Tudo o que ele pode te trazer vai ser perdido, exceto os iso-alfa-ácidos, mas dai vale muito mais a pena pegar um lúpulo de alto teor de AA, mais barato e usar uma quantidade bem menor (menos trub quente).

Se jogar estes 50g em adições tardias tu terás um resultado bem mais impressionante, mesmo com menos amargor.

45 e 55 não são adições tardias?
 
Substitui essas adições de 55 e 45 por uma de 60 ou, melhor ainda, FWH
 
Também sou da opinião que é desperdicio usar citra pra amargor, mas se quiser usar o Gordon Strong diz que na opinião dele o melhor sabor de lúpulo que ele consegue é no first wort. Essas adições 45, 55, não fazem muito sentido, usa first wort ou 60 minutos, depois na faixa de 30~20 minutos para sabor e menos de 20 até whirlpool para aroma.

Mas lembrando que tudo são simplificações, todas as adições vão trazer aroma/sabor/amargor em maior ou menor escala.

Não utilizar algum software/site/app para auxiliar na montagem da receita também considero um erro, só irá te trazer beneficios.

Quote do Gordon:
"I love the flavor from first wort hopping, so I use that technique a lot. I try to
use low cohumulone varieties where possible. The hop flavor from first wort
hopping can be huge, so try not to overdo it. I use a smaller amount of hops for
first wort hopping than for a normal flavor addition."
 
Salve cervejeiros didáticos!!!

Pretendo brassar 8litros de uma Pale ale single hop com citra, mesmo sabendo que este lúpulo é para aroma.
Minhas adições serão:
55 minutos = 15gr citra
45 minutos = 5gr citra
15 minutos = 5gr citra
00 minutos = 10gr citra
D.H. = 15gr citra

Alguma ressalva ou alguma técnica que eu posso usar para deixar minha Pale ale ainda assim amarga?

Citra nos 55 e 45 minutos é como rasgar dinheiro....usa um lupulo barato de alto acido alfa e joga la encima...citra usa abaixo dos 15.

cuida pra não exagerar, que ele em excesso dá aroma de mijo de gato.
 
Já fiz três brassagens sem o uso de softwares, tirando a primeira que era uma receita pronta, as outras duas foram satisfatórias.
Entendo a importância e a facilidade do mesmo, mas prefiro não usar, procuro aperfeiçoar minhas receitas, meus métodos e minha experiência sensorial de forma orgânica.
As informações destes softwares, muitas vezes não batem com o que temos disponível aqui no nosso mercado.
Mesmo como iniciante, já percebi que produzir cerveja não é uma ciência exata e sim alquimia.

Erro e acerto, vou nessa premissa novamente.

Mesmo assim agradeço.

O @ED81 te deu a melhor dica até agora, fazer cerveja não é uma ciência exata, mas sem os cálculos (seja por software ou na mão) qualquer teste vai ser um tiro no escuro.
Você pode acertar ou pode errar e não vai saber onde melhorar nas próximas. Só como exemplo, essas suas adições podem ser bastante lúpulo para uma cerveja de OG 1.040 e malte simples ou então podem não significar nada para uma de 1.070...
Sem a receita e os cálculos não tem como equilibrar.

Agora, sobre o Citra, eu sou da opinião contraria a dos colegas, acho que se a ideia é fazer uma single hop para conhecer o lúpulo vale apena usar ele no inicio da fervura. Não vai ser o melhor custo beneficio, mas acho um teste válido.

Abraços
Casado
 
Valeu meu caros!
Tirei muita coisa boa, como o FWH, que vou tentar.
Pretendo OG de 1053, vou rever minhas primeiras adições, mas continuo no single hop/grain.

Agradeço
 
Não! considerando que, por convenção, fazemos a contagem da fervura de forma regressiva, as adições de 55 e 45 minutos em um fervura de 60min seriam add no início dela (aos 5 e 15 minutos, respectivamente), e não no final (adições tardias)!
abç


45 e 55 não são adições tardias?
 
Adoro CITRA para APA single hop, fica sensacional, desde que bem utilizados os tempos e adições e que a relação final BU.GU seja respeitada, mantendo a breja em equilíbrio com a proposta. E é ai que eu vejo as coisas por um ângulo mais pragmático...

Essa visão romântica da coisa toda é até bonitinha, querer pensar que fazer cerveja é uma "alquimia" torna o nosso mundinho mais colorido e aconchegante, nada contra. Mas desprezar a ciência é andar pra trás, é simplesmente escolher aprender mais devagar, errando mais e batendo mais cabeça sozinho, sendo que com o auxílio de um software vc continua fazendo as mesmas coisas manuais e criativas só que com uma visão geral dos processos/receita/parâmetros muito, mas muito mais precisa e confiável, pode saber com exatidão onde está errando e ter a vantagem de consertar pontualmente tais erros, tão comuns. Pode continuar não usando, mas daqui a 1 ano de brassagens vai bater um arrependimento bem ruinzinho....

Sobre a receita, como pretende calcular amargor sem auxílio de alguma tabela/software?? Como vai saber o quanto de malte usar para calcular a OG?? :confused: Uma APA com OG de 1,042 com 70 IBU fica exageradamente amarga e desequilibrada, os mesmos 70IBU em uma APA com OG de 1,065 resulta numa breja bem equilibrada, salvo as devidas particularidades.

De uma forma muito simplória e resumida, eu capricharia muito nas adições a partir dos 20 minutos finais, fazendo aos 20' depois aos 10' e enfim uma no 0'. Sendo que para essas 3 adições faria algo em torno de 3~4g/L, para essa proposta, se faltar amargor é só arredondar com uma boa adição de FWH.
 
Valeu meu caros!
Tirei muita coisa boa, como o FWH, que vou tentar.
Pretendo OG de 1053, vou rever minhas primeiras adições, mas continuo no single hop/grain.

Agradeço

@GKG, A ideia de single hop é boa, mas ela depende muito do que tu pretende e deseja.

Tens ideia do amargor desejado? Quantos IBU? Eu para APA´s não suporto acima de 40IBU para OG em torno de 1.050, o armargor me tira o prazer de beber a cerveja. Hoje já projeto minhas APA para só usar lúpulo a 10 e 0 min e atingir esta faixa (uso cálculos de flameout hoping), para focar em sabor e aroma. Quando o lúpulo não vai chegar no amargor desejado, faço um FWH com poucas gramas de um lúpulo de 16-18% de AA (as vezes 5g dão conta do recado) que vai sumir no sabor e aroma mas vai ajustar o amargor.

tenha em mente que a percepção de amargor não é somente o que se mede em IBU e iso-alfa-ácidos, mas aroma e sabor são componentes. Fiz recentemente uma APA com uma única carga de lúpulo no whirlpol, o que teoricamente daria baixíssimo amargor. No copo surpreendeu o bom amargor alcançado.

Hoje considero Single Hop as adições de 30 min para baixo, pois as iniciais são só para ajuste de amargor.

É claro que quando se faz um lote bem pequeno, extravagancias com lúpulos são ais fáceis de se fazer, mas quando a escala aumentar um pouco tudo fica maior.
 
Salve cervejeiros didáticos!!!

Pretendo brassar 8litros de uma Pale ale single hop com citra, mesmo sabendo que este lúpulo é para aroma.
Minhas adições serão:
55 minutos = 15gr citra
45 minutos = 5gr citra
15 minutos = 5gr citra
00 minutos = 10gr citra
D.H. = 15gr citra

Alguma ressalva ou alguma técnica que eu posso usar para deixar minha Pale ale ainda assim amarga?

Provavelmente vai ficar extremamente amarga. Coloque a receita em um software e chegue em uma boa relação bu/gu. Já fiz sessions com citra que só entrou lúpulo dos 5 minutos finais da fervura para frente. Sai mais caro? Sim, mas vc conserva muito mais aroma e tem um amargor mais redondo.
 
@GKG, A ideia de single hop é boa, mas ela depende muito do que tu pretende e deseja.

Tens ideia do amargor desejado? Quantos IBU? Eu para APA´s não suporto acima de 40IBU para OG em torno de 1.050, o armargor me tira o prazer de beber a cerveja. Hoje já projeto minhas APA para só usar lúpulo a 10 e 0 min e atingir esta faixa (uso cálculos de flameout hoping), para focar em sabor e aroma. Quando o lúpulo não vai chegar no amargor desejado, faço um FWH com poucas gramas de um lúpulo de 16-18% de AA (as vezes 5g dão conta do recado) que vai sumir no sabor e aroma mas vai ajustar o amargor.

tenha em mente que a percepção de amargor não é somente o que se mede em IBU e iso-alfa-ácidos, mas aroma e sabor são componentes. Fiz recentemente uma APA com uma única carga de lúpulo no whirlpol, o que teoricamente daria baixíssimo amargor. No copo surpreendeu o bom amargor alcançado.

Hoje considero Single Hop as adições de 30 min para baixo, pois as iniciais são só para ajuste de amargor.

É claro que quando se faz um lote bem pequeno, extravagancias com lúpulos são ais fáceis de se fazer, mas quando a escala aumentar um pouco tudo fica maior.

Meu bom amigo Jean,

Vc poderia aprofundar um pouco mais nestes cálculos, sobre o amargor em adições de flame-out / whirlpool ?

Peço licença ao criador do tópico, o colega GKG. Desde já agradeço o espaço.
 
Meu bom amigo Jean,

Vc poderia aprofundar um pouco mais nestes cálculos, sobre o amargor em adições de flame-out / whirlpool ?

Peço licença ao criador do tópico, o colega GKG. Desde já agradeço o espaço.

AS versões mais novas do Beer Smith e também do Brewer´s Friend tem um parâmetro para isto: Steped (se não me engano no BS - eu não uso ele então não sei ao certo) e "no chill" no Brewer´s Friend.

Basicamente amargor se consegue com a isomerização dos alfa-ácidos e sito se dá acima de 80ºC aproximadamente. Então pode usar também seus software colocando adições como tempo que levas entre desligar e esfriar até esta temperatura.
 
Opa, valeu!

Tenho mesmo que atualizar essa minha versão do BS... Eita programinha barato e bom, pqp...
 
Não faz muito sentido usar citra a 55 e 45 min. Tudo o que ele pode te trazer vai ser perdido, exceto os iso-alfa-ácidos, mas dai vale muito mais a pena pegar um lúpulo de alto teor de AA, mais barato e usar uma quantidade bem menor (menos trub quente).

Se jogar estes 50g em adições tardias tu terás um resultado bem mais impressionante, mesmo com menos amargor.

O Citra tem A.A elevado.

É perfeitamente possível fazer Single Hop com ele, mas concordo que para os 60 minutos de fervura, perde-se "grana" pq o aroma quase se perde por completo.

Eu iria de Columbus ou Chinook nos 60 iniciais. Já fiz uma Pale Ales single Citra e ficou sensacional.

A vantagem dele é que tem menos Harsh, visto que o Cohumuleno é menor do que mts outros americanos de alto A.A
 
Back
Top