Cilindro de O2 - especificações

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kurt1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
356
Reaction score
197
Meus caros, quem tem experiência no uso de O2 para oxigenação do mosto pode dar alguma recomendação do equipamento ideal para este fim?

Tenho visto uma miríade de cilindros com diferentes volumes (alumínio e aço) e sei que em poucos segundos atinge-se a concentração ideal de O2 no mosto, o que me direciona para cilindros pequenos e portáteis.

A dúvida é em relação à disponibilidade desses cilindros no mercado. Existem adaptações de uso como ocorre com CO2, em que se adapta extintores e para este fim? Isso complica tudo na hora de recarregar. Existe algum cuidado que se deve ter ao adquirir o produto (estou atento ao teste hidrostático)?

Em relação à válvula, alguma especificação importante em relação ao fluxômetro?

Em relação ao O2 medicinal, é adequado para este fim ou deve-se buscar outro produto?

Valeu pessoal.
 
Kurt.
sou iniciante nas brassagens mas conheço alguma coisa sobre gases sob pressão.

O oxigênio é um oxidante - pleonasmo ? - muito forte e não pode entrar em contato com borracha, graxas e óleos. Um cilindro para oxigênio tem que ser projetado para este uso. Por isto é mais caro.

Neste caso não acho prudente fazer gambiarra.

João
 
@Kurt,
Você pode comprar cilindro de O2 industrial e O2 industrial, é mais barato e a mesma coisa que o medicinal.
Sendo cilindro de alta pressão, pode ser qlqr um desde que pintado de preto ou verde e com os testes em dia.
 
É, também não vejo diferença entre o medicinal e o industrial... nenhum deles deve ter impureza.. A questão é ter um regulador de pressão com fluxômetro, isso vem como padrão nos medicinais, nos industriais eu não tenho certeza. De qualquer forma pode comprar um separado por poucos reais no aliexpress, se for o caso...

Os americanos usam muito aqueles tubos descartaveis da bernzomatic, já vi pra vender por aí, custa uns 80 reais só o tubo, mas não sei quanto tempo dura, se valeria a pena...
 
Back
Top