Chugger recirculando e após fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leonerd

Well-Known Member
Joined
Jan 2, 2015
Messages
182
Reaction score
26
Pessoal

E gostaria de montar um sistema "fechado" no meu equipamento para que o mosto pudesse circular somente dentro das mangueiras de silicone. Já vi alguns videos no youtube e a maioria do pessoa utiliza duas bombas para isso. Gostaria de saber se posso utilizar somente uma bomba para essa tarefa? Para essi iria instalar um T na entrada da chugger e mais um T na panela de brassagem e outro na de fervura. Assim com apenas o abrir e fechar dos registro poderia circular o mosto na brassagem e após isso quando finalizada a fervura mandar o mosto para o fermentador. Pelo que pensei não teria grandes problemas. O único problema que vejo seria de que após fervido o mosto ele está "esterelizado" e quando utilizei a essa mesma bomba para recircular o mosto durante a brassagem a bomba pode estar "contaminada" e por consequência contaminar o mosto após a fervura. Como diriam os "antigos" ... Eu estou vendo pêlo em ovo? Ou posso tocar ficha nessa melhoria do meu setup?

Abraços
 
Eu faço algo parecido com isso. Ao final da fervura, eu recirculo mosto quente pela bomba um pouco antes de começar o resfriamento na tentativa de matar alguma coisa que poderia ter sobrevivido aos 80 graus de mash-out/lavagem.

Nunca tive problemas de contaminação.

Cuidado com cavitação na hora de recircular o mosto com o fogo ou resistência ligadas durante a fervura. Você pode destruir o rotor da sua bomba.
 
Eu faço algo parecido com isso. Ao final da fervura, eu recirculo mosto quente pela bomba um pouco antes de começar o resfriamento na tentativa de matar alguma coisa que poderia ter sobrevivido aos 80 graus de mash-out/lavagem.

Nunca tive problemas de contaminação.

Cuidado com cavitação na hora de recircular o mosto com o fogo ou resistência ligadas durante a fervura. Você pode destruir o rotor da sua bomba.

Você sanitiza a bomba entre os processos de brassagem e fervura?
 
Cuidado com cavitação na hora de recircular o mosto com o fogo ou resistência ligadas durante a fervura. Você pode destruir o rotor da sua bomba.
Lucas, eu também uso a bomba inclusive para fazer o whirpool, ligando-a uns minutos antes de terminar a fervura (uso resistência), para evitar contaminação.
Prática, por sinal, que o Guenther usa. O que seria a citada cativação e qual cuidado tu recomendaria?
 
Lucas, eu também uso a bomba inclusive para fazer o whirpool, ligando-a uns minutos antes de terminar a fervura (uso resistência), para evitar contaminação.
Prática, por sinal, que o Guenther usa. O que seria a citada cativação e qual cuidado tu recomendaria?
Seria a formação de bolhas de ar no interior da bomba. Essa bolhas de ar se formando dentro da bomba elas explodem lá dentro ocasionando o desgaste do rotor e por consequência danificando a mesma. Foi mal a intromissão Lucas.
 
Seria a formação de bolhas de ar no interior da bomba. Essa bolhas de ar se formando dentro da bomba elas explodem lá dentro ocasionando o desgaste do rotor e por consequência danificando a mesma. Foi mal a intromissão Lucas.


Tranquilo leo, precisa se desculpar não.

Então, eu não sanitizo entre brassagem e fervura e uso o mesmo esquema que tu mencionou. Mesma bomba faz a brassagem recirculando, manda lentamente pro tanque de fervura enquanto outra bombinha xing-ling manda a água de lavagem e por fim faço o whirpool com ela no resfriamento. E as vezes até uso ela pra mandar pro fermentador quando não uso um sifão.
 
Lucas, eu também uso a bomba inclusive para fazer o whirpool, ligando-a uns minutos antes de terminar a fervura (uso resistência), para evitar contaminação.
Prática, por sinal, que o Guenther usa. O que seria a citada cativação e qual cuidado tu recomendaria?

Exatamente o que o leo explicou. Para entender um pouco melhor mas de forma simplificada.

A cavitação seria a vaporização de um líquido pela redução de pressão.

Por exemplo, a água a nível do mar se vaporiza em 100C e em altitudes maiores esse valor diminui pois a pressão também diminui.

Quando estamos fervendo água ela está bem próxima da temperatura de vaporização para uma dada pressão. Quando esse fluxo de água é acelerado ou passa por sucção de bomba centrífuga sua pressão cai, e a temperatura necessária para vaporizar a água também cai.

Assim o líquido daquela região de baixa pressão vaporiza formando pequenas bolhas. Essas bolhas são carregadas pelo fluxo e quando passam pela bomba sua pressão aumenta de novo fazendo com que elas implodam em líquido novamente.

Esse vai e volta de formação de bolhas libera energia e caso haja algo sólido por perto pode haver remoção de material. Procure no google ``cavitação rotores`` em imagens, vai ver alguns exemplos.
 

Latest posts

Back
Top