Chopp só sai espuma?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Dauro

Member
Joined
Jan 5, 2018
Messages
9
Reaction score
1
Seguinte estou com um problema queria saber se alguém sabe o que pode estar acontecendo.

Tenho um sistema de torre naja e freezer horizontal.

Mantenho o barril de chopp dentro do freezer horizontal para refrigeração e extraio pela torre naja, para isso tive que furar a tampa do freezer para passar as mangueiras.

O meu problema é que o chopp sai muita espuma.

No primeiro dia a extração sai perfeita, espuma na quantidade ideal, no segundo dia já aumenta a quantidade de espuma, já no terceiro dia sai praticamente só espuma,

Tenho regulador de pressão e mantenho no 2kg/cm².

Problema de temperatura também não é pois tenho termostato na saída da torre e mantenho o barril quase que coberto por agua dentro do freezer (para manter sempre a mesma temperatura -1ºC)

Valeu.
 
Seguinte estou com um problema queria saber se alguém sabe o que pode estar acontecendo.

Tenho um sistema de torre naja e freezer horizontal.

Mantenho o barril de chopp dentro do freezer horizontal para refrigeração e extraio pela torre naja, para isso tive que furar a tampa do freezer para passar as mangueiras.

O meu problema é que o chopp sai muita espuma.

No primeiro dia a extração sai perfeita, espuma na quantidade ideal, no segundo dia já aumenta a quantidade de espuma, já no terceiro dia sai praticamente só espuma,

Tenho regulador de pressão e mantenho no 2kg/cm².

Problema de temperatura também não é pois tenho termostato na saída da torre e mantenho o barril quase que coberto por agua dentro do freezer (para manter sempre a mesma temperatura -1ºC)

Valeu.
A pressão está muito alta para essa temperatura. Para corrigir espurgue todo CO2 e ponha o regulador abaixo de 0,5. Pressão suficiente para extrair sem aumentar a carbonatação.

Enviado de meu ZE553KL usando Tapatalk
 
Se você carbonatou com 2 kgf/cm2, este é o problema. Muita coisa.
Mantenha em no máximo 1 kgf/cm2 e a vida segue melhor...

Como colega falou, se for só pra extrair use pressões por volta de 0,5 kilo (kgf/cm2)

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
Seguinte estou com um problema queria saber se alguém sabe o que pode estar acontecendo.

Tenho um sistema de torre naja e freezer horizontal.

Mantenho o barril de chopp dentro do freezer horizontal para refrigeração e extraio pela torre naja, para isso tive que furar a tampa do freezer para passar as mangueiras.

O meu problema é que o chopp sai muita espuma.

No primeiro dia a extração sai perfeita, espuma na quantidade ideal, no segundo dia já aumenta a quantidade de espuma, já no terceiro dia sai praticamente só espuma,

Tenho regulador de pressão e mantenho no 2kg/cm².

Problema de temperatura também não é pois tenho termostato na saída da torre e mantenho o barril quase que coberto por agua dentro do freezer (para manter sempre a mesma temperatura -1ºC)

Valeu.

Aconteceu a mesma coisa na primeira vez que utilizei meu postmix, você pode ter confundido as medidas igual eu fiz. Utilizei para carbonatar 2,4kgf ou invés de 2,4 volumes de co2..
 
este barril não deu pra aproveitar, acho que acabou carbonatando de mais.

esta semana faço o teste mantendo uma pressão menor para extração em outro barril.

Valeu galera.
 
Se carbonatou demais é só deixar o barril sem pressão e ao longo de alguns dias ir aliviando a pressão do barril. O CO2 solubilizado vai se desprendendo aos poucos e deixando o líquido "menos carbonatado" . Esse processo demora alguns dias, e depende de você ficar aliviando a pressão do barril.

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
eu tirei todo pressão do barril na sexta feira (inclusive dei uma mexida nele para desprender mais), fui ver como ficou no domingo a noite e melhorou um pouco, mas continuou saindo muita espuma. Dois dias não seria o suficiente para tirar o CO2 do chopp.
 
Continua com essa tática de expurgar o CO2 e retirar a pressão interna do barril, aos poucos a carbonatação irá se estabilizar no que vc busca. 2 dias ainda é pouco, continue e vá testando.

Desde q eu comecei a usar a pressão de extração abaixo de 0,5 kgf/cm² nunca amsi tive problema com excesso de espuma, uso torneira picnic com uma mangueirinha de meros 40 cm e mesmo assim, a espuma sai controlada e formando um lindo colarinho de 2 dedos. E lembre-se: se não for consumir todo o volume de breja do barril no mesmo dia/noite é necessário re-pressurizar o barril com a mesma pressão usada para carbonatação.
 
valeu pelas respostas galera.

hoje o chopp está saindo certinho, dois dedos de colarinho.

o problema foi na pressão excessiva mesmo, já buscando coisas aqui no site e achei uma tabela de pressão x temperatura para carbonatação , entre outras ...

muito bom o site e com certeza vou usar muito ele ainda.

Valeu
:mug:
 
Eu estou com o mesmo problema. Fiz uma Cream Ale e carbonatei colocando 1 Kgf de pressão e temperatura a 4°, deixei por três dias... fui tentar extrair na torneira italiana e só sai espuma, já baixei a pressão no barril a zero mas não deu certo...embora que deixei a zero de pressão somente de um dia para o outro, vou fazer esse esquema de deixar a zero de pressão e ir aliviando a pressão interna do barril de tempos em tempo. Dessa vez vou deixar vários dias. Tomara que resolva!
 
valeu pelas respostas galera.

hoje o chopp está saindo certinho, dois dedos de colarinho.

o problema foi na pressão excessiva mesmo, já buscando coisas aqui no site e achei uma tabela de pressão x temperatura para carbonatação , entre outras ...

muito bom o site e com certeza vou usar muito ele ainda.

Valeu
:mug:

Dauro, como você fez? Colocou na pressão e temperatura indicada na tabela para, digamos, 2,5 volumes de CO2 e esperou? Quanto tempo? Pode descrever o procedimento? Obrigado...
 
Continua com essa tática de expurgar o CO2 e retirar a pressão interna do barril, aos poucos a carbonatação irá se estabilizar no que vc busca. 2 dias ainda é pouco, continue e vá testando.

Desde q eu comecei a usar a pressão de extração abaixo de 0,5 kgf/cm² nunca amsi tive problema com excesso de espuma, uso torneira picnic com uma mangueirinha de meros 40 cm e mesmo assim, a espuma sai controlada e formando um lindo colarinho de 2 dedos. E lembre-se: se não for consumir todo o volume de breja do barril no mesmo dia/noite é necessário re-pressurizar o barril com a mesma pressão usada para carbonatação.
Só queria agradecer o Junior Bolzani, ele não respondeu para mim, mas a resposta me serviu do mesmo jeito! Estava há dias tentando ajeitar meu kegerator, desmontei torneira, fiz de tudo e só saia espuma. Por fim fiz como ele disse: fui purgando o post mix por 3 dias. Daí coloquei uma pressão de menos de 0,5 Kg no regulador de pressão e consegui extrair cerveja com o colarinho perfeito, depois coloquei a pressão equivalente a temperatura e ao volume indicado para o estilo usando aquela tabela de volume de CO2.! Então, obrigado Júnior pela dica!
 
Pessoal isso ai vale pro chopp artesanal? Ou só para cerveja Estou com pressão de 2.5kg e no segundo dia em diante só espuma
 
Pessoal, sobre esse assunto, recomendo assisistir a uma série de vídeo do canal BeerSchool. O canal é do Jamal Awadallak, que apesar de não parecer, é engenheiro químico e quase doutor em processos bioquímicos.
Ele explica bem o porque da espuma e como evita-la.

Abraços

--------------------------------------------------------------------
Ciência por trás da extração da cerveja / Como tirar a cerveja SEM ESPUMA - Chopeira/Kegerator
Essa série de vídeos trata sobre a extração da cerveja (ou chope) em sistemas de pressão. Uma boa extração depende muitos fatos e tem muita ciência por trás disso.

Parte 1:
Parte 2:
Parte 3:
 
Pessoal, sobre esse assunto, recomendo assisistir a uma série de vídeo do canal BeerSchool. O canal é do Jamal Awadallak, que apesar de não parecer, é engenheiro químico e quase doutor em processos bioquímicos.
Ele explica bem o porque da espuma e como evita-la.

Abraços

--------------------------------------------------------------------
Ciência por trás da extração da cerveja / Como tirar a cerveja SEM ESPUMA - Chopeira/Kegerator
Essa série de vídeos trata sobre a extração da cerveja (ou chope) em sistemas de pressão. Uma boa extração depende muitos fatos e tem muita ciência por trás disso.

Parte 1:

Jamal já é Doutor há tempos e mantém muito contato com grandes cervejeiros internacionais. Quando temos que aprofundar mais o assunto é com ele que recorremos também.
 
Pessoal isso ai vale pro chopp artesanal? Ou só para cerveja Estou com pressão de 2.5kg e no segundo dia em diante só espuma
Luciano,

A única diferença entre cerveja e chopp é a pasteurização (chopp não é pasteurizado). Logo, as informações postadas pelos colegas valem para ambos.
Quanto a pressão você precisa ver se ela já estabilizou no barril. Caso tenha estabilizado e esteja em algo em torno de 2,5kg é muita coisa. Normalmente utilizamos entre 0.8kg a 1kg. Logo, se sua cerveja só sai espuma, duas coisas podem ter acontecido: problema na parte de extração ou cerveja super carbonatada.
No caso do sistema de extração, para extrair a cerveja sem baixar a pressão do barril é necessário um dos dois itens: torneira com controle de fluxo para diminuir a vazão da cerveja ou dimensionar as linhas (mangueiras) para a pressão utilizada.
Caso você verifique que a cerveja esteja super carbonatada alivie a pressão do barril e se possível "sacuda" ele. Repita a operação até conseguir baixar a carbonatação da bebida para o desejável.
 
Bom dia, estou com problemas no meu kegerator e gostaria de compartilhar com vcs.
Carbonatei forçado em keg, com pressão de 1 kgf e a cerveja estava entre 4 e 8 graus. Posteriormente deixei parada na geladeira a 1 C por um dia. Quando fui servir, somente espuma. Já baixei a temperatura, já baixei pressão, mas sem chance.

Agora eu preciso retirar a pressão? está marcando 1kgf a 1 grau, e pela tabela dá 3 e tanto de pressão, o que é supercarbonatado?

Ir retirando a pressão por alguns dias, até estabilizar em 0,5kgf a 1C? que seria a fiaxa ideal para chegar em aproximadamente 2,5 kgf dentro do barril?

Obrigado.
 
Sim, ela está super carbonatada.
Purgue todo o CO2, e adicione apenas para extração, cerca de 0,1 ~ 0,3 kgf.
Vá testando até chegar em um resultado satisfatório.
 
A cerveja está com excesso de carbonatação, vai levar algum tempo para o CO2 dissolvido sair.
Tire toda a pressão algumas vezes por dia até ela ficar parecendo com baixa carbonatação.
Depois regule em 0,5 kgf a zero grau e espere um tempo.
Aí é ir testando.
 
Bom dia pessoal sobre espuma, qual e o tamanho ideal da mangueira de saida do postmix para a torneira kegerator. A minha esta com 1 metro. É suficiente?
 

Latest posts

Back
Top