Chopeira a Gelo - Serpentina de 5/16

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brunonacari

Well-Known Member
Joined
Jan 26, 2016
Messages
180
Reaction score
30
Prezados, a dúvida é a seguinte:

Eu tinha feito uma chopeira a gelo com tubo de 3/8 (15m) e torneira italiana. Usava pressão em torno de 2 a 2.5. Sempre funcionou bem.

Só que inventei de colocar duas torneiras no mesmo cooler, então comprei 2 serpentinas de 5/16 e 15m cada.
Qdo fui testar, só saía espuma, tentei alterar um pouco a pressão, mas continuava só saindo espuma. Pra não ficar perdendo cerveja, voltei com a serpentina de 3/8.

Como já vi várias pessoas usando serpentina de 1/4, q é ainda mais fina q 5/16, qual seria a pressão para trabalhar com essa serpentina?

Obrigado!!
 
Prezados, a dúvida é a seguinte:

Eu tinha feito uma chopeira a gelo com tubo de 3/8 (15m) e torneira italiana. Usava pressão em torno de 2 a 2.5. Sempre funcionou bem.

Só que inventei de colocar duas torneiras no mesmo cooler, então comprei 2 serpentinas de 5/16 e 15m cada.
Qdo fui testar, só saía espuma, tentei alterar um pouco a pressão, mas continuava só saindo espuma. Pra não ficar perdendo cerveja, voltei com a serpentina de 3/8.

Como já vi várias pessoas usando serpentina de 1/4, q é ainda mais fina q 5/16, qual seria a pressão para trabalhar com essa serpentina?

Obrigado!!
Com a serpentina mais fina você vai ter mais resistência, então vai ter que usar uma pressão maior de serviço.

Geralmente o pessoal acha que tem que diminuir a pressão e acaba saindo mais espuma. Não sei se é o teu caso, mas se estiver diminuindo faça o inverso.

Pra saber a pressão idéal tem que fazer as contas, levando em consideração a grossura da serpentina, o comprimento e a distância de altura pro barril.

Tô no celular, mas vou ver se acho alguma calculadora online.
 
Com a serpentina mais fina você vai ter mais resistência, então vai ter que usar uma pressão maior de serviço.

Geralmente o pessoal acha que tem que diminuir a pressão e acaba saindo mais espuma. Não sei se é o teu caso, mas se estiver diminuindo faça o inverso.

Pra saber a pressão idéal tem que fazer as contas, levando em consideração a grossura da serpentina, o comprimento e a distância de altura pro barril.

Tô no celular, mas vou ver se acho alguma calculadora online.

Valeu pela resposta, @matozo.

Depois vou remontar o esquema e fazer novos testes. :rockin::mug:
 
Valeu pela resposta, @matozo.

Depois vou remontar o esquema e fazer novos testes. :rockin::mug:
Eu sei que estou ressuscitando o tópico depois de muitos anos, mas conseguiu algum resultado positivo?
Vou montar uma chopeira a gelo e penso em usar serpentina de 5/16 justamente pra aumentar a resistência, já que vou utilizar torneira sem controle de fluxo (nukatap).
15m de serpentina é o suficiente pra servir gelado?
 
Back
Top