Chiller - melhor imersão ou passar a cerveja por dentro?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Joined
Nov 20, 2013
Messages
439
Reaction score
74
Boa noite pessoal, sou bem iniciante (5 brassagens, 2 contaminadas) e fiz recente um chiller (serpentina de alumínio) e fiquei na dúvida, é melhor eu usá-lo imerso no mosto quente e passar água por dentro dele para resfriar o mosto antes da fermentação ou é mais seguro eu fazer o mosto passar por dentro da serpentina e essa ficar imersa em gelo?

Deixando ele imerso no mosto, já usei e funciona, mas eu acabo deixando a panela aberta um certo tempo e tenho medo de contaminação.

Se for passar o mosto por dentro do chiller qual melhor maneira de limpar e sanitizar?

Ps. Meu chiller foi feito com 6 metros e o meu volume em cada brassagem é de 5 litros
 
Sinceramente ? eu faria banho maria dentro de uma bacia com gelo (trocando a água sempre que ela esquentar)... Se vc faz apenas 5 litros deve ser MUITO fácil e rápido resfriar!

Evitar o uso do chiller seria minimizar um risco de contaminação o que pode ser uma boa principalmente para você que teve problemas com isso antes...

abçs
 
Sinceramente ? eu faria banho maria dentro de uma bacia com gelo (trocando a água sempre que ela esquentar)... Se vc faz apenas 5 litros deve ser MUITO fácil e rápido resfriar!

Evitar o uso do chiller seria minimizar um risco de contaminação o que pode ser uma boa principalmente para você que teve problemas com isso antes...

abçs

Não sei se o que eu faço é o mais correto, ou o melhor. Meus caldeirões são barris cortados e faço levas de 30 litros. Antes eu resfriava com o chiller de imersão. Demorava uns 30 minutos, gastava muita água, e não chegava na temperatura que eu queria. Isso pq eu ainda resfriava a água antes de passar ela pelo chiller. Dps resolvi resfriar em banho maria de água com gelo. Consigo chegar a ºC em 15 minutos. Eu uso 4 barras de 7 kilos de gelo. Vai na fé e faz o banho maria como o bode sugeriu.

Valeu!

Tiago.
 
oi..eu também já fiz várias brasagens de 5 litros.
tenho um chiller de 5 litros e ponho ele imerso na panela tampada e resfria em 15 a 20 minutos, sem problemas de contaminação.
também já fiz com o chiller e com banho de gelo, mas não senti muita diferença no tempo de resfriamento.
assim, continuo usando só o chiller, mas sempre por imersão.
prefiro não passar a cerveja por dentro do tubo, pois pode ter alguma contaminação dentro que eu não tenha conseguido limpar;
inté
 
Então Bode, eu já fazia assim como você sugeriu mas eu acabava gastando muito gelo e demorava muito, pra mais de meia hora.

Com o chiller além de não gastar tanto gelo eu reduzi esse tempo pra coisa de 10 minutos.

Eu tinha essa preocupação de não conseguir sanitizar bem por dentro então vou continuar fazendo assim por imersão mesmo.

Ainda no assunto de sanitização, como vocês fazem para sanitizar antes de colocar na fervura? Deixam imerso em algum sanitizante? Colocam ele junto no final da fervura? Qual que é o melhor esquema?

Abraços!
 
Eu certamente usaria como imersão. Pra esse volume o resfriamento é absurdamente rápido, e com imersão a chance de contaminação é quase zero (assumindo limpeza e sanitização do chiller, que né muito fácil).

Abraço!
 
Eu lavo o chiller com água e sabão e bucha, depois passo álcool e mergulho na fervura nos últimos 15 minutos.
Abraço;
 
Eu vinha resfriando as levas de 20 L com chiller de imersão/banho maria. Tinha uma isopor grande onde colocava 2 sacos de gelo + água por onde passava uns 3m de mangueira que se conectavam a minha serpentina que era mergulhada no mosto. E o recipiente do mosto ficava num banho maria com mais 3-4 sacos de gelo. Funcionava bem, mas fazia uma sujeirada entre vazamento do isopor, conexões das mangueiras etc.

Fazia a limpeza e sanitização com kalyclean, água e esponja. Seguido por ácido paracético borrifado.

Na última brassagem, compramos e usamos um chiller de contra-fluxo(já pensando em aumentar as próximas brassagens pra 100L). Agora temos que ver qual a melhor maneira de limpá-lo!
 
Bom Dia Senhores,

Sou novo no fórum e no hobby de cervejas artesanais, estou pesquisando qual a melhor opção de material para fazer o chiller, muito se fala em utilizar o cobre, que permite uma rápida troca calor, porem comentam sobre a formação do zinabre, que é prejudicial, mas também se for bem limpo e sanitizado, não há problema nenhum em usar. Estou pensando em fazer o chiller de alumínio 3/8, que tem uma menor eficiência na troca de calor, porém é praticamente zero o risco de causar problemas. Estou correto?

Pesquise bastante sobre essas duas opções, porem não consegui chegar a uma conclusão. Vocês podem me auxiliar por gentileza?

Pensei também em utilizar dois chiller de alumínio 3/8, conforme o anexo

Obrigado Abraços
Fabio
 

Attachments

  • 2 chiller.jpg
    2 chiller.jpg
    20.5 KB · Views: 746
Diagrama semelhante ao meu.

Sendo o primeiro chiller de alumínio e o segundo de cobre
que vai para imersão,

Eduardo
 
Bom Dia Senhores,

Sou novo no fórum e no hobby de cervejas artesanais, estou pesquisando qual a melhor opção de material para fazer o chiller, muito se fala em utilizar o cobre, que permite uma rápida troca calor, porem comentam sobre a formação do zinabre, que é prejudicial, mas também se for bem limpo e sanitizado, não há problema nenhum em usar. Estou pensando em fazer o chiller de alumínio 3/8, que tem uma menor eficiência na troca de calor, porém é praticamente zero o risco de causar problemas. Estou correto?

Pesquise bastante sobre essas duas opções, porem não consegui chegar a uma conclusão. Vocês podem me auxiliar por gentileza?

Pensei também em utilizar dois chiller de alumínio 3/8, conforme o anexo

Obrigado Abraços
Fabio

Quando fui montar meu equipamento, tive essa mesma dúvida, e acabei acatando algo que o Guenther falou na época:

"Usar 15m de tubo 1/2 polegada está excelente. Eu já utilizei 15m pra 50 litros com excelentes resultados. Não use 3/8, pois é menos eficiente. A água acaba trocando calor muito rápido, e a fina bitola acaba desacelerando o fluxo, tornando o chiller menos "potente" por assim dizer. 1/2 polegada é a bitola ideal.

Quanto ao pré-chiller, cara, muita gente faz isso.... mas eu sinceramente não vejo motivo, nem gosto da ideia. Eu acho muita mão de obra, pra pouca vantagem."

No fim, fiz 15m de 1/2" de alumínio (se não me engano, era mais barato que o cobre 3/8"), sem pré-chiller e, pensando bem hoje, daria até para ter alguns metros a menos.

Faço somente 20L, mas o resfriamento é muito rápido, coisa de uns 10 minutos, sem whirlpool.
 
Bom Dia Senhores,

Sou novo no fórum e no hobby de cervejas artesanais, estou pesquisando qual a melhor opção de material para fazer o chiller, muito se fala em utilizar o cobre, que permite uma rápida troca calor, porem comentam sobre a formação do zinabre, que é prejudicial, mas também se for bem limpo e sanitizado, não há problema nenhum em usar. Estou pensando em fazer o chiller de alumínio 3/8, que tem uma menor eficiência na troca de calor, porém é praticamente zero o risco de causar problemas. Estou correto?

Pesquise bastante sobre essas duas opções, porem não consegui chegar a uma conclusão. Vocês podem me auxiliar por gentileza?

Pensei também em utilizar dois chiller de alumínio 3/8, conforme o anexo

Obrigado Abraços
Fabio

Eu imagino o seguinte:
Seria possível usar um balde com gelo e ficar tirando a água do balde com uma bomba de recirculação, depois devolvendo a água pro próprio balde enquanto ela ainda está mais fria que o mosto. Assim, mediria a temperatura da água de descarte e quando esta ficasse alta eu passaria para outro balde de gelo ou para a água corrente. A água do balde serviria para uso geral.

Mas como eu não uso chiller, não sei se na prática a água já sai muito quente (e se sair a teoria vai por água abaixo haha).

Mas se o chiller for de material com menor condutividade e/ou menor comprimento, pode ser uma melhor essa opção, já que uma coisa compensa a outra. O ideal é que a água entre fria e saia na temperatura do mosto, o que pode ser conseguido também com o maior comprimento.

Vê o esquema anexo! Eu fiz um cálculo considerando que o mosto é água pura, ou seja, calor específico igual o da água.

Eu fiz o cálculo para o banho maria e na verdade eu precisei de menos gelo que o previsto.

Independente disso, um chiller de alumínio maior que um de cobre deve compensar o problema da troca de calor...
 

Attachments

  • Chiller.jpg
    Chiller.jpg
    45 KB · Views: 382
Quando fui montar meu equipamento, tive essa mesma dúvida, e acabei acatando algo que o Guenther falou na época:

"Usar 15m de tubo 1/2 polegada está excelente. Eu já utilizei 15m pra 50 litros com excelentes resultados. Não use 3/8, pois é menos eficiente. A água acaba trocando calor muito rápido, e a fina bitola acaba desacelerando o fluxo, tornando o chiller menos "potente" por assim dizer. 1/2 polegada é a bitola ideal.

Quanto ao pré-chiller, cara, muita gente faz isso.... mas eu sinceramente não vejo motivo, nem gosto da ideia. Eu acho muita mão de obra, pra pouca vantagem."

No fim, fiz 15m de 1/2" de alumínio (se não me engano, era mais barato que o cobre 3/8"), sem pré-chiller e, pensando bem hoje, daria até para ter alguns metros a menos.

Faço somente 20L, mas o resfriamento é muito rápido, coisa de uns 10 minutos, sem whirlpool.


Boa Tarde Renato, obrigado pelo retorno, já li vários comentários seus aqui no fórum que me ajudaram em outros tema. A princípio estava pensando em 3/8 pois é o tamanho que todos comentam, mas achei interessante essa sua observação em fazer com 1/2.

Estou com ideia de fazer o chiller em casa, encontrei essa mola (link http://www.cairofrio.com.br/p/567%2D323/Mola+Gitta+GT-102-08+p%2Fcurvar+tubo+de+1%2F2 ) que ajuda a curvar tubos, é possível curvar tudo de alumínio 1/2?

Alguém tem outra ideia.

Ps. A Panela que irei comprar é de 40Litros

Obrigado
Abraços
 
Eu imagino o seguinte:
Seria possível usar um balde com gelo e ficar tirando a água do balde com uma bomba de recirculação, depois devolvendo a água pro próprio balde enquanto ela ainda está mais fria que o mosto. Assim, mediria a temperatura da água de descarte e quando esta ficasse alta eu passaria para outro balde de gelo ou para a água corrente. A água do balde serviria para uso geral.

Mas como eu não uso chiller, não sei se na prática a água já sai muito quente (e se sair a teoria vai por água abaixo haha).

Mas se o chiller for de material com menor condutividade e/ou menor comprimento, pode ser uma melhor essa opção, já que uma coisa compensa a outra. O ideal é que a água entre fria e saia na temperatura do mosto, o que pode ser conseguido também com o maior comprimento.

Vê o esquema anexo! Eu fiz um cálculo considerando que o mosto é água pura, ou seja, calor específico igual o da água.

Eu fiz o cálculo para o banho maria e na verdade eu precisei de menos gelo que o previsto.

Independente disso, um chiller de alumínio maior que um de cobre deve compensar o problema da troca de calor...



GiulSantos

Obrigado por compartilhar o seu esquema, a princípio irei utilizar apenas um chiller, que pretendo fazer em alumínio, pois não tem aquele problema do cobre de zinabre.

No futuro, com a pratica, irei avaliar a necessidade do segundo chiller.

Obrigado
Abraços
 
Eu curvei o meu sem mola, moldando sobre um galão de 20L, deu um trabalhão e ficou bem torto, mas funciona. :)
 

Attachments

  • chiller.png
    chiller.png
    222.1 KB · Views: 394
Pesquisei em outras fontes mas não encontrei a resposta que eu queria. Alguém já fez a conta ou usa bomba de circulação pra mandar a água pro chiller?

Estou querendo fazer isso pra evitar ficar gastando água a toa. Pensei em colocar uma bomba na piscina pra mandar a água pro chiller.

Qual seria a altura de coluna d'água necessária que a bomba precisaria ter pra mandar a água por 3m de mangueira + 10m de serpentina de cobre, ambos de 1/2"?

Vou continuar minhas buscas aqui, se encontrar um resultado, posto aqui
 
Pesquisei em outras fontes mas não encontrei a resposta que eu queria. Alguém já fez a conta ou usa bomba de circulação pra mandar a água pro chiller?

Estou querendo fazer isso pra evitar ficar gastando água a toa. Pensei em colocar uma bomba na piscina pra mandar a água pro chiller.

Qual seria a altura de coluna d'água necessária que a bomba precisaria ter pra mandar a água por 3m de mangueira + 10m de serpentina de cobre, ambos de 1/2"?

Vou continuar minhas buscas aqui, se encontrar um resultado, posto aqui

Esse é o meu esquema.
Jogo uma bomba de imersão na piscina, circula pela serpentina e volta pra piscina.
É show!
 
Hummmmmm
É uma bomba beeeeeemmmm mais potente (e mais cara) do que a que tenho aqui disponível.
Vou tentar testar com a minha bombinha aqui mas acho que não vai dar certo.

Triste é que eu fico muito na nóia de gastar uma infinidade de água pra resfriar o mosto...fora quando não falta. Sabadão, a galera lavando o carro, sempre dá pau na rede....

Tenho sempre aproveitado pra ir enchendo baldes pra depois usar pra lavar o equipamento e sujeira que eu faço na casa da sogra mais ainda asism...aquela piscina ali com milhares de litros disponíveis e eu gastanto agua a toa....
 
Luiz,
Foi exatamente por isso que comprei está bomba em Novembro passado.
Já tive problemas da água acabar no meio de uma brassagem.
Depois disso e não sendo muito favorável ao no-chill método, comprei essa bomba.
Uma maravilha, resfria rapidinho. Valeu muito a pena.
Água ainda é barato mas acho que em menos de 5 anos a economia de água paga essa bomba.
Manda ver!
 
Tem no mercado bombas centrifugas por menos de R$150,00, é só usar valvula para fundo de posso no cano que fica dentro da piscina, na hora de usar é só colocar a água dentro da bomba e ligar assim ela vai mandar a água para o chiller.
 
eu faço cerveja na garagem e estou fazendo um esquema com uma caixa para armazenar agua da chuva que sai da calha e vou usar chiller de imersão então posso usar agua da chuva, vou colocar uma caixa em um lugar que não pega sol, usarei uma caixa de 1000 litros, e vou deixar a gravidade fazer seu trabalho.
 
Diagrama semelhante ao meu.

Sendo o primeiro chiller de alumínio e o segundo de cobre
que vai para imersão,

Eduardo

Acredito que, o ideal seria tu usares o chiller de cobre para perder calor no gelo e o chiller de aluminio para resfriar a cerveja. A troca de calor nao sofrerá mudanças significativas (na verdade nao vai mudar em nada) e o aluminio nao tera o problema de "zimbro"
 
Eu to com essa mesma dúvida, sobre como fazer. Não queria usar o chiller de imersão, por não querer gastar água. Então pensei em usar um chiller de aluminio imerso em um balde com gelo e fazer a cerveja passar por dentro do chiller. Dizem que é dificil limpar, que pode ficar resíduo, etc.
Eu mando pro fermentador 9L, então acho que um chiller de 7,5m imerso em água+gelo, daria resultado. Ou não??
Um chiler de contrafluxo não é exatamente o mesmo cano de alumínio, com uma mangueira de água por fora??
 
Resfrio 20 Litros em 18 minutos. Chiller de Imersão, passo água corrente e já vou coletando esta água que no inicio sai bem quente para lavar as tralhas.
Quando chega a 40 graus inverto para uma bomba que recircula num recipiente de 20 litros com água e gelo, assim a temperatura continua caindo rápido até os 25 graus.
Evito ao máximo ter que limpar coisas como chiller de contrafluxo.
 
Back
Top