Chiller Furado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NeoRamza

Well-Known Member
Joined
Mar 9, 2016
Messages
144
Reaction score
39
Pessoal. eu uso um chiller daqueles comuns de alumínio em formato de serpentina pra resfriar o mosto. Fiz uma brassagem no final de semana passada e hoje quando olhei pra prateleira vi uma poça de água embaixo do chiller. Aí fui procurar onde estava vazando e vi um micro-furo por onde gotejava bem de vagar. Não era na junção da mangueira não, era no próprio alumínio, bem no meio. Então eu liguei a mangueira e um jato extremamente fino saiu do buraco. Agora pergunto:

- Se esse furo já estava ali quando fiz a brassagem tenho grandes chances de ter contaminado né? Ou não?
- Esse tipo de problema é comum nesses tipos de chillers ou eu dei azar?
- Tem como arrumar ou só comprando outro chiller mesmo?
 
- Se esse furo já estava ali quando fiz a brassagem tenho grandes chances de ter contaminado né? Ou não?

Sem dúvida que sim.


- Esse tipo de problema é comum nesses tipos de chillers ou eu dei azar?

É a primeira vez que vejo um relato destes.


- Tem como arrumar ou só comprando outro chiller mesmo?

Eu compraria outro, por dois motivos:

- Dificuldade de arrumar um material vedante inerte, que não passasse nenhuma substância para o mosto, aina mais que vai estar fervendo.

- Risco x Benefício. Vai que o tubo está todo com problemas de fabricação, e você conserta um lugar e depois fura em outro.
 
Vc poderia procurar uma mangueira atóxica de diâmetro um pouco maior que o tubo e com uma ou duas presilhas de inox , tapar o furo, porém se o furo foi por corrosão interna , daqui a um tempo q vai ter tanto remendo que é melhor conseguir outro para não correr o risco de Contaminar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Sem dúvida que sim.

Bem, então deve ter furado depois, pois aparentemente a cerveja está ok.

É a primeira vez que vejo um relato destes.

Então o fabricante do meu deve ser horrível, porque não foi a primeira vez. Eu tenho dois, pois uso um como pre-chiller, e este eu já havia notado um furo da mesma maneira antes. Eu só não dei muita bola porque era só no pré.

Eu guardei os chillers sem tirar a água de dentro, será que foi isso? Porém se foi isso acho estranho não ter acontecido com mais ninguém pois muita gente deve fazer isso.


Vc poderia procurar uma mangueira atóxica de diâmetro um pouco maior que o tubo e com uma ou duas presilhas de inox , tapar o furo, porém se o furo foi por corrosão interna , daqui a um tempo q vai ter tanto remendo que é melhor conseguir outro para não correr o risco de Contaminar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa idéia, na pior da hipóteses vou fazer isso.
 
Bem, então deve ter furado depois, pois aparentemente a cerveja está ok.

Tomara que não tenha contaminado!

Na verdade acho que o meu "sem dúvida" foi precipitado. Pode ser que não tenha dado nada.



Eu guardei os chillers sem tirar a água de dentro, será que foi isso? Porém se foi isso acho estranho não ter acontecido com mais ninguém pois muita gente deve fazer isso.

Pode ser isso sim. A corrosão de um metal imerso na água é bem diferente da corrosão que ocorre ao ar livre. Tem um tipo de corrosão, "pitiforme" que forma mesmo um buraco na peça.
 
Vc poderia procurar uma mangueira atóxica de diâmetro um pouco maior que o tubo e com uma ou duas presilhas de inox , tapar o furo, porém se o furo foi por corrosão interna , daqui a um tempo q vai ter tanto remendo que é melhor conseguir outro para não correr o risco de Contaminar


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Resolvi seguir a sua dica e fiz um remendo. Resolvi testar bem antes de usa-lo em uma brassagem, e deixei passando água um tempo pra ver como tinha ficado. O remendo segurou muito bem, mas depois de 20 minutos apareceu um novo furo em outro lugar. Sem condições de usar um chiller asssim. :mad:

Então resolvi comprar um chiller de inox. A qualidade é outro nível, quem tem sabe. Recomendo muito. É melhor pagar mais caro de uma vez pois no final das contas sai mais barato. Se eu tivesse perdido o lote, o valor dele somado ao valor do chiller perdido já daria o valor do chiller de inox. No meu caso ainda comprei com as saída e entrada e rosca, o que facilita demais e ainda reduz o risco de vazamento. Deixo aqui meu relato pois quem sabe acaba ajudando alguém.
 
Back
Top