Chiller de contra-fluxo. Alumínio ou Inox?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pudi

Member
Joined
Oct 14, 2014
Messages
13
Reaction score
2
Boa tarde.

Pretendo melhorar meu sistema de resfriamento no ano que vem e gostaria da opinião dos amigos aqui.

Faço levas de 20 litros e uso um chiller de imersão que me atende bem no quesito resfriamento. O que não gosto nele é que sempre acabo destruindo o cone e levando muito trub junto para o fermentador - minha panela é para uma capacidade maior e o chiller acaba não ficando reto dentro dela.

Pretendo comprar um chiller de contra fluxo, usando o meu atual como pré-chiller dentro de uma panela com gelo, e minha principal dúvida é quanto ao material dele.

Existe este da cerveja da casa, feito em alumínio com 5 metros.

E este outro da brewmetal, feito em inox com 6 metros.

Além destes poderia fazer o meu DIY.

Minhas dúvidas:
a) Quais vantagens reais eu teria usando um chiller de inox?
b) A forma de limpeza e sanitização é a mesma para ambos?
c) Compensa pagar esta diferença de preço no de inox?

Se puderem comentar e me ajudar eu agradeço!
Um abraço,
Pudi
 
o principal problema do alumínio é limpeza, que é o principal problema de qualquer chiller de contra fluxo.

Inox tu podes usar soda, alumínio não, o que torna difícil limpar ele bem, por isso que eu não recomendo alumínio.

Eu mandei fazer o meu nas chopeiras Eltz, eles fazem do tamanho que tu precisa, sai bem mais barato que esse da Brewmetal, pode mandar fazer tudo ou tu mesmo colocar as conexões que tu quiser nas pontas.
 
o principal problema do alumínio é limpeza, que é o principal problema de qualquer chiller de contra fluxo.

Inox tu podes usar soda, alumínio não, o que torna difícil limpar ele bem, por isso que eu não recomendo alumínio.

Eu mandei fazer o meu nas chopeiras Eltz, eles fazem do tamanho que tu precisa, sai bem mais barato que esse da Brewmetal, pode mandar fazer tudo ou tu mesmo colocar as conexões que tu quiser nas pontas.

Tenho um de cobre, não tive problemas com limpeza, apenas circulo uma água fervendo ao final do uso antes de guardar até a próxima brassagem. E qdo vou usar novamente dou uma circulada novamente com água fervendo e um sanitizante tipo iodofor .

abs
 
Eu comprei um que é de inox, comprei no ML (de Maringá - PR) e o cara faz do comprimento que vc quiser, no meu caso, 15 metros.

Acho que, se é pra investir, parte logo pro inox...
 
Eu mesmo fiz o meu com tubo de cobre. Para limpá-lo recirculo ácido peracético.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Tenho um de cobre, não tive problemas com limpeza, apenas circulo uma água fervendo ao final do uso antes de guardar até a próxima brassagem. E qdo vou usar novamente dou uma circulada novamente com água fervendo e um sanitizante tipo iodofor .

abs


Tu tens o cuidade de passar água fervendo toda vez, que é bom realmente fazer, mas é um trabalho a mais e que as vezes é muito trabalho a mais, no meu sistema single vessel me daria muito tempo a mais de trabalho. Isso também não garante 100% pra sempre, se um dia contaminar a leva a culpa vai pro chiller, e não tem muita opção, se tentar limpar e contaminar de novo vai acabar tocando ele fora.
 
Eu mesmo fiz o meu com tubo de cobre. Para limpá-lo recirculo ácido peracético.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Acido peracético não é indicado para cobre pois é muito corrosivo, além disso, ele é sanitizante e não desincrustante como soda, não serve para limpeza pesada.
 
Tu tens o cuidade de passar água fervendo toda vez, que é bom realmente fazer, mas é um trabalho a mais e que as vezes é muito trabalho a mais, no meu sistema single vessel me daria muito tempo a mais de trabalho. Isso também não garante 100% pra sempre, se um dia contaminar a leva a culpa vai pro chiller, e não tem muita opção, se tentar limpar e contaminar de novo vai acabar tocando ele fora.

Não acho muito trabalho, apenas qdo termino de transferir o mosto pro fermentador, já coloco um pouco de água na panela para ferver e recircular, demora coisa de 10 a 15minutos no máximo.
 
Acido peracético não é indicado para cobre pois é muito corrosivo, além disso, ele é sanitizante e não desincrustante como soda, não serve para limpeza pesada.



Sim, ele é corrosivo ao cobre, mas não significa que não pode ser usado. Estou fazendo um teste para verificar qual o dano que o PAC causa em um tubo de cobre para verificar como ele se comporta na prática. Eu faço a limpeza (injeto água sob pressão) do chiller imediatamente após o uso e isso garante que não há nada incrustado em seu interior. Antes de usá-lo novamente, eu recirculo a solução de peracético em seu interior por uns 15 a 30 min. Até agora não notei nada diferente no chiller.... Vou observar o experimento e vou postando as atualizações aqui.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top