Chiller contra fluxo: 1 de 15m ou 2 de 7,5m ???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bruno12345

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
268
Reaction score
132
Estou afim de fazer um chiller de contra fluxo (desses diy que ensinam a fazer no youtube), mas surgiu uma ideia na minha cabeça que, talvez, melhore a eficiência desse equipamento. Inicialmente eu tinha pensado em fazer 1 chiller com 15 metros com tubo de aluminio de 3/8 para passagem do mosto dentro de uma mangueira de 3/4 para passagem da água. Entretanto, pensei que dividi-lo em 2 chillers de 7,5m e ligá-los em linha para a passagem do mosto e, independente para passagem da água, o que acho que talvez possa proporcionar um resfriamento mais rapido. Alguem aqui já tentou fazer isso? Se já tentou… funcionou?
 
Olá, boa noite.
Na minha humilde opinião se você for fazer 2, o mais legal seria então um de contrafluxo e um pré chiller (no gelo), que acredito que você conseguiria esfriar o mosto até a temperatura de inoculação tranquilo ( +/- 15º), dois iguais de contrafluxo acho besteira. Ou faz um de 15, ou um de contrafluxo de 7,5 e um de imersão de 7,5 (para gelo), talvez com o custo, compensaria até um chiller de placas.

Para saber se dois menores seriam mais eficientes que um maior, precisariamos calcular em função do fluxo, da área de troca térmica, espessura e tipo do material, da temperatura do mosto e da agua que você utilizaria para resfriar. São muitas variáveis, daria uma equação diferencial considerável. Talvez algum colega no fórum conheça alguma fórmula mais empírica.
 
Eu ja tenho o pre chiller pronto [desculpe, não mencionei isso, seria o meu antigo chiller de imersao que é de 5/8 7,5m]. O lance seria: agua sai da torneira, passa pelo pre chiller, sai em uma mangueira até chegar em um "T" que distribui a agua gelada para os 2 chillers... isso falando da agua de resfriamento. Falando do mosto, ele passa pelo primeiro chiller e segue direto para o segundo, em linha.
 
Só lembrando de primeiro passar pelo chiller de contra fluxo, depois vc passa pelo chiller resfriado.
A eficiência aumenta mto.
 
Só lembrando de primeiro passar pelo chiller de contra fluxo, depois vc passa pelo chiller resfriado.
A eficiência aumenta mto.

A minha ideia seria passar o mosto pelos 2 chillers de contra fluxo de 7,5m. O pre chiller seria para resfriar a água que passará pelos chillers, pois aqui no Rio de Janeiro a água da torneira dificilmente sai a menos de 25ºC. A água sairia da torneira, passaria pelo pre chiller (que estará submerso em um balde com água e gelo), depois chegaria em um "T" onde seria dividida para os 2 chillers de contra fluxo. Quando o mosto passasse pelo primeiro chiller ja resfriaria bastante, passando para o segundo chiller, o mosto receberia novamente a agua gelada, o que no meu pensamento aqui, seria mais eficiente do que a agua gelada passar uma unica vez por um chiller de 15m. Posso estar errado, não sei... quero opiniões mesmo.
Eu poderia também passar o mosto por um chiller de contra fluxo de 7,5m e, na sequencia esse mosto passar por um chiller imerso em gelo, mas ai ia ter que por mais mangueira entre os chillers e nao sei se a bomba que tenho daria conta. No caso dos 2 chillers q to pensando, um ficaria em cima do outro e a ligação entre ambos para passagem do mosto se resumiria a 10cm de mangueira no máximo.
 

Latest posts

Back
Top