Check para primeira Brassagem - Weissbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cassiopedrosa

Active Member
Joined
Dec 4, 2015
Messages
26
Reaction score
1
Caros amigos cervejeiros.

Sou novo no fórum, mas apesar do pouco tempo consegui ler vários tópicos e hoje tenho confiança para iniciar uma produção. Entretanto quero me cercar ao máximo de informações para evitar possíveis erros, gostaria então de postar aqui os passos que pretendo seguir na primeira brassagem e queria muito uma ponderação de todos.

No último sábado comprei os equipamentos que preciso para fazer minha primeira leva pelo método BIAB, não comprei kit de equipamentos, montei de acordo com o que avaliei ser mais viável. Tenho um caldeirão Nº30 de 18,3L, balde alimentício 12L com torneira e airlock caseiro que fiz, termômetro, densímetro, colher atóxica, moedor, balança, arrolhador. Esses

1ª Brassagem

Moagem do malte


Ao comprar os equipamentos comprei junto malte para duas brassagens, pedi ao vendedor que eu não havia criado uma receita especifica e pedi a ele que separasse uma receita de uma Weiss para 10L e ele acabou misturando os maltes, de forma que não sei a proporção usada, o que sei é que tenho dois pacotes 2,2 Kg de malte que vou moer no moedor Guzzo.

Mostura

Após moagem do malte e já com a bag dentro da panela pretendo colocar o volume de agua total da panela, deixando espaço apenas para o malte com certa folga. Em seguida elevo a temperatura a 64ºc e adiciono o malte, mexo por uns 20 minutos e elevo a temperatura a 70ºc mantendo essa temperatura por pelo menos uma hora até começar a fazer o teste do iodo. Assim que esse sinalizar o fim do processo de mostura retiro o saco com os grãos e inicio a próxima fase.
OBS.: Como vou utilizar o método BIAB não irei fazer lavagem, filtragem e clarificação.

Fervura

Após retirar o saco com os grãos e deixar escorrer um pouco elevo a temperatura para dar inicio à fervura e deixo ferver sem a tampa por 60 minutos, logo no inicio da fervura adiciono o lúpulo H. Perle (está em um pacote lacrado). Ao fim da fervura pretendo fazer Wirpool.


Resfriamento


Após o processo de fervura pretendo pegar a panela e leva-la imediatamente a uma bacia cheia de gelo para fazer o resfriamento, sempre acompanhando a temperatura e a eficiência do gelo. Após o resfriamento pretendo medir a densidade do mosto. Mas tenho uma dúvida nesse ponto, possuo uma proveta de 250 ML, como faço para coletar o mosto tomando cuidado com a sanitização?

Trasfega para o balde fermentador

Após resfriar o liquido pretendo transferi-lo para o fermentador "derramando" da panela para ele a fim de aerar o mosto, tomando cuidado para não transferir o trub para o fermentador.

Inoculação do fermento

O fermento usado nessa receita é o Bavarian Wheat Mangrove Jack – M20 com validade até 2017. O sache de fermento liofilizado é capaz de fermentar até 23 litros de mosto, provavelmente levarei menos de 10L para o fermentador. Pelo que li não é vantajoso dividir o fermento para usa-lo em outra leva devido a inviabilidade do mesmo.
Sendo assim pretendo inocular o sache todo sem ativar, tomando cuidado com uma distribuição homogênea sobre o mosto.

Fermentação

Após inocular o fermento vou deixar fermentar por 7 dias, não tenho como controlar a temperatura de fermentação a não ser colocando o fermentador em uma caixa térmica com garrafas pets com gelo, mesmo assim temo a variabilidade da temperatura na caixa, não sei se ocorre. O que é melhor, fermentar a temperatura ambiente de belo horizonte ou deixar dentro da caixa térmica com pets com gelo trocados todos os dias a noite?

Maturação

Não tenho geladeira especifica, portanto vou usar a geladeira que tenho em casa mesmo, nela já medi a temperatura de acordo com o nível de funcionamento, pretendo deixar a + ou - 5ºc por 5 dias. Após esse período pretendo checar a densidade para ver se está próxima do desejado 1,014.

Envase

Após maturação pretendo fazer o priming com açúcar refinado normal que vem em saches pequenos usando a regra de 6g por litro. Após o envase pretendo deixar as garrafas na geladeira a + ou - 2ºc por uns 5 dias.

Sanitização

Pretendo fazer toda a sanitização usando álcool 70, quanto as garrafas gostaria de uma dica para sanitiza-las de forma pratica e eficiente. Pretendo usar garrafas de cervejas que temei ao longo dos últimos dois messes.

Desculpem pelo texto longo, espero que possam me ajudar, fiquem a vontade para intervir em qualquer uma das etapas.
 
Cara, duas coisas:

1° A densidade final você deve medir ao final da fermentação, para saber se já terminou, e não depois da maturação...após esses 7 dias meça a densidade durante 2 ou 3 dias, caso ela tenha estabilizado...terminou a fermentação, daí sim você pode ir para uma fermentação secundária, ou baixar a temperatura para depois envasar;

2° Você disse que após o envase pretende deixar as garrafas na geladeira a + ou - a 2°C por 5 dias...como assim? kkkk Após o envase você deve deixar as garrafas em temperatura ambiente (o ideal é dentro da faixa de temperatura de trabalho da levedura) por pelo menos 15 dias para elas carbonatarem.

Leia esses tópicos fixos do Fórum que vão te ajudar muito: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
 
Cara, duas coisas:

1° A densidade final você deve medir ao final da fermentação, para saber se já terminou, e não depois da maturação...após esses 7 dias meça a densidade durante 2 ou 3 dias, caso ela tenha estabilizado...terminou a fermentação, daí sim você pode ir para uma fermentação secundária, ou baixar a temperatura para depois envasar;

2° Você disse que após o envase pretende deixar as garrafas na geladeira a + ou - a 2°C por 5 dias...como assim? kkkk Após o envase você deve deixar as garrafas em temperatura ambiente (o ideal é dentro da faixa de temperatura de trabalho da levedura) por pelo menos 15 dias para elas carbonatarem.

Leia esses tópicos fixos do Fórum que vão te ajudar muito: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076
coltro, obrigado pelas considerações.

Realmente me equivoquei quanto a medir a densidade após a maturação, obrigado pelo alerta.
Quanto aos tópicos mencionados, eu havia lido, mas dessa vez fiz a leitura com uma visão mais crítica já que tinha o meu processo em mente e realmente muitos pontos postados ali eu resolvi adotar como a fermentação secundária de pelo menos 3 dias.


Quanto a envasar a cerveja e deixa-la a 2ºC, suas gargalhadas são mais que justificadas.hehehe
Conferi o trecho de uma receita que tenho como base e lá diz o seguinte: "Guarde as garrafas de cerveja por 5 a 7 dias (em temperatura ambiente) até formar gás. Depois disso basta colocar as garrafas para gelar e aproveitar."
Certamente eu já ansioso em postar meus minhas dúvidas fiz a confusão, obrigado mais uma vez pelo alerta.

Bom quanto ao restante, alguma observação?

Gostária muito da ajuda do pessoal aqui fórum até sábado, quando pretendo fazer minha primeira brassagem.
 
1 - Para coletar a amostra, simplesmente retire uma porção pela torneira direto na proveta, não há risco de contaminação.

2 - Procure fazer a hidratação do fermento antes de inocula-lo, é simples o procedimento e faz muita diferença.

3 - Se tu tens a condição de controlar com a caixa térmica, faça assim!

4 - Estude bem os tópicos fixos do fórum que terás sucesso.

Boas cervejas!
 
Depois das considerações do Derek, acho que o resto tá legal Cássio, só seja paciente de deixar a cerveja carbonatar fora da geladeira por 15 dias antes de abrir a 1°, sei que é difícil, pra mim também é rsrs, mas de 7 para 15 dias de carbonatação a cerveja muda muito;

E não tem necessidade de mosturar nessas duas faixas de temperatura de 64°C, e 70°C, leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
no item rampa de temperatura o Guenther dá uma boa explicação sobre isso.
 
fala cassio!! também sou iniciante e comecei somente com base nas informações do forum. Minha primeira brassagem também foi uma weiss. Uma coisa que percebi na sua dúvida é sobre o controle de temperatura na fermentação.
Dá uma olhada aqui neste tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Tem bastante coisa legal. Coloquei a minha para fermentar e maturar a uns 17 graus, por 14 dias. Segundo o tópico esta temperatura seria a melhor para fermentar uma weiss. Acho q um isopor com algumas garrafas com gelo seria melhor do que deixar na temperatura ambiente.

Depois de 14 dias coloquei uns 5 dias na geladeira próximo de zero graus e deu uma boa clarificada. Acho que se tivesse deixado mais ficava mais clara ainda!! Depois disso engarrafei para carbonatar e voltei aos 17 graus!

Abc e boa sorte
 
1 - Para coletar a amostra, simplesmente retire uma porção pela torneira direto na proveta, não há risco de contaminação.

Obrigado pela ajuda Derek.
Vou fazer isso, assim que terminar a fervura vou transferir o mosto para o fermentador e assim que o fizer coleto uma amostra pela torneira do fermentador para medir a OG (uma vez que minha panela não tem torneira).


fala cassio!! também sou iniciante e comecei somente com base nas informações do forum. Minha primeira brassagem também foi uma weiss. Uma coisa que percebi na sua dúvida é sobre o controle de temperatura na fermentação.
Dá uma olhada aqui neste tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406404

Tem bastante coisa legal. Coloquei a minha para fermentar e maturar a uns 17 graus, por 14 dias. Segundo o tópico esta temperatura seria a melhor para fermentar uma weiss. Acho q um isopor com algumas garrafas com gelo seria melhor do que deixar na temperatura ambiente.

Depois de 14 dias coloquei uns 5 dias na geladeira próximo de zero graus e deu uma boa clarificada. Acho que se tivesse deixado mais ficava mais clara ainda!! Depois disso engarrafei para carbonatar e voltei aos 17 graus!

Abc e boa sorte

Obrigado pela ajuda Grando, é bom ver as pessoas compartilhando o conhecimento bem fresquinho.
Vou seguir essas dicas e cuidar bem da fermentação.


Depois das considerações do Derek, acho que o resto tá legal Cássio, só seja paciente de deixar a cerveja carbonatar fora da geladeira por 15 dias antes de abrir a 1°, sei que é difícil, pra mim também é rsrs, mas de 7 para 15 dias de carbonatação a cerveja muda muito;

E não tem necessidade de mosturar nessas duas faixas de temperatura de 64°C, e 70°C, leia esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404529
no item rampa de temperatura o Guenther dá uma boa explicação sobre isso.

De fato deve ser difícil segurar a ansiedade, mas serei sim paciente. Até porque quero que o processo saia de acordo e eu tenha uma cerveja semelhante as que estou acostumado a apreciar.
Obrigado pela ajuda mais uma vez.

Bom, vou ler a analisar com bastante calma todos os tópicos mencionados, qualquer dúvida pondero aqui.
 
1 - Para coletar a amostra, simplesmente retire uma porção pela torneira direto na proveta, não há risco de contaminação.

Me desculpem se a pergunta é sem noção,mas como não vi nenhuma referência nos tópicos.

É possível, estando proveta e densímetro bem sanitizados, retornar com a amostra pro fermentador?
 
Me desculpem se a pergunta é sem noção,mas como não vi nenhuma referência nos tópicos.

É possível, estando proveta e densímetro bem sanitizados, retornar com a amostra pro fermentador?

Bom dia, Cassio.
Sou iniciante também, e já li bastante sobre o assunto, e o que conclui foi:
Mesmo tudo muito bem sanitizado não é recomendado retornar essa amostra para o fermentador. É recomendado, para se evitar o desperdício, congelar esse mosto para futura ativação do fermento.
 
Fermentação

Após inocular o fermento vou deixar fermentar por 7 dias, não tenho como controlar a temperatura de fermentação a não ser colocando o fermentador em uma caixa térmica com garrafas pets com gelo, mesmo assim temo a variabilidade da temperatura na caixa, não sei se ocorre. O que é melhor, fermentar a temperatura ambiente de belo horizonte ou deixar dentro da caixa térmica com pets com gelo trocados todos os dias a noite?


Se você já tem a caixa térmica, compre o termostato e faça como eu fazia em 2014 antes do freezer.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242

Fiz muitas Weiss usando esse esquema e sempre tive resultados aceitáveis.

Meus 2 centavos.
 
nao mature sua cerveja após o primming em temperatura ambiente não !!!
voce ira perde-la você é de belo horizone deve está um calor dos diabos media de 30 35 graus ferra a cerveja vc coloca novamente na sua geladeira coloque a temperatura de de 20 a 25 graus vai ficar excelente
lembre-se temperatura ambiente só aguenta cervejas que é feita a pasteurização
 
Cavalheiros agradeço fortemente a todos pela ajuda. Realizei hoje minha primeira brassagem. Abaixo descrevo os detalhes da brassagem:

O processo foi todo muito bem controlado, desde a moagem, adequada dos maltes até as medias de volume, temperatura de mosturação e etc. Contudo, após o final da etapa de fervura cometi dois erros que acredito que são potencialmente capazes de comprometer minha primeira leva

Ao final da fervura levei a panela imediatamente para uma bacia cheia de gelo para fazer o resfriamento, preocupado em fazer o resfriamento o mais rápido possível coloquei um pouco de gelo sobre a tampa e foi aí que cometi meu primeiro erro. Ao remover a tampa com água resultante do gelo derretido acabei deixando cair um pouco dentro da panela, creio que algo em torno de 50 ml no máximo.

Pergunto aos Srs., a chance de contaminação em função da água (filtrada) do gelo que caiu no mosto é grande?

Bom, um pouco abalado após o ocorrido permaneci tentando fazer a manutenção do gelo em volta da panela que apresentava temperatura decrescente, mas de forma bem lenta. Eu estava preocupado com a ativação do fermento e me esqueci um pouco do resfriamento, de forma que nesse ponto cometi o segundo erro. Infelizmente o resfriamento durou incríveis 60 minutos, quando eu me aproximava da panela e checava a temperatura o termômetro marcava 25ºc e isso permaneceu bom um bom tempo, quando decidi homogenizar a mistura percebi a bestera que fazia ao deixar resfriando tanto tempo, o termômetro após alguns segundos marcou imediatamente 15ºc e depois de algum tempo baixou ainda mais.

Pelo que sei a temperatura não deveria estar abaixo de 18ºc, então pergunto aos Srs., o que esse fato pode ocasionar?
Saliento que após a descoberta transferi imediatamente o liquido para o fermentador, medi a densidade que estava em 1044 e inoculei o fermento já ativado.

O fermentador foi colocado em uma caixa de isopor com gelo artificial e um termômetro para check de temperatura, está a + ou - 18ºc e há 3 horas que observo de tempos em tempos e não vi atividade do airlock. Utilizo uma mangueira mergulhada em uma garrafa com água e conectada em uma torneira de filtro. O balde alimentício está com aquele lacre original.

Devo retirar o lacre?

De qualquer forma o balde foi fechado com meus 81Kg apoiados sobre ele severamente.

Estou com muita esperança de que os erros descritos não comprometam a leva. Gostaria muita da ajuda de vocês, se há algo que eu possa fazer.

Obs: Imagem do ambiente de fermentação
 

Attachments

  • IMG_20151217_223915104.jpg
    IMG_20151217_223915104.jpg
    78.2 KB · Views: 55
olha nas minhas primeiras brassagens cometi tantos erros e nunca contaminei, que chego a dizer que o mais difícil em fazer cerveja e contaminar...
e esta mangueira e meio grossa, se tu afundar muito na agua da garrafa vai ter muita pressão e vai ser difícil o co2 sair ja que sua leva nao e muito grande. E também 3 horas ainda e pouco!
 
olha nas minhas primeiras brassagens cometi tantos erros e nunca contaminei, que chego a dizer que o mais difícil em fazer cerveja e contaminar...
e esta mangueira e meio grossa, se tu afundar muito na agua da garrafa vai ter muita pressão e vai ser difícil o co2 sair ja que sua leva nao e muito grande. E também 3 horas ainda e pouco!
hampel, bem animador ler isso.
Quando derramei a água fiquei apreensivo o resto do processo.
Quanto a fermentação, hoje pela manhã, antes de sair pro trabalho, cheguei o isopor, e vi que o airlock permanece sem atividade, mas ao pressionar o centro da tampa saíram bolhas na água. Creio que isso indica que o balde está bem vedado.

Mais tarde quando chegar em cada vou checar se há atividade no airlock.
 
hampel, bem animador ler isso.
Quando derramei a água fiquei apreensivo o resto do processo.
Quanto a fermentação, hoje pela manhã, antes de sair pro trabalho, cheguei o isopor, e vi que o airlock permanece sem atividade, mas ao pressionar o centro da tampa saíram bolhas na água. Creio que isso indica que o balde está bem vedado.

Mais tarde quando chegar em cada vou checar se há atividade no airlock.
hampel, deixei a ponta da mangueira vem na ponta e fiquei observando por alguns instantes. Não ocorreu bem esboço de bolhas saindo pela mangueira.

Como já se passaram 24 horas da inoculação do fermento, acham que devo abrir o fermentador pra conferir se há formação de espuma?

O balde está com o lacre original, vale a pena abrir o fermentador e remover esse lacre?
 
hampel, bem animador ler isso.
Quando derramei a água fiquei apreensivo o resto do processo.
Quanto a fermentação, hoje pela manhã, antes de sair pro trabalho, cheguei o isopor, e vi que o airlock permanece sem atividade, mas ao pressionar o centro da tampa saíram bolhas na água. Creio que isso indica que o balde está bem vedado.

Mais tarde quando chegar em cada vou checar se há atividade no airlock.
hampel, deixei a ponta da mangueira vem na ponta e fiquei observando por alguns instantes. Não ocorreu bem esboço de bolhas saindo pela mangueira.

Como já se passaram 24 horas da inoculação do fermento, acham que devo abrir o fermentador pra conferir se há formação de espuma?

O balde está com o lacre original, vale a pena abrir o fermentador e remover esse lacre?
 
olha ha casos que a cerveja fermenta normalmente e nao sai bolhas pelo airlock! airlock nao e densimetro! tu nao tem como medir se baixou a OG?
 
olha ha casos que a cerveja fermenta normalmente e nao sai bolhas pelo airlock! airlock nao e densimetro! tu nao tem como medir se baixou a OG?
Consigo sim, mas em 24 a densidade baixa tanto a ponto de realmente constatar fermentação?
Acha uma boa média agora?
 
sim as primeiras 48 horas sao as que mais baixam...
Tive uma bela surpresa.
Quando parei pra ler no quarto comecei a ouvir um barulho estranho vindo da caixa de isopor, é o airlock trabalhando. Sai uma bolha bem barulhenta a cada 1min e 10seg mais ou menos.[emoji2]
 
e que a mangueira que voce usou e meio grossa pra quantidade de fermento, deve sair uma bolha grandona a cada minuto mesmo... eu achei que era isso!
 
e que a mangueira que voce usou e meio grossa pra quantidade de fermento, deve sair uma bolha grandona a cada minuto mesmo... eu achei que era isso!
hampel, muito obrigado pelas orientações.
Acabei de conferir e a atividade aumentou bastante, agora sai uma bolha a cada 10 seg.
 
Pessoal, hoje é o 7° dia de fermentação, a cerca de dois dias que não há atividade no airlock, sei que isso não indica término da fermentação.

Durante esses 7 dias a temperatura esteve entre 18 e 23 graus, houve variacao, mas sempre dentro dessa faixa. Como mi há leva é pequena (10L) não quero medir muito a densidade para não perder breja e como a temperatura vários durante a fermentação d considerando os erros já mencionados eu queria adotar a seguinte estratégia:

Deixar fermentando por 13 dias e então no 14° eu meço a densidade. Creio que esses 14 dias são suficientes para fermentação primária e secundaria, o que acham?

Minha dúvida reside no seguinte, qual o problema em deixar "fermentado" por tempo demasiadamente prolongado?
 
Back
Top