Cervejas com IBU fake?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
Faz algum tempo que venho pensando nisso, de que as cervejarias possivelmente colocam nos rótulos um valor maior de IBU do que realmente é... Seria isso marketing?

Digo isso porque já tomei algumas cervejas que dizem ter 60, 70 IBU ou mais e o amargor parece de 40 IBU no máximo. Algumas até fornecem a OG também, e quando faz a relação BU/GU, teoricamente, fica algo bem desequilibrado pro estilo, mas a cerveja está perfeita.

Alguém mais já teve essa percepção? :confused:
 
Poucas cervejarias artesanais medem efetivamente o IBU, ela fazem basicamente pelo valor teórico calculado pelo software. Além disso, o amargor vai decaindo com o tempo e a oxidação da cerveja, como no Brasil temos um clima muito quente, a deterioração costuma ser bem rápida. A oxidação dobra a cada 10ºC a mais, então, em um depósito a 35/40C, a validade de uma cerveja (tempo que ela fica mais ou menos estável) é coisa de uma semana, variando, claro, pelo tipo de cerveja, já a 10ºC esse prazo sobe para meses.
A maioria das cervejas que compramos ficaram algum tempo no depósito da empresa em temperatura ambiente, foram transportadas de caminhão em altas temperaturas e ficaram paradas por semanas, às vezes meses, nas prateleiras dos supermercados, quando chegam na nossa casa já não são nem sombra do que saiu da cervejaria.
 
Poucas cervejarias artesanais medem efetivamente o IBU, ela fazem basicamente pelo valor teórico calculado pelo software. Além disso, o amargor vai decaindo com o tempo e a oxidação da cerveja, como no Brasil temos um clima muito quente, a deterioração costuma ser bem rápida. A oxidação dobra a cada 10ºC a mais, então, em um depósito a 35/40C, a validade de uma cerveja (tempo que ela fica mais ou menos estável) é coisa de uma semana, variando, claro, pelo tipo de cerveja, já a 10ºC esse prazo sobe para meses.
A maioria das cervejas que compramos ficaram algum tempo no depósito da empresa em temperatura ambiente, foram transportadas de caminhão em altas temperaturas e ficaram paradas por semanas, às vezes meses, nas prateleiras dos supermercados, quando chegam na nossa casa já não são nem sombra do que saiu da cervejaria.

Entendo e concordo contigo, o armazenamento das cervejas avacalha com as mesmas!

Mas acredito que não seja só isso. Algumas cervejarias aqui do Sul não pasteurizam e nem vendem em supermercados grandes, apenas em lojas especializadas... e são teoricamente "frescas". E o que se bebe não condiz com aquilo que está no rótulo, na minha percepção.

Não estou criticando negativamente essas cervejarias, muito pelo contrário, sou muito fã das mesmas... Só queria entender mesmo se é algo a ver com marketing ou usam outras técnicas além FWH, adições tardias e tal, pro amargor não ficar tão presente e no rótulo ficar hehehe :D
 
Entendo e concordo contigo, o armazenamento das cervejas avacalha com as mesmas!

Mas acredito que não seja só isso. Algumas cervejarias aqui do Sul não pasteurizam e nem vendem em supermercados grandes, apenas em lojas especializadas... e são teoricamente "frescas". E o que se bebe não condiz com aquilo que está no rótulo, na minha percepção.

Não estou criticando negativamente essas cervejarias, muito pelo contrário, sou muito fã das mesmas... Só queria entender mesmo se é algo a ver com marketing ou usam outras técnicas além FWH, adições tardias e tal, pro amargor não ficar tão presente e no rótulo ficar hehehe :D

Eu também percebo isso..
Quando vou em algum evento onde tem cervejas artesanais eu gosto de experimentar vários estilos e de várias cervejarias diferentes, as que eu mais gosto são APA e IPAs...
No entanto quando eu fiz minhas APAs, ficaram com um amargor forte no final do gole, tipo uma IPA mesmo, e isso tudo aconteceu mesmo eu deixando a razão BU/GU no limite baixo do estilo e o IBU em 35 no beersmith.
Então, comparando as que eu já fiz com a maioria das artesanais que bebi, pode ser que:
1- As cervejas têm um IBU mais baixo para melhor aceitação em geral, mas no rótulo especificam o IBU que seria indicado para o estilo;
2- A estimativa de valores apresentadas pelo software nas minhas receitas estão erradas, como por exemplo, se eu fizer uma APA com IBU 35, geralmente fica igual ou mais amarga que uma IPA de outras cervejarias..
 
Meus 10 centavos de opinião.

Nós é que estamos errando nos cálculos ou mesmo usando errado os softwares.

Defendo o ponto de vista por duas linhas:
1°. Garantimos o volume exato do usado no cálculo? No meu caso sempre dá um pouco menos (ainda estou buscando o setup perfeito)
2°. O mais impactante: nem sempre contamos o tempo parado após a fervura e anterior ao resfriamento no impacto do amargor. Minha última brassagem foi uma NEIPA onde coloquei em 20l de mosto 60g de Cascade (7.5% as) e 60g de equinox (13.6%aa) após desligar a fervura (fervi 60 min sem lúpulo algum).
Fiz o Whirlpool e deixei 15min e resfriei para 75°C e deixei mais 15min antes de esfriar por completo. Isto resultou em aproximadamente 45 IBUs. Se não usar algum parâmetro específico em um sw qualquer uma adição a 0 min daria 0 IBU, tratando como adição de aroma somente. O que acredito é que os 15~20 min que demoramos para baixar de 70~60°C e parar a isomerização dos alfa ácidos acrescentam IBUs que não computamos.

Agora na boa, nem me atenho a isto. Hoje crio a cerveja que gostaria de tomar sem seguir muito fórmulas de terceiros nem muito guias de estilo. Repito grists com fermentos diferentes, mesmo fermento e grists distintos, vario somente o lúpulo e aprendo com o resultado.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Só complementando, tem este vídeo que demonstra meu ponto de vista, por mais que o mesmo não tenha assim um embasamento teórico robusto dá para ter uma boa ideia.
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=xxYs0Z8fmxQ[/ame]
No exemplo simples dá para justificar no mínimo uma diferença de 10 IBUs na consideração do tempo de resfriamento.
 
Mas o Beersmith calcula sim a utilização de lúpulo de acordo com o tempo de whirlpool, tem que configurar no perfil de equipamento.
 
@kurt,
provavelmente sim. isto deve ajustar algo. pelo que vi isto vem sendo ajustado nas últimas versões para trazer o resultado mais próximo da realidade.

Além do que que cada software faz seu cálculo segundo suas regras.

Tenho usado o Brewer´s Friend Tools e ele dá uma pequena variação do resultado final, mas ele não conta com tempo de esfriamento e sim uma opção de "No Chill".
 
Sim, mas somente na última versão.

Exato!
Eu já havia assistido o vídeo do Bronco, que aliás é recente e explica muito bem o que vou dizer abaixo.

Sabendo que os lúpulos contribuem com amargor enquanto a temperatura estiver acima de 80 graus, para quem tem versão mais antiga do beersmith, pode somar ao tempo final o tempo que demora para resfriar até 80 graus, por ex:
1- Sem contar o tempo de resfriamento: Numa adição a 0min na fervura o beersmith diz que dá 0 IBU;
2- Contando com um tempo de 10 min para resfriamento do mosto até 80 graus: Adição em 0min + tempo do resfriamento 10min seria como uma adição a 10min na prática, ou seja, vai aumentar o IBU.

Eu faço assim, quando termino a fervura já faço whirlpool, espero 5min e já coloco o chiller para inicio do resfriamento, então, em torno de 10min após a fervura eu tenho o mosto com 80 graus. Sendo assim, minhas adições a 0min eu configuro no programa como sendo a 10min.
 
Faz algum tempo que venho pensando nisso, de que as cervejarias possivelmente colocam nos rótulos um valor maior de IBU do que realmente é... Seria isso marketing?

Digo isso porque já tomei algumas cervejas que dizem ter 60, 70 IBU ou mais e o amargor parece de 40 IBU no máximo. Algumas até fornecem a OG também, e quando faz a relação BU/GU, teoricamente, fica algo bem desequilibrado pro estilo, mas a cerveja está perfeita.

Alguém mais já teve essa percepção? :confused:
Cervejarias no geral mandam analisar o IBU, então, sim, no geral elas realmente tem aquele amargor.

A questão principal é entender que amargor depende de todo o resto da cerveja, não somente da quantidade de IBUs. Se você faz uma Barleywine absurdamente forte e com açúcar residual, ela pode ter 60 ou 70 IBUs que vai parecer ter muito menos.

Numa cerveja de 4% de álcool e seca, 40 IBUs dá uma sensação parecida com uma de 6% ou 7% com 60 IBUs.

Resumindo, o fato de vc perceber amargor diferente em cervejas de IBUs parecidos é completamente normal, e além disso, há outros fatores que influenciam a sensação de amargor, como tipo de lúpulo, técnica, etc. First Wort Hopping é uma técnica que no geral até aumenta o IBU quimicamente (se mandar analisar) mas ao provar, dá uma sensação de ter menos.

Abraço,
 
Só complementando, tem este vídeo que demonstra meu ponto de vista, por mais que o mesmo não tenha assim um embasamento teórico robusto dá para ter uma boa ideia.
https://www.youtube.com/watch?v=xxYs0Z8fmxQ
No exemplo simples dá para justificar no mínimo uma diferença de 10 IBUs na consideração do tempo de resfriamento.

Bah, não tinha visto esse video ainda. Pra mim aquela parte ali que ele mostrou era meio confusa, mas agora entendi legal! Valeu pela dica!
 
Meus 10 centavos de opinião.

Nós é que estamos errando nos cálculos ou mesmo usando errado os softwares.

Defendo o ponto de vista por duas linhas:
1°. Garantimos o volume exato do usado no cálculo? No meu caso sempre dá um pouco menos (ainda estou buscando o setup perfeito)
2°. O mais impactante: nem sempre contamos o tempo parado após a fervura e anterior ao resfriamento no impacto do amargor. Minha última brassagem foi uma NEIPA onde coloquei em 20l de mosto 60g de Cascade (7.5% as) e 60g de equinox (13.6%aa) após desligar a fervura (fervi 60 min sem lúpulo algum).
Fiz o Whirlpool e deixei 15min e resfriei para 75°C e deixei mais 15min antes de esfriar por completo. Isto resultou em aproximadamente 45 IBUs. Se não usar algum parâmetro específico em um sw qualquer uma adição a 0 min daria 0 IBU, tratando como adição de aroma somente. O que acredito é que os 15~20 min que demoramos para baixar de 70~60°C e parar a isomerização dos alfa ácidos acrescentam IBUs que não computamos.

Agora na boa, nem me atenho a isto. Hoje crio a cerveja que gostaria de tomar sem seguir muito fórmulas de terceiros nem muito guias de estilo. Repito grists com fermentos diferentes, mesmo fermento e grists distintos, vario somente o lúpulo e aprendo com o resultado.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Tu já usou aquela configuração que ele explica no video? De fato estamos usando o software errado mesmo?

Pergunto porque eu tenho uma receita de APA aqui e depois que mudei aquela configuração que ele mostrou, o IBU passou de 38 pra 48 por aí e isso me preocupou bastante hehe Porque eu levo mais ou menos uns 15 min pra começar a resfriar o mosto depois da fervura...
 
Tu já usou aquela configuração que ele explica no video? De fato estamos usando o software errado mesmo?

Pergunto porque eu tenho uma receita de APA aqui e depois que mudei aquela configuração que ele mostrou, o IBU passou de 38 pra 48 por aí e isso me preocupou bastante hehe Porque eu levo mais ou menos uns 15 min pra começar a resfriar o mosto depois da fervura...

Não uso o Beer Smith. hehehehe

Sim tu deve estar fazendo elas mais "amargas" do que tu imagina.

e sim, provavelmente muitos estão usando errado. :D
 
Back
Top