Cerveja turva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

resk

Active Member
Joined
Feb 8, 2014
Messages
40
Reaction score
6
Ola,

Estou tentando fazer um IPA com a seguinte receita:

8,30 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons (5,1 EBC) Grão 1 87,4 %
1,20 kg Crystal 110 Malt - Muntons (125,0 EBC) Grão 2 12,6 %
10,00 g Topaz [17,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 15,9 IBUs
40,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,5 IBUs
80,00 g Motueka [7,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 8,5 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 7 -
50,00 g Motueka [7,00 %] - Dry Hop 7,0 Dias Lúpulo 8 0,0 IBUs

OG 1.070
FG 1.020

1 semana fermentando a 18º
1 semana maturando a 8º
5 dias de dry hop a 15º
+1 semana a 0º
Transferi para pm sábado e ja retirei 2 copos, os dois muito turvos. O sabor e aroma estão dentro do esperado.

Na primeira vez ela ficou menos turva, tinha usado o windsor, achei que podia ser por isso então troquei para o s04, porém agora ficou mais turva.

Alguém tem ideia onde posso ter errado ou esqueci de algum processo?

att
 

Attachments

  • IMG_20140224_232654.jpg
    IMG_20140224_232654.jpg
    46.1 KB · Views: 652
Last edited:
Ola,

Estou tentando fazer um IPA com a seguinte receita:

8,30 kg Pale Malt - Maris Otter - Muntons (5,1 EBC) Grão 1 87,4 %
1,20 kg Crystal 110 Malt - Muntons (125,0 EBC) Grão 2 12,6 %
10,00 g Topaz [17,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 3 15,9 IBUs
40,00 g Cascade [5,50 %] - Fervura 10,0 min Lúpulo 5 7,5 IBUs
80,00 g Motueka [7,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 6 8,5 IBUs
1,0 pkg SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04) [23,66 ml] Levedura 7 -
50,00 g Motueka [7,00 %] - Dry Hop 7,0 Dias Lúpulo 8 0,0 IBUs

OG 1.070
FG 1.020

1 semana fermentando a 18º
1 semana maturando a 8º
5 dias de dry hop a 15º
+1 semana a 0º
Transferi para pm sábado e ja retirei 2 copos, os dois muito turvos. O sabor e aroma estão dentro do esperado.

Na primeira vez ela ficou menos turva, tinha usado o windsor, achei que podia ser por isso então troquei para o s04, porém agora ficou mais turva.

Alguém tem ideia onde posso ter errado ou esqueci de algum processo?

att
Ao meu ver tá normal, e essa turbidez aí é fermento em suspensão ainda. Tem que esperar.

Só uma coisa.. tu usou um pacote só de fermento? Pela quantidade de maltes eu estimo que tu devas ter feito uns 30 litros? Deveria ter usado no mínimo o dobro de fermento para essa OG.

Abraço,
 
Era para ser 25L mas no fim deu 19L, coloquei essa quantidade porque na ultima a eficiência foi bem baixa e não atingi a OG, como foi minha 3 brassagem não estou muito acostumado com o equipamento e processo.
A OG ficou mais alta que esperado já que nessa a eficiência aumentou e como achei que o volume estava certo preferi deixar assim, para proxima quero ver se bolo aquele esquema para saber quantos litros tem na panela ou um regua de inox. Como na hora não tinha mais fermento coloquei 1 pacote, mas para as próximas vou comprar a quantidade correta e por garantia um extra.

Agora então deixo mais quanto tempo a 0º ou uso gelatina?

abaço
 
Cara pode ser fermento, mas pode ser tbm a moagem do malte e o quanto de trub quente tu levou pro maturador.
Isso tudo afeta na "limpeza" da cerveja final....
Se fosse vc faria o seguinte, deixava a 0 graus por 3 dias, depois do 3 dia, transferia de balde e mantinha a 0 graus por mais uma semana, vai decantar tudo.....o lance de transferir de um balde pro outro, eu vejo que sempre que transfiro minha cerveja fica mais limpa. E usando a gelatina, aconselhor mais ainda transferir de balde se não o que vai decantar vai ser muita coisa e quando vc for tirar a cerva do balde vai sair com um monte de sujeira, pq a sujeira vai passar o nível da torneira no balde....
 
Rins, no começo eu tinha a mesma impressão que transferir para outro balde/fermentador ajudava a clarificar, e então comecei a pesquisar a fundo sobre isso nos fóruns americanos, e depois fiz testes comparativos. Resultado: não faz diferença nenhuma transferir. O fato de ter lama no fundo não faz os resíduos em suspensão decantarem mais, ou menos.

Renan, se for usar gelatina, gela a cerveja antes, o máximo que puder. Isso ajuda por dois motivos:

1) Ao colocar a gelatina quente na cerveja gelada, isso ajuda que a gelatina imediatamente vá pra cima do líquido, formando uma "película" de gelatina no topo do líquido, e então quando isso começa a baixar, vai levando os resíduos junto.

2) Gelar a cerveja bastante estimula com que se forme qualquer tipo de haze (proteínas), e então isso também vai junto na decantação.

Dá pra usar um pacotinho de 12g para cada 20 litros. Independente de ferver a água antes ou não, não exponha a gelatina a mais que uns 65 graus, se não ela começa a se desnaturar, e adiciona a gelatina quente na cerveja gelada, dando uma leve misturada, bem suave. Numas 48 horas, a cerveja já vai estar super limpa. Com mais uma semana de garrava ou barril sob pressão, muitas vezes acaba ficando cristal.

Abraço,
 
Ontem coloquei 12g de gelatina para o pm, que devia estar entre 0° e 3°,dai dei uma misturada e coloquei co2 de novo. Vou deixar descansando pot uns dias.

Sobre transferir, na outra eu não transferi após a fermentação e não notei muita diferença, até ficou mais limpa que nessa que transferi.

Sobre a moagem do malte, como posso evitar de deixar a cerveja Turva? Ou o que não deve ser feito? De trub quente acredito não ter levado quase nada, mas fiz whirlpool e não deu muito certo então pode ter misturado um pouco.

Abraço
 
Turbidez da cerveja final não tem nada relacionado à moagem do malte. Os resíduos decantam completamente, e rápido. Turbidez na GRANDE maioria dos casos está relacionada com fermento, e depois com proteínas e lúpulo.

Abraço,
 
Guenter nos testes que eu fiz ficou mais limpa quando fiz a transferência
 
Guenter nos testes que eu fiz ficou mais limpa quando fiz a transferência
Rins, tu já fermentou um mosto da mesma leva, em mesma quantidade, com fermentadores separados, mesma quantidade de fermento, tudo igual, e depois transferiu só um deles para outro fermentador, e então depois de um tempo gelou os dois, embarrilou/engarrafou esses dois caras separadamente, e então comparou a turbidez? Já fez um experimento exatamente assim?
 
Lógico. Por isso digo q senti diferença. E acho q principalmente por um motivo. Quando faço a trasfega, usando uma mangueira, é feito um whirpool no balde, que ajuda a decantar mais ainda a cerveja.
 
Coloquei gelatina na quinta feira e ontem tirei o primeiro copo, veio parecendo água suja, mas os dois seguintes estão melhorando, mas ainda noto alguns sedimentos então imagino que não tenha saído todo o sedimento ainda.

Mas caso ela continue turva, na próxima brassagem como posso evitar? Nada contra ela ficar turva, mas apenas gostaria de entender se fiz algo para gerar essa turbidez ou deixei de fazer algo.

att
 
Lógico. Por isso digo q senti diferença. E acho q principalmente por um motivo. Quando faço a trasfega, usando uma mangueira, é feito um whirpool no balde, que ajuda a decantar mais ainda a cerveja.
Bom, ok. Eu já pesquisei um monte sobre isso (pode procurar nos sites e fóruns americanos), já fiz teste, não notei nenhum diferença em trasfegar. E se tentar buscar algum motivo lógico para a trasfega deixar a cerveja mais límpida, também não há. Podes consultar Palmer, Jamil, Fix, Bamforth, Papazian (textos mais recentes), etc.

O whirlpool que tu fala durante a transferência não ajuda em nada os sólidos em suspensão decantarem mais rápido, eles só fariam com que eles decantassem em forma de cone, mas na mesma velocidade como se não tivessem sido transferidos.

Abraço,
 
Coloquei gelatina na quinta feira e ontem tirei o primeiro copo, veio parecendo água suja, mas os dois seguintes estão melhorando, mas ainda noto alguns sedimentos então imagino que não tenha saído todo o sedimento ainda.

Mas caso ela continue turva, na próxima brassagem como posso evitar? Nada contra ela ficar turva, mas apenas gostaria de entender se fiz algo para gerar essa turbidez ou deixei de fazer algo.

att
Renan, vou te dar um exemplo totalmente bem sucedido com gelatina.

Dia 16 de fevereiro eu fiz uma IPA. Fermentou uns 5 dias, mais a fermentação secundária que estava iniciando, pelo dia 22.

Dia 23 eu fiz um primeiro dry-hopping com ela ali pelos 24 graus, com pellet direto no fermentador. Usei 3g de lúpulo por litro.

Dia 26, 3 dias depois, fiz um segundo dry-hopping com mais 3g de lúpulo por litro.

Dia 28 há noite, coloquei a cerveja o fermentador pra gelar com a temperatura setada para -0,3 graus.

Pela manhã do dia 01 de março, com ela já a -0,3 graus, apliquei gelatina. Utilizei 24 gramas para uns 38 litros de cerveja. Dissolvi ela em água a 65 graus (uns 400ml), abri o fermentador, fiz um suave whirlpool, e comecei a despejar a gelatina devagar, e depois misturei um pouco mais.

Ontem, segunda, dia 03 de março, embarrilei a cerveja (já estava totalmente límpida ao embarrilar).

Estou tomando ela nesse momento, e está CRISTAL.

Esta cerveja desde a brassagem até agora tem 16 dias de idade.

Abraço,
 
Last edited:
Guenther,

Como coloquei a gelatina já no Postmix não sei o quanto de sedimento ela removeu, só tirei 2 copos, mas conforme for tirando mais copos vou verificando as diferenças.

Você usa herms né? Isso ajuda a deixar cerveja mais limpa? Ou é indiferente?


Abraços
 
Guenther,

Como coloquei a gelatina já no Postmix não sei o quanto de sedimento ela removeu, só tirei 2 copos, mas conforme for tirando mais copos vou verificando as diferenças.

Você usa herms né? Isso ajuda a deixar cerveja mais limpa? Ou é indiferente?


Abraços
Não, HERMS não faz diferença nisso, apesar de muitos acharem. Os maiores motivos da turbidez da cerveja pronta, na grande maioria dos casos, são fermento, proteínas, e por vezes lúpulo em casos extremos de dry-hopping, não o malte. Trigo também ajuda, mas muitas vezes isso tem a ver novamente com as leveduras usadas nas cervejas de trigo, que normalmente tem baixa floculação.

Abraço,
 
Não, HERMS não faz diferença nisso, apesar de muitos acharem. Os maiores motivos da turbidez da cerveja pronta, na grande maioria dos casos, são fermento, proteínas, e por vezes lúpulo em casos extremos de dry-hopping, não o malte. Trigo também ajuda, mas muitas vezes isso tem a ver novamente com as leveduras usadas nas cervejas de trigo, que normalmente tem baixa floculação.

Abraço,
Guenther,

Acho que percebi que ela não está mais saindo turva, mas acho que exagerei na cor(32 ebc) e com isso ela fica muito escura e achava que ela estava turva, ou não tem nada a ver?

att
 
Guenther, uma questão...

Tu adicionou o lúpulo direto. Neste caso ocorre a decantação ou é necessário usar gelatina (ou outro clarificante)?
 
Guenther, uma questão...

Tu adicionou o lúpulo direto. Neste caso ocorre a decantação ou é necessário usar gelatina (ou outro clarificante)?
Lúpulo direto em pellet.

A decantação ocorre sim. Na verdade, o lúpulo desce rapidamente pro fundo, mas, ficam sim pequenas partículas de lúpulo em suspensão. Já fiz uma Bohemian Pilsner uma vez que chegou a ficar esverdeada e nunca perdeu essa cor.

Depois da gelatina.... 2 dias... cerveja cristal. É impressionante. Mas tem que fazer tudo certinho.

Abraço,
 
Guenther, você coloca a gelatina ainda em 60°C na cerveja a 0°C? Li relatos que fazendo isso a gelatina solidifica e vira uma gosma na superfície que não sai mais. Quando eu fiz, deixei resfriar a gelatina até 20°C.

Abraço
 
Guenther, você coloca a gelatina ainda em 60°C na cerveja a 0°C? Li relatos que fazendo isso a gelatina solidifica e vira uma gosma na superfície que não sai mais. Quando eu fiz, deixei resfriar a gelatina até 20°C.

Abraço
Exatamente. Por tudo que li até hoje, e pelo que já testei, essa é a melhor técnica de todas. Como eu disse, em 48 horas, a cerveja passa de totalmente turva para cristal.

E sim, as vezes solidifica um pouco na hora, mas não tem problema.... é só mexer que tudo já se dissolve.

O que eu gosto é fazer um leve whirlpool na cerveja, despejar a gelatina devagar, só um "fiozinho" até acabar, depois misturar tudo novamente, e pronto.

O interessante de misturar ela quente na cereja gelada é que, devido a diferença de temperatura, a gelatina logo sobe para o topo do líquido formando uma camada, e depois quando ela começa a baixar, leva todos os resíduos junto.

Abraço,
 
Boa noite pessoal!

Bom, já estou na minha 6 brassagem, e em todas elas o meu problema é o excesso de resíduo de fermento. Fiz quatro levas de Belgian Strong Golden Ales e todas ficaram turvíssimas e com gosto muito forte de fermento (T-58), quase igual a uma Weizen. Então desisti das BSGA, e fizemos duas levas de ESB. Resolvi usar gelatina para atenuar o meu problema e, de fato, deixou a cerveja transparente. Usei um pacote de 12g para 20 litros de cerveja. Na primeira leva, acho que coloquei a gelatina na água fervida demais, pois devia estar ainda uns 85°, e como resultado, ela coagulou toda a sujeira, mas não como uma bola de gelatina, e sim como um pó mais denso. Tomei cuidado para não passar a sujeira para as garrafas, mas mesmo assim, depois de uns dias de primming, notei muito sedimento coagulado no fundo das garrafas. Quando servi a cerveja, os primeiros copos ficaram muito bons, mas chegando ao fim da garrafa, vinha um grude muito feio junto, parecia até ranho/catarro preto. Na segunda leva de ESB, tomei todos os cuidados ao preparar a gelatina, comprei de melhor marca, coloquei em exatos 55°, e o balde estavam maturando a 0º. Mesmo assim, agora que está leva está terminando o primming, notei as mesmas golesmas, em quantidade bem menor, mas mesmo assim evidente.

E aí, no que é que eu estou errando?!?!

Desde já agradeço! Abraço!
 
Olá,

Como vc está procedendo com o engarrafamento? faz sifonamento pra outro recipiente? Faço essa pergunta pq antes de usar bombonas com torneirinha, usava esses galões de 20L de água e fazia sifonamento, por mais que cuidasse sempre vinha bastante coisa e acontecia isso aí que vc descreveu mesmo...
Quando passei a usar as com torneirinha acabou-se o problema.
 
Essa é a Oktoberfest/Marzen que fiz faz pouco mais de um mês. Adicionei gelatina no maturador.

É impressionante o resultado.

A foto de celular não ajuda muito, mas ficou bem clara, como a Ayinger por exemplo.
Eu como sou ejaculação precoce tive que abrir uma pra ver como estava :p
 

Attachments

  • IMG_20140314_210517.jpg
    IMG_20140314_210517.jpg
    40.6 KB · Views: 250
Essa é a Oktoberfest/Marzen que fiz faz pouco mais de um mês. Adicionei gelatina no maturador.

É impressionante o resultado.

A foto de celular não ajuda muito, mas ficou bem clara, como a Ayinger por exemplo.
Eu como sou ejaculação precoce tive que abrir uma pra ver como estava :p

Uma bela ceva!

Parabéns pela criação!
 
refermentou na garrafa Feiten ? Ainda encontro alguns q dizem ficar com risco de nao carbonatar. Mas acho que não né?
 
Sim, refermentei na garrafa.
Eu também tinha esse receio. Essa foi a primeira que utilizei gelatina. Como eu uso tubo de sifonamento para realizar a transferência, eu transferi a cerveja do maturador para um segundo balde, onde fiz a mistura com o priming sugar. No momento da trasfega, me certifiquei de tirar uma "casquinha" do trub do fundo, mas bem de leve...

Quanto ao tempo de carbonatação, acho que não muda.
O problema talvez ocorra quando há lagering por muito tempo, essa ficou +- 2 semanas só.
 
E quando já está carbonatada, fica com sedimentos de fermento/gelatina na cerveja pronta?! Pois as minhas estão ficando com um pouco de sedimento, e olha que pra eu passar no balde que tem a torneira, eu passo do maturador para este último balde por um voal. Ou seja, não vai nada de sedimento sólido. Eu acho que estes sedimentos estão se formando durante o período da carbonatação. É como se após o fermento realizar o trabalho do primming, ele esteja coagulando devido o uso da gelatina! Ou será outra coisa?!
 
Apesar da utilização da gelatina, se for fazer priming sempre vai haver um pouco de sedimento no fundo, devido a refermentação. Acho que é impossível impedir a formação de sedimentação na garrafa quando é feito o priming. No teu último copo é que ela vai ficar mais turva, mas ainda assim muito mais clara e límpida do que seria a cerveja normal sem a clarificação (isso se tu levar o trub para o copo). Eu sempre levo pro copo o trub, principalmente nas weiss.
 
O problema é que a cerveja não está ficando turva, e sim com umas "golesmas" muito feias... Se ela voltasse um pouco da turbidez, não teria problemas. O problema é esse coagulo estranho que está ficando, parece até um ranho.

Vou tirar uma foto pra mostrar, pois ela está ficando bem transparente mesmo, só que com essas "golesmas".

Abraço!
 
E quando já está carbonatada, fica com sedimentos de fermento/gelatina na cerveja pronta?! Pois as minhas estão ficando com um pouco de sedimento, e olha que pra eu passar no balde que tem a torneira, eu passo do maturador para este último balde por um voal. Ou seja, não vai nada de sedimento sólido. Eu acho que estes sedimentos estão se formando durante o período da carbonatação. É como se após o fermento realizar o trabalho do primming, ele esteja coagulando devido o uso da gelatina! Ou será outra coisa?!
Quanto de gelatina tu usaste?
 
E a quantidade de água da dissolução da gelatina não teria interferência? Talvez ela muito concentrada em pouco volume de água formaria grumos mais localizados.... será que procede?
 
E a quantidade de água da dissolução da gelatina não teria interferência? Talvez ela muito concentrada em pouco volume de água formaria grumos mais localizados.... será que procede?
Só se não misturar a gelatina direito no mosto.
 
Misturo 1 pacote de 12g para cada 20lts. em um copo com aproximadamente 200ml, previamente fervido e então espero chegar aos 55°C, para então misturar no balde.
 
Uma dúvida, quando se utiliza gelatina é possível recuperar o fermento para reuso?

Lúpulo direto em pellet.

A decantação ocorre sim. Na verdade, o lúpulo desce rapidamente pro fundo, mas, ficam sim pequenas partículas de lúpulo em suspensão. Já fiz uma Bohemian Pilsner uma vez que chegou a ficar esverdeada e nunca perdeu essa cor.

Depois da gelatina.... 2 dias... cerveja cristal. É impressionante. Mas tem que fazer tudo certinho.

Abraço,
 
Uma dúvida, quando se utiliza gelatina é possível recuperar o fermento para reuso?

Possível até pode ser, mas não é o ideal, pois a gelatina vai estar toda decantada e misturada ao fermento, dificultando demais a lavagem.

Nesse caso é recomendado realizar a transferência para um segundo balde e usar a gelatina nele, reaproveitando o fermento a partir do primeiro balde.
 

Latest posts

Back
Top