Cerveja muito turva

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Pessoal , estou no final da carbonatação da minha segunda leva (primeira all grain) e tive um problema grande de turbidez da cerveja. Li muito a respeito por aqui e dizem que a grande maioria das vezes o culpado é o fermento. Acho que no meu caso foi pouca recirculação, mas tanto faz.....

A dúvida : será que vale a pena abrir uma parte das garrafas ja carbonatadas, voltar para o maturador e aplicar a técnica da gelatina ? depois faria o priming novamente e envase....

Sei que deveria pensar em melhorar a próxima, mas é duro servir/tomar uma cerveja parecendo cafe com leite.

Abcs.
 
Pessoal , estou no final da carbonatação da minha segunda leva (primeira all grain) e tive um problema grande de turbidez da cerveja. Li muito a respeito por aqui e dizem que a grande maioria das vezes o culpado é o fermento. Acho que no meu caso foi pouca recirculação, mas tanto faz.....

A dúvida : será que vale a pena abrir uma parte das garrafas ja carbonatadas, voltar para o maturador e aplicar a técnica da gelatina ? depois faria o priming novamente e envase....

Sei que deveria pensar em melhorar a próxima, mas é duro servir/tomar uma cerveja parecendo cafe com leite.

Abcs.

Quanto tempo de priming tem essa cerveja? Deixa descansar na geladeira por umas semanas e veja se não ajuda, veja quanto fermento decanta, não acredito muito que seja falta de recirculação.

Sei que a aparência conta bastante na cerveja, mas está atrapalhando o gosto e o cheiro efetivamente?

Não acho boa ideia voltar tudo pro balde. Observe o desenvolvimento dessa turbidez, se aumenta ou diminui, observe a FG, se não baixa mais ainda. Uma turbidez de aspecto muito leitoso pode vir de contaminação bacteriana.

Procure por aí sobre causas de turbidez, porque são várias. As vezes vc encontra alguma informação que casa com seu processo/receita.

Abç
 
Cara... na minha humilde opinião... se tá boa bebe... deixa a "cristalina" para a próxima...

Se tá mais ou menos... bebe tb... melhor do que arriscar estragar refazendo a maturação a frio...

Se tá ruim... bebe também!!! Seja homem e assuma as consequências!!! huahuahuahauhauhauhauahu...

Ou seja: bora tomar essa breja!!!
 
O priming tem 10 dias. O manômetro parou de subir hoje. Vou gelar a 0 e ver o que acontece.
Não acho que seja fermento porque não tem gosto. Se bem que usei o us05 que deixa bem menos sabor que o da última leva o s04.
Contaminação não alteraria o sabor? Acho que não é, está turva desde a fervura.
 
Concordo plenamente com a galera, se esta boa, deixe quieto e beba. Não vale a pena o risco que vai correr com contaminação e oxidação só por causa da cor da cerveja.

Outra dica, se só tem 10 dias de primming, fique tranquilo pois ela ainda vai clarificar um pouco. Deixe a pressão do gás carbonico trabalhar na cerveja por mais um tempo, daqui a 1 ou 2 semanas vc vai testando e verá a diferença.

Acrescentando ao alanlisboa, se estiver ruim, pode me chamar que bebo também. hehe

abraço
 
O priming tem 10 dias. O manômetro parou de subir hoje. Vou gelar a 0 e ver o que acontece.
Não acho que seja fermento porque não tem gosto. Se bem que usei o us05 que deixa bem menos sabor que o da última leva o s04.
Contaminação não alteraria o sabor? Acho que não é, está turva desde a fervura.

Normalmente alteraria, e também é meio cedo pra aparecer, normalmente demora mais.

Usou trigo ou algum cereal não maltado na receita?

Tira uma foto aí dela e mostra pra gente como que tá essa turbidez.

Abraço
 
Normalmente alteraria, e também é meio cedo pra aparecer, normalmente demora mais.

Usou trigo ou algum cereal não maltado na receita?

Tira uma foto aí dela e mostra pra gente como que tá essa turbidez.

Abraço

Não usei trigo nem cereais não maltados.
hoje a noite vou fazer mais uma prova e tiro a foto.

Obrigado a todos pelas opiniões.
 
Abri mais uma hoje, gelou por seis horas. o fermento no fundo ainda estava vivo, mas sem dar gosto. Acho que é caracteristica do us-05.
Segue foto com e sem flash.
 

Attachments

  • IMG_20140903_213714375.jpg
    IMG_20140903_213714375.jpg
    116.5 KB · Views: 192
  • IMG_20140903_213703749.jpg
    IMG_20140903_213703749.jpg
    124.6 KB · Views: 175
É, realmente tá bem turva.

Pela foto, essa turbidez ta com a maior cara de ser levedura em suspensão. Como que vc procedeu quanto à fermentação e quanto à transferência pro priming?

Vc falou de fermento no fundo, formou ainda uma camada de levedura na garrafa? o que vc quis dizer com vivo?
 
Fermentei como planejado, temperatura controlado com sensor colado no balde.
2 dias a 18º
3 dias a 20º
7 dias a 22º
3 dias a 3º
mudei de balde para o priming pela torneira, deixando uma camada de fermento pra trás.
Formou uma fina camada de fermento no fundo da garrafa, digo viva pois quando zerei a garrafa dava pra ver a consistencia igual ficou no fermentador apos a transferencia.
Na minha outra leva, após algum tempo na geladeira o fermento solidifica, ficando mais granulado.
Se for fermento em suspensão após uma ou duas semanas em temperatura baixa, deve limpar bem concorda ?
 
Uma dica: bebe sem flash que esta melhor!!! Kkkk
Brincadeiras a parte, eu deixaria como está, com o tempo vai decantar na garrafa e ai vc serve com cuidado... ( no início pq depois que o pessoal já estiver alto não vai perceber turbidez alguma...) na verdade quando isso acontece comigo, turbidez sem alteração de sabor, sirvo os primeiros copos para as "visitas" ou para quem estiver "avaliando" minha breja e deixo o fundo da garrafa para mim... Agora isso melhorou muito quando comecei a baixar a temperatura ao máximo (sem congelar...) antes do envase. Não faço trafega entre a primária e a secundária, quando termina a secundária tento baixar a temp para próximo de zero, espero alguns dias (a melhor de todas, a mais 'limpa', ficou duas semanas ) então uso um sifão, mando a cerva para um balde com o priming e engarrafo...
 
Fermentei como planejado, temperatura controlado com sensor colado no balde.
2 dias a 18º
3 dias a 20º
7 dias a 22º
3 dias a 3º
mudei de balde para o priming pela torneira, deixando uma camada de fermento pra trás.
Formou uma fina camada de fermento no fundo da garrafa, digo viva pois quando zerei a garrafa dava pra ver a consistencia igual ficou no fermentador apos a transferencia.
Na minha outra leva, após algum tempo na geladeira o fermento solidifica, ficando mais granulado.
Se for fermento em suspensão após uma ou duas semanas em temperatura baixa, deve limpar bem concorda ?

A princípio vc parece ter conduzido bem a fermentação pra uma cerveja de OG normal...

Vc citou em outro post que a cerveja ja saiu bem turva do fermentador, então pode ter acontecido de ter misturado um pouco no transporte dele da geladeira pra outro lugar ou até mesmo de ter carregado um pouco do fermento pela torneira, o que é um ponto contra o uso dela, quando ela fica num lugar que possibilita isso...

O us-05 não é um fermento que flocula tão rápido, ele vai levar mais que duas semanas pra limpar, mas com o tempo e aos poucos essa turbidez deve diminuir sim.
 
Pode ser Tiago, minha outra leva foi com s-04 e formou uma "placa" no fundo do fermentador, mesmo sem controle de temperatura. O s-05 é bem diferente
mas ainda bem que deixa menos sabor que o s-04, senão estaria impossível de beber.
Pergunta.... Essa melhora também deve ocorrer se deixar a cerva na temperatura ambiente, ou necessariamente tenho que deixar próximo de zero graus ?

Abcs.
 
Pode ser Tiago, minha outra leva foi com s-04 e formou uma "placa" no fundo do fermentador, mesmo sem controle de temperatura. O s-05 é bem diferente
mas ainda bem que deixa menos sabor que o s-04, senão estaria impossível de beber.
Pergunta.... Essa melhora também deve ocorrer se deixar a cerva na temperatura ambiente, ou necessariamente tenho que deixar próximo de zero graus ?

Abcs.

Quanto mais frio, mais rápido a levedura decanta.
 
Back
Top