Cerveja mais escura e gosto ruim: oxidação ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Fiz uma Pilsen e a brassagem correu sem problemas. Na maturação, mudei de residência e ela ficou ao menos um dia fora da refrigeração (em abril). Esquecei no freezer a 0C, por dois meses. Tirando provas, não parecia tão ruim. Carbonatei e aí os problemas foram realçados: a cerveja está mais escura e com gosto ruim. Como papelão não faz parte da minha dieta, não sei se é isso. Como quase tudo que oxida escurece, imagino que possa ser isso (aliado ao fato da mudança de residência e os abalos e problemas comuns do processo). Não conheço todos os off-flavors, mas não é acetona, não parece ser contaminação por fungos (não há filmes, etc.), a cerveja estava clara, apesar de escura, carbonatou e teve bela formação e persistência :mad: e até um pouco de diacetil (levedura da Urquell).

Alguém tem alguma dica de como reconhecer oxidação ou se pode ser outra coisa ?
 
Parece ser mesmo oxidação... O balde agitou muito durante a mudança?

Olha, eu reconheço oxidação de longe, nem preciso beber pra saber se oxidou... Sinto um cheiro muito característico de pano de limpar balcão de botequim...rsrsrs... E numa cerveja de aromas discretos como a lager, qualquer oxidaçãozinha torna-se muito perceptível.
Vc fez carbonatação forçada? Caso positivo, antes de agitar o postmix, liberou o oxigênio que estava no headspace do barril? Pergunto isso porque sempre que me esqueço de sangrar o oxigênio, acabo bebendo cerveja oxidada...
 
Isso. Não é papelão, é pano de limpar botequim. Tive exatamente esta sensação. Não acho que tenha sido na carbonatação e sim, sempre purgo.
 
Isso. Não é papelão, é pano de limpar botequim. Tive exatamente esta sensação. Não acho que tenha sido na carbonatação e sim, sempre purgo.
Cara, te digo.... o melhor que tu pode fazer é levar a cerveja para alguém experiente provar e te dizer.

A chance de alguém conseguir descrever gosto/aroma por texto, num fórum, e a pessoa do outro lado simplesmente ler e te dar um feedback correto, é baixíssima... pois talvez tu não esteja explicando direito, ou talvez o que tu sinta de um jeito... outra pessoa sente de outro. Ou seja, é muito difícil.

Ao vivo, provando, muitas vezes é complicadíssimo identificar qual é o problema... imagina assim, por texto, sem ver... cheirar ou provar a cerveja. :)

Abraço,
 
Pois é, deveria ter feito isso. Agora, já foi para o ralo. Eu só queria uma pista exatamente para aprender. Fiz uma leva antes e outra depois da pilsen. Ambas saíram perfeitas.
 
Back
Top