cerveja está ficando mais alcoólica e adstringente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 20, 2015
Messages
18
Reaction score
1
Boa noite galera,

Estou aqui para falar sobre a minha primeira leva de cerveja que fiz, alguns erros de produção e a evolução do sabor dela conforme o tempo, ela é uma Heffeweiss, a cerveja aberta dia 03/10 estava muito boa, com um leve doce, e paladar equilibrado, cada gole, pedia outro gole. Hoje 07/10 ela apresenta uma adstringência, e noto mais álcool, está mais difícil de tomar, dados da produção:

Dia - densidade - temp. fermentação(ambiente)
20/09/2015- 1070 - 24 graus
24/09/2015- 1032 - 25 graus
27/09/2015- 1032 - 23 graus
27/09/2015- Realizado o engarrafamento, maturando a temperatura ambiente
03/10/2015- provado a primeira cerveja, muito boa
07/10/2015- cerveja parece mais alcoólica, final adstringente, perdeu um pouco de doçura

Outro detalhe, que só vi agora aqui no fórum, é sobre a origem dos insumos, é do Alquimia da Cerveja, o pessoal não falam muito bem por aqui, não utilizei extrato, foi all grain.

Alguns detalhes durante o processo de produção:
-Feita com água mineral, ph 5,22
-Temperatura subiu demais no início da brassagem, foi para 75 graus e foi baixado rapidamente para chegar a 65 graus
-primming 12gramas/litro de açucar


Gostaria de saber se, a fermentação e maturação a uma temperatura mais alta do indicado, pode ter causado esta adstringência e álcool mais pronunciado ao decorrer do tempo?
 
Last edited:
Boa noite galera,

Estou aqui para falar sobre a minha primeira leva de cerveja que fiz, alguns erros de produção e a evolução do sabor dela conforme o tempo, ela é uma Heffeweiss, a cerveja aberta dia 03/10 estava muito boa, com um leve doce, e paladar equilibrado, cada gole, pedia outro gole. Hoje 07/10 ela apresenta uma adstringência, e noto mais álcool, está mais difícil de tomar, dados da produção:

Dia - densidade - temp. fermentação(ambiente)
20/09/2015- 1070 - 24 graus
24/09/2015- 1032 - 25 graus
27/09/2015- 1032 - 23 graus
27/09/2015- Realizado o engarrafamento, maturando a temperatura ambiente
03/10/2015- provado a primeira cerveja, muito boa
07/10/2015- cerveja parece mais alcoólica, final adstringente, perdeu um pouco de doçura

Outro detalhe, que só vi agora aqui no fórum, é sobre a origem dos insumos, é do Alquimia da Cerveja, o pessoal não falam muito bem por aqui, não utilizei extrato, foi all grain.

Alguns detalhes durante o processo de produção:
-Feita com água mineral, ph 5,22
-Temperatura subiu demais no início da brassagem, foi para 75 graus e foi baixado rapidamente para chegar a 65 graus
-primming 12gramas/litro de açucar


Gostaria de saber se, a fermentação e maturação a uma temperatura mais alta do indicado, pode ter causado esta adstringência e álcool mais pronunciado ao decorrer do tempo?


Eu acho que tem muito açúcar por litro.

12 é uma cerveja muito carbonatada, talvez o próprio gás em excesso esteja causando esse gosto forte e adstringente
 
Tome cuidado amigo, com 12g/l você constriu uma bomba. Já estourei garrafa com 7. ainda mais nestes dias quentes, seria interessante guardar a baixas temperaturas.
 
Pois então, ficou com muito gás mesmo, acontece que eu vi esta quantidade em um artigo http://brejadobreda.blogspot.com.br/2010/11/desmistificando-o-medo-do-priming.html, onde fala que para o tipo de cerveja de Trigo, na Alemanha, gira em torno de 3.3 a 4.5 volumes de CO2, e eu fiz os cálculos para a minha ficar com 4 volumes, e o resultado foi 12 gramas por litro, até agora nenhuma estourou.

Tome cuidado amigo, com 12g/l você constriu uma bomba. Já estourei garrafa com 7. ainda mais nestes dias quentes, seria interessante guardar a baixas temperaturas.
 
Boa noite galera,

Estou aqui para falar sobre a minha primeira leva de cerveja que fiz, alguns erros de produção e a evolução do sabor dela conforme o tempo, ela é uma Heffeweiss, a cerveja aberta dia 03/10 estava muito boa, com um leve doce, e paladar equilibrado, cada gole, pedia outro gole. Hoje 07/10 ela apresenta uma adstringência, e noto mais álcool, está mais difícil de tomar, dados da produção:

Dia - densidade - temp. fermentação(ambiente)
20/09/2015- 1070 - 24 graus
24/09/2015- 1032 - 25 graus
27/09/2015- 1032 - 23 graus
27/09/2015- Realizado o engarrafamento, maturando a temperatura ambiente
03/10/2015- provado a primeira cerveja, muito boa
07/10/2015- cerveja parece mais alcoólica, final adstringente, perdeu um pouco de doçura

Outro detalhe, que só vi agora aqui no fórum, é sobre a origem dos insumos, é do Alquimia da Cerveja, o pessoal não falam muito bem por aqui, não utilizei extrato, foi all grain.

Alguns detalhes durante o processo de produção:
-Feita com água mineral, ph 5,22
-Temperatura subiu demais no início da brassagem, foi para 75 graus e foi baixado rapidamente para chegar a 65 graus
-primming 12gramas/litro de açucar


Gostaria de saber se, a fermentação e maturação a uma temperatura mais alta do indicado, pode ter causado esta adstringência e álcool mais pronunciado ao decorrer do tempo?

Cara, tenha extremo cuidado com suas garrafas. Sua densidade inicial foi alta, por consequência a final também (além do fato de ter mosturado a 75 graus por um tempo). Existe uma chance de não ter atenuado tudo, mesmo tendo esperado 3 dias e medido a mesma FG. Mas o problema maior foi seu priming, 12g/l é bem alto. Sua chance de garrafas explosivas é grande e esse açúcar extra adicionou uma quantidade não desprezível de alcool (chuto uns +0.5% ABV).

Acho que a adstringência deve ser do excesso de carbonatação.
O alcool aparente (que devem ser álcoois superiores) pode ser pelo stress da fermentação, tanto por variação de temperatura, temperaturas (no geral) mais altas e taxa de inoculação baixa (OG alta exige pitching rate maior).

Eu abriria todas as garrafas, para retirar o excesso de pressão. Depois tamparia de novo e deixaria em geladeira, por segurança.

Faltaram mais algumas informações para a galera te ajudar melhor:

Volume da receita (esperado e medido).
Fermento e quantidade utilizados.
 
Boa noite galera,

Estou aqui para falar sobre a minha primeira leva de cerveja que fiz, alguns erros de produção e a evolução do sabor dela conforme o tempo, ela é uma Heffeweiss, a cerveja aberta dia 03/10 estava muito boa, com um leve doce, e paladar equilibrado, cada gole, pedia outro gole. Hoje 07/10 ela apresenta uma adstringência, e noto mais álcool, está mais difícil de tomar, dados da produção:

Dia - densidade - temp. fermentação(ambiente)
20/09/2015- 1070 - 24 graus
24/09/2015- 1032 - 25 graus
27/09/2015- 1032 - 23 graus
27/09/2015- Realizado o engarrafamento, maturando a temperatura ambiente
03/10/2015- provado a primeira cerveja, muito boa
07/10/2015- cerveja parece mais alcoólica, final adstringente, perdeu um pouco de doçura

Outro detalhe, que só vi agora aqui no fórum, é sobre a origem dos insumos, é do Alquimia da Cerveja, o pessoal não falam muito bem por aqui, não utilizei extrato, foi all grain.

Alguns detalhes durante o processo de produção:
-Feita com água mineral, ph 5,22
-Temperatura subiu demais no início da brassagem, foi para 75 graus e foi baixado rapidamente para chegar a 65 graus
-primming 12gramas/litro de açucar


Gostaria de saber se, a fermentação e maturação a uma temperatura mais alta do indicado, pode ter causado esta adstringência e álcool mais pronunciado ao decorrer do tempo?


Teu principal problema deve ser a fermentação sem controle. Não tem milagre, se a temperatura ambiente tava 23 graus a fermentação atingiu uns 28 mais ou menos, isso gera muitol álcool superior, que gera uma cerveja muito desagradável para o paladar. Para isso no mínimo colocar o fermentador dentro de um isopor e tentar reduzir a temperatura com gelo, ideal sendo uma temperatura controlada eletrônicamente.

Segundo problema é a receita, processo de produção e origem dos insumos. A receita provavelmente não previa uma OG de 1070, que é extremamente alta para uma Weiss, talvez você chegou com muito menos água no final, evaporou demais ou lavou de menos, algo no processo. E a receita em si com a origem dos insumos é outro problema, segundo o histórico da loja você deve ter recebido um pacotinho de fermento fracionado pesado na própria loja, essa quantidade é praticamente garantia de underpitching, ou seja, menos fermento que o recomendado. Alta temperatura alinhado a underpitch vai gerar muito álcool superior, que deve ser o que você descreveu que sentiu, isso da dor de cabeça mesmo, pode prestar atenção no outro dia.


Como soluções, cuidar o controle de temperatura, e aprender a fazer sua receita, acredite é muito fácil fazer receitas básicas e vale a pena aprender estudando algumas horas ou até minutos pra fazer o básico, é a evolução do cervejeiro. E o outro ponto é procurar um fornecedor confiável, pode olhar pros próprios banners do fórum que tem lojas boas ali.
 
provavelmente vc não tem manometro de garrafa pra medir a pressão
com 8 gramas de açucar na minha weiss a pressão chegou a 3,8

pode não ter estourado mas deve tá com uma pressão absurda, tome cuidado
 

Latest posts

Back
Top