Cerveja congelou depois de 2 dias carbonatando. MORREU O FERMENTO ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

alexandrebarreiro10

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2015
Messages
56
Reaction score
7
Pessoal,
Cometi um erro básico, mas faz parte do aprendizado. Envasei uma ale quinta-feira passada e coloquei para carbonatar em 18ºC.
No Sábado fiz uma nova brassagem e adicionei o fermentador dentro da mesma geladeira.

Retirei a tampa da parte do freezer, mas coloquei garrafas deitadas na divisão do freezer. Pois bem, quando meu fermentador chegou em 17ºC, minhas garrafas da leva passada já estavam congeladas e só tinham 2 dias de carbonatação.

Isso "matou" os fermentos ? Ou será que somente adormeceram e depois que descongelou ao natural eles voltaram a carbonatar a cerveja ?

Que erro... pelo menos esse erro eu não cometo mais kkkk

abraços
 
Pessoal,
Cometi um erro básico, mas faz parte do aprendizado. Envasei uma ale quinta-feira passada e coloquei para carbonatar em 18ºC.
No Sábado fiz uma nova brassagem e adicionei o fermentador dentro da mesma geladeira.

Retirei a tampa da parte do freezer, mas coloquei garrafas deitadas na divisão do freezer. Pois bem, quando meu fermentador chegou em 17ºC, minhas garrafas da leva passada já estavam congeladas e só tinham 2 dias de carbonatação.

Isso "matou" os fermentos ? Ou será que somente adormeceram e depois que descongelou ao natural eles voltaram a carbonatar a cerveja ?

Que erro... pelo menos esse erro eu não cometo mais kkkk

abraços
Oi Alexandre,
deixe essas garafas agora com a temperatura boa para fermentar por 3 semanas. Depois abri uma e experimenta. No caso com menos carbonico deixar algum tempo mais.

Nem todas as celulas da levedura seriam mortas.

Abraço
 
O problema do congelamento é o rompimento da parede celular do levedo.

Coloca elas em temperatura ambiente, e deixa carbonatar por uma ou duas semanas, abre uma garrafa e vê como ficou a carbonatação. Se ficou legal, deixa elas descansarem mais um tempo. Se não ficou, inocula mais um pouco de fermento, apenas para o priming, e jogue novamente nas garrafas.

Abraços,
 
Abri ontem 2 garrafas: uma que havia congelado e a outra que não congelou e eu diria que não senti diferença alguma na carbonatação !!

Logo, a cagada que fiz não gerou nenhum impacto perceptível
 
Pessoal,
Cometi um erro básico, mas faz parte do aprendizado. Envasei uma ale quinta-feira passada e coloquei para carbonatar em 18ºC.
No Sábado fiz uma nova brassagem e adicionei o fermentador dentro da mesma geladeira.

Retirei a tampa da parte do freezer, mas coloquei garrafas deitadas na divisão do freezer. Pois bem, quando meu fermentador chegou em 17ºC, minhas garrafas da leva passada já estavam congeladas e só tinham 2 dias de carbonatação.

Isso "matou" os fermentos ? Ou será que somente adormeceram e depois que descongelou ao natural eles voltaram a carbonatar a cerveja ?

Que erro... pelo menos esse erro eu não cometo mais kkkk

abraços

Pode ter acontecido sim a morte das leveduras.

Tire do controle de temperatura, porque no priming isso é "frescura" (em casos não-extremos). Espere por 1 semana ou mais e verifique se realmente nada aconteceu. Se foi o caso vc terá que reidratar uma quantidade bem pequena de levedura e injetar em cada garrafa pra proceder com a carbonatação.

Abraço
 
NUNCA se armazena garrafa de cerveja na horizontal. Mais contato com o headspace de oxigênio e levedura sedimentada na lateral da garrafa.
SEMPRE se armazena em posição vertical.

Eu procuro não usar as palavras NUNCA e SEMPRE dessa forma, porque SEMPRE existem exceções. :D

No caso está correto pra 99% das cervejas, mas aquelas sours em garrafas com rolha, é justamente contrária a forma de proceder.

Abraço
 
Eu procuro não usar as palavras NUNCA e SEMPRE dessa forma, porque SEMPRE existem exceções. :D

No caso está correto pra 99% das cervejas, mas aquelas sours em garrafas com rolha, é justamente contrária a forma de proceder.

Abraço

Ok, é verdade...
Vou mudar então! Salvo raríssimas exceções, não armazene garrafas na horizontal
 
Abri ontem 2 garrafas: uma que havia congelado e a outra que não congelou e eu diria que não senti diferença alguma na carbonatação !!

Logo, a cagada que fiz não gerou nenhum impacto perceptível

Que bom!!!! Aproveite sua cerveja e continue brassando!!!!.

Cheers! :tank:
 
Back
Top