Pane na geladeira - congelou tudo. RIP Cerveja?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Senhores, boa tarde

Agora na hora do almoço fui começar o processo de jogar gelatina na cerveja pra dar uma limpada e para a minha (infeliz) surpresa, houve algum problema com a minha geladeira e tudo que estava na geladeira, congelou. refri, lata de cerveja, carne que coloquei ontem a noite e inclusive a cerveja que estava maturando no balde fermentador.

To numa chateação sem fim aqui e vim perguntar apenas por desencargo de consciencia: Se congelou assim, é perda total mesmo ou da pra deixar descongelando e dps segue vida normal, engarrafa e por ai vai?

Valeu!
 
Melhor que jogar fora é esperar descongelar e continuar o processo. Não sei se vc faz priming ou carbonatação forçada, pq se for priming pode ter matado todas as leveduras restantes.
De todo modo continue, só terminando o processo vai notar se deu alguma diferença... e depois conte o que aconteceu
 
Senhores, boa tarde

Agora na hora do almoço fui começar o processo de jogar gelatina na cerveja pra dar uma limpada e para a minha (infeliz) surpresa, houve algum problema com a minha geladeira e tudo que estava na geladeira, congelou. refri, lata de cerveja, carne que coloquei ontem a noite e inclusive a cerveja que estava maturando no balde fermentador.

To numa chateação sem fim aqui e vim perguntar apenas por desencargo de consciencia: Se congelou assim, é perda total mesmo ou da pra deixar descongelando e dps segue vida normal, engarrafa e por ai vai?

Valeu!
Não dá nada não... já aconteceu aqui. Na primeira vez, tirei do freezer e deixei em ambiente 2 dias antes de envasar... essa ficou um pouco turva.
da segunda vez, subi a temperatura do freezer pra 10° e deixei mais 5 dias até descongelar, essa foi a breja mais limpa que já fiz.

obs: não uso e nunca usei gelatina.
 
Se já tivesse terminado a fermentação, e estava no cold, não vejo problema. Inclusive o congelamento e descongelamento, é uma técnica que é falada no canal do Marcelo Fenol para obter melhor clarificação, que eu faço sempre.
 
Eu subo a temperatura da geladeira e deixo chegar naturalmente nos 3º/ 4º e parto pro envaze. fica sempre bem clarinha.
 
meu caro, lance normal, segue o jogo!

Já congelei aqui tbem, foi só descongelar, deixar mais uns dias maturando e só tomar.

no meu caso, tava pronta e carbonatada.
 
Back
Top