Cerveja com sal/cerveja salgada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

felipedreher

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
60
Reaction score
18
pessoal, não sei se essa discussão cabe aqui ou na parte de receitas. acontece que quero fazer uma cerveja salgada. andei lendo e vi que tem um "estilo" alemão de alta fermentação que leva trigo chamado "Gose". eles não necessariamente adicionam sal na receita, mas outros produtos que dão essa característica.

não quero produzir um clone. minha ideia é fazer uma pale ale, normalzinha mesmo, e jogar sal de cozinha no final da fervura. as dúvidas são:

- qual a proporação de sal por litro de mosto?
- que impactos isso pode ter na química da água/mosto?
- como isso poderia afetar a atuação do fermento?

obrigado.
 
Num dos meus tratamentos Burt-on-Trent, andei dando uma caprichada no NACl, além dos outros milhões de sais. Coloquei uma quantidade beeeeeeem "generosa" de NACl, propositadamente.
Acabei com uma PA com um ton final sutilmente salgado. Ficou sensacional!
Cl- homeopático ajuda a dar enfase no malte. Por outro lado, o exagero pode prejudicar a fermentação.
 
Te informa, principalmente, como o sal vai afetar a levedura. Essa seria minha maior preocupação. Vou ver se no livro Yeast fala algo sobre isso.
 
Luis, legal. Confesso que, quando abri esse tópico, não sabia se encontraria resposta ou alguém que já tivesse testado jogar sal em cerveja.

Não querendo abusar, mas queria ver contigo uns pontos:

- quanto foi essa quantidade "bem generosa" de sal na proporção g/L?
- em que momento você adicionou o sal à receita?
- que cepa de fermento e grist de maltes utilizou?
- o sal deu algum reflexo no priming?

Hades, essa questão do fermento é algo que - acho - precisará atenção. se tiver algo no livro e puder compartilhar, será bem-vindo.

Valeu, pessoal.
 
Luis, legal. Confesso que, quando abri esse tópico, não sabia se encontraria resposta ou alguém que já tivesse testado jogar sal em cerveja.

Não querendo abusar, mas queria ver contigo uns pontos:

- quanto foi essa quantidade "bem generosa" de sal na proporção g/L?
- em que momento você adicionou o sal à receita?
- que cepa de fermento e grist de maltes utilizou?
- o sal deu algum reflexo no priming?

Hades, essa questão do fermento é algo que - acho - precisará atenção. se tiver algo no livro e puder compartilhar, será bem-vindo.

Valeu, pessoal.

Faaaaaala Felipe,
então, essa quantidade bem "generosa" de sal era a seguinte:
5g NaCl
4g CaSO4
1g MgSO4
Pra uma receita de 30L.
A ideia era dau um toque final de salgado e realmente consegui.
A água na qual adicionei os sais era bem leve.
Se usar água dura, melhor ter precaução e conhecer bem a concentração de sais originalmente.
Adicionei sal desde o início.
Usei o English Ale da White labs (WLP 002).
Quanto ao priming não posso ter respoder, fiz carbonatação forçada.
No geral, a sensação salina era bem sutil, diferente de só usar 10g de CaSO4 p.ex., que daria uma "secura" exagerada na breja.
Valeu o tratamento e pretendo repetir.
Boa sorte na sua experiência!
:mug:
 
Pensei que os amigos estivessem a falar
do copo de cerveja com sal ao redor da boca do copo
Aqui em Cuiabá é conhecido como c.. de burro
:)
 
Felipe, me empresta o seu tópico rapidinho... Hehehehehehe

Pessoal, dei um vacilo na minha terceira leva. Não uso airlock, uso uma mangueirinha mergulhada numa garrafinha. Normalmente uso álcool, mas desta vez não tinha e usei um recurso que aprendi nos fóruns de hidromel: água com mto sal!

Acontece que fermento na casa da minha mãe e trabalho em outro estado. Quando eu posso, eu mesmo vou lá mudar o set. de temperatura. Quando não, eu ligo e peço pra alguém.
Quando sou eu, na hora do cold crash eu tiro a ponta da mangueira de dentro da água/álcool, mas dessa vez eu esqueci de pedir pra pessoa tirar.

Dai td mundo já sabe né... A temperatura caiu e sugou a água salgada pra dentro do balde! Quando vi a garrafinha vazia já botei a mão na cabeça! Provei e foi dito e feito: cerveja salgada!

Não ficou sal puro, mas tbm não da pra dizer que ficou "levemente" salgada. Como a leva eh de 5l, os 100ml, sei lá, de água salgada deixaram a leva salgada msm.

A minha dúvida é, será que na refermentacao na garrafa esse sal pode atenuar?
Alguém tem alguma dica?

A receita era de uma Blonde Ale belga.

Obrigado desde já!
 
Felipe, me empresta o seu tópico rapidinho... Hehehehehehe

Pessoal, dei um vacilo na minha terceira leva. Não uso airlock, uso uma mangueirinha mergulhada numa garrafinha. Normalmente uso álcool, mas desta vez não tinha e usei um recurso que aprendi nos fóruns de hidromel: água com mto sal!

Acontece que fermento na casa da minha mãe e trabalho em outro estado. Quando eu posso, eu mesmo vou lá mudar o set. de temperatura. Quando não, eu ligo e peço pra alguém.
Quando sou eu, na hora do cold crash eu tiro a ponta da mangueira de dentro da água/álcool, mas dessa vez eu esqueci de pedir pra pessoa tirar.

Dai td mundo já sabe né... A temperatura caiu e sugou a água salgada pra dentro do balde! Quando vi a garrafinha vazia já botei a mão na cabeça! Provei e foi dito e feito: cerveja salgada!

Não ficou sal puro, mas tbm não da pra dizer que ficou "levemente" salgada. Como a leva eh de 5l, os 100ml, sei lá, de água salgada deixaram a leva salgada msm.

A minha dúvida é, será que na refermentacao na garrafa esse sal pode atenuar?
Alguém tem alguma dica?

A receita era de uma Blonde Ale belga.

Obrigado desde já!

Oi Fabio,

Não vejo porque o priming iria atenuar o sabor salgado da cerveja, porque não vai ser transformado pela levedura nem nada assim.

Infelizmente as vezes essas cagadas acontecem. Vc pode se considerar com sorte, porque foi uma leva de apenas 5 litros. É chato dizer isso, mas tem vezes que é melhor descartar e fazer uma leva nova...

Abraço
 
Imaginei, Tiago.

Mas achei que na refermentacao a levedura pudesse metabolizar um pouco desse sal.. Mas já engarrafei consciente q era uma leva perdida. Já tava la, com as garrafas limpas.. Então só tinha a perder o tempo e as tampinhas.. Heheheheh

Vou esperar pra ver. Vou provando a cada 15 dias pra ver se tem alguma melhora..

Obrigado, Tiago!
 
Olá, aqui onde moro é comum tomar as kaiser-skol-antartica com limão e sal, (fura o fundo da lata como se fosse uma peneira e faz um furo do lado maior para poder beber, coloca sal grosso de forma que não entre na lata e espreme o limão por cima do sal), então acho que uma receita com um fermento mais citrico seria o ideal, uma pale acho que ficaria estranho
 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Erick,

Obrigado pela dica! Vou tentar espremer limão na minha. O sal já tem! Hehehehe
 
Back
Top