Cerveja com muita pouca espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedroqc

Member
Joined
Aug 11, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Bom dia pessoal!

Engarrafei minha primeira cerveja (uma APA) na sexta feira passada, dia 25/09 e deixei na temperatura ambiente (dia +/30° e noite +/- 17°). Ontem a pressão na garrafa chegou a 2,6 no manômetro e coloquei na geladeira com medo de explodir. Hoje destampei uma garrafa pra ver como estava, mas ficou com pouquissimo gas... onde posso ter errado? Temperatura da refermentacao, talvez?
Segue links da cerveja.

https://www.dropbox.com/s/gorz3n5qgifbg8w/20151003_222226.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/6kagjdk7hc4lz63/20151003_222427.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/cwa4dzj1tznzgi0/20151003_222439.jpg?dl=0

Obrigado,
Abraços
 
1- Não te preocupe com explodir a garrafa com essa pressão. Engarrafei leva com 5 BAR e não explodiu. O importante é você ter certeza que atenuou bem antes de engarrafar.


2- Quando vc faz o priming acontecem duas coisas distintas: Primeiro o consumo do açúcar produz CO2 e aumenta a pressão do teu manómetro, depois esse CO2 vai dissolver no liquido e essa pressão vai baixar. Um dia de refrigeração é quase nada pra carbonatar a tua cerveja. Pra ficar legal vai pelo menos uma semana.
 
Pessoal, aproveitando o tópico, eu fiz uma oktoberfest Usei whirlfloc, fiz a fermentação primaria 15 dias a 14°, e depois a secundária mais 15 dias a 12°. e troquei de balde entre as fermentações. No envase eu fiz o primming com açúcar invertido proporção de 6g por litro tbm. Esta maturando a 5° a 30 dias, hoje abri uma e ela esta uma delicia porem com pouquíssimo gás... Onde pode ser que eu errei?
 
A 5ºC o fermento não vai trabalhar... Tem que ser em temperatura de fermentação..

Em tempo, esses dias a 12ºC praticamente não aconteceu nada com a cerveja.. Leia mais sobre temperatura de fermentação, maturação, etc...

Abraço.
 
Não.. na verdade vai ser a solução..

Olha só, pelo que vi, você utilizou fermento ALE na sua cerveja.. Logo, esse fermento trabalha em temperaturas "altas", entre 12 e 25ºC (genericamente falando). Você fermenou a 14ºC, fazendo o fermento trabalhar lentamente e gerando poucos ésteres (fermento ALE no geral é assim)..

Daí quando acabou a fermentação (muito provavelmente a fermentação acabou antes dos 15 dias), você baixou a temperatura da cerveja. E o que acontece quando você faz isso? Nada.. o fermento que já não tinha muito poder de fazer alguma coisa, afinal não tem comida fácil pra ele nesse líquido, tem a existência de álcool que atrapalha a vida do fermento.. baixando a temperatura você diminui a força de vontade do fermento.. então ele não faz mais nada, entendeu?

Daí você adicionou comida fácil pra ele (açúcar).. mas diminuiu a temperatura, colocou numa temperatura que faz ele dormir... então ele ta lá dormindo e o açúcar continua na sua cerveja..

Ah, e o gás que tem na cerveja já tinha antes de você colocar o açúcar.. é o tal do gás "residual"..

Abraço!
 
Na verdade eu usei fermento lager, e segui as temperaturas do beersmith.. A fermentação ocorreu perfeitamente atenuou certinho...somente o gás que esta dando o problema.
 
Ah, blz...

Mas o conteúdo do meu post continua válido... Baixar a temperatura depois da fermentação diminui a atividade do fermento... E deixar a 6ºC, mesmo fermento lager, vai fazer o fermento não consumir o açúcar do priming...

Acho que você deve deixar as cervejas em 14ºC..
 
Back
Top