Cerveja com leavin

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaos

Member
Joined
Jun 13, 2016
Messages
7
Reaction score
0
Fala galera!

Alguém aqui sabe se funciona/já teve alguma experiência com "fermento caseiro"? Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas sei que da pra criar diversos tipos de fermento.

Abraço
 
Boa tarde o fermento caseiro tipo leavin eu já usei para pães nunca para cerveja... o processo é fácil de fazer a cultura.. se colocar no Google passam varias dicas... mas acredito que para cerveja seria meio complicado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Fala galera!

Alguém aqui sabe se funciona/já teve alguma experiência com "fermento caseiro"? Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas sei que da pra criar diversos tipos de fermento.

Abraço

Volta e meia surge alguém com essa pergunta, e no final, a conclusão é sempre a mesma.

Levain é bom pra fazer pão.

Não serve pra fazer cerveja porque a colônia é impura e as bactérias acabam por destruir totalmente a bebida.
 
Fala galera!

Alguém aqui sabe se funciona/já teve alguma experiência com "fermento caseiro"? Não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas sei que da pra criar diversos tipos de fermento.

Abraço

Bom dia, amigo! Como vão as brassagens?
Obrigado pela pergunta, nunca tinha ouvido falar sobre esse tipo de fermento e isto vai me render muita pesquisa.
Não vou poder opinar sobre isto, pela falta de experiência, mas gostaria de deixar minha opinião sobre o geral.
Se você acha viável, quer ter a experiência: faça. Muitos aqui no fórum vão te desincentivar, dizer o que deve ou não deve fazer, como se fossem donos dos fermentadores alheios.
Diversas coisas perguntei pesquisei aqui no fórum antes e só vi comentários negativos. Em alguns, depois de experimentar, posso afirmar que tinham razão e me ajudou a entender e pesquisar os motivos disto. Mas em muitos outros tive sucesso naquilo que diziam que não daria certo.
Adoro todos aqui do fórum, jamais falaria mal de ninguém, sempre me ajudaram, mas em alguns pontos você precisar fazer experiências e não ir somente no que dizem.
Então, se quer experimentar, manda bala, tente com uma leva pequena, de 5 ou 10 litros, busque uma receita barata, para caso der errado perder pouco $ e experimente. Se puder gerar relatórios sobre isto, seria ótimo, não somente para você, mas para todos, pois, ao compartilhar e dizer se dá ou não certo, vai ter um bom embasamento para isto, com testes que todos podem repetir e confirmar o que disse.

Abraço e cheers!
 
Back
Top