Cerveja caseira traz riscos a saúde?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rafagbarreto

Well-Known Member
Joined
Mar 29, 2016
Messages
70
Reaction score
19
Ontem estava conversando com um amigo e ele disse que não toma cervejas feitas em casa porque tem medo.
E inclusive citou um caso de uma pessoa que morreu de infecção e uma das suspeitas da causa era uma bactéria que estaria em uma cerveja de trigo feita em casa.
Pesquisando um pouco mais vi que algumas bebidas produzidas sem os devidos cuidados podem gerar metanol, álcool que é extremamente tóxico e doses de cerca de 10ml podem matar um homem.

Sinceramente eu achei bobagem e não acredito que cerveja caseira (mesmo as com pouco controle na produção) possa causar mal a esse ponto. Já vi produções com más condições de fermentação, já tomei cerveja contaminada e nunca aconteceu nada comigo.

Sou cervejeiro caseiro a quase dois anos e tomo muita cerveja artesanal (minhas e de outras pessoas), repasso minhas cervejas pra vários amigos, familiares etc... nunca tive problema e também nunca fiquei sabendo de alguém que teve...

Mas mesmo assim gostaria de me aprofundar no assunto e saber, se possível de fontes confiáveis, se existe algum risco a saúde em tomar cerveja feita em casa.
O que pode causar os problemas e como evita-los.

Sei que estamos em um fórum de cervejeiros caseiros e ninguém gostaria de falar mal do nosso hobbie.
Mas saúde e segurança em primeiro lugar.
Então se alguém tiver alguma informação sobre o assunto vamos compartilhar ae galera!

PS: se alguém tiver informações confiáveis que cerveja feita em casa NÃO traz risco a saúde, por favor, postem também.
 
Ontem estava conversando com um amigo e ele disse que não toma cervejas feitas em casa porque tem medo.
E inclusive citou um caso de uma pessoa que morreu de infecção e uma das suspeitas da causa era uma bactéria que estaria em uma cerveja de trigo feita em casa.
Pesquisando um pouco mais vi que algumas bebidas produzidas sem os devidos cuidados podem gerar metanol, álcool que é extremamente tóxico e doses de cerca de 10ml podem matar um homem.

Sinceramente eu achei bobagem e não acredito que cerveja caseira (mesmo as com pouco controle na produção) possa causar mal a esse ponto. Já vi produções com más condições de fermentação, já tomei cerveja contaminada e nunca aconteceu nada comigo.

Sou cervejeiro caseiro a quase dois anos e tomo muita cerveja artesanal (minhas e de outras pessoas), repasso minhas cervejas pra vários amigos, familiares etc... nunca tive problema e também nunca fiquei sabendo de alguém que teve...

Mas mesmo assim gostaria de me aprofundar no assunto e saber, se possível de fontes confiáveis, se existe algum risco a saúde em tomar cerveja feita em casa.
O que pode causar os problemas e como evita-los.

Sei que estamos em um fórum de cervejeiros caseiros e ninguém gostaria de falar mal do nosso hobbie.
Mas saúde e segurança em primeiro lugar.
Então se alguém tiver alguma informação sobre o assunto vamos compartilhar ae galera!

PS: se alguém tiver informações confiáveis que cerveja feita em casa NÃO traz risco a saúde, por favor, postem também.
Metanol só se forma em níveis consideráveis por presença de celulose/madeira em processos de destilação (ou seja, não é com a cerveja).

Já a chance se haver alguma bactéria que realmente cause patologia no ser humano é algo tão pequeno e improvável (pela presença de álcool, pelo pH baixo da cerveja pronta, etc) que chega a ser menor que a maioria dos alimentos de consumo cotidiano.

No entanto, não tenho referências pra te mandar em relação ao metanol, mas é só pesquisar.

Abraço,
 
O pior que aconteceu comigo foi dor de barriga e garrafa explodindo! Geralmente uma cerveja com algum problema mais sério fica intragável. Aliás, acho que essa questão da garrafa explodindo é um problema ocasional entre homebrewers e pode ser bem mais perigoso que a bebida em si.

Existem práticas que podem ser nocivas sim na cerveja. Usar plástico não alimentício na bomba que circula mosto quente é uma delas (muita gente faz isso). Chiller de cobre sem sanitização correta, panela de alumínio sem sanitização correta... Eu mesmo comprei um fundo falso que liberava um tipo de cola escura/metálica, que mais tarde fui saber que usaram pra não oxidar após furar a chapa. Se isso cai na cerveja, com certeza não é bom pra saúde.

Um capítulo à parte pra mim é a sanitização das garrafas usadas. Além de passar sanitizante, tem que fazer uma limpeza pesada dentro de garrafas mais velhas. Eu faço isso acoplando a escova de crina grande numa furadeira, o que garante que partes "grudadas" dentro da garrafa saiam numa boa.

No mais, acho que corremos mais riscos com outros alimentos do que com cerveja!
 
Interessante, já li sobre esse tema uma opinião contrária a sua. Um material divulgava que a cerveja artesanal, por não passar pelo processo de pasteurização, continha proteínas ou algo do gênero que não vou lembrar agora, que faziam bem a saúde.

Como conheço mais gente que bebe cerveja artesanal e não morreu até agora, do que gente que morreu por beber, fico com a teoria desse material kkkk
 
Cerveja é segura sim, tanto é que não estaríamos aqui se na idade média as pessoas bebessem água em vez de cerveja visto que cerveja era muito mais seguro que o a outra opção.

A cerveja é fervida, matando todos os micro-organismos (quase todos) e, depois da fermentação, o álcool e PH evitam a maioria das contaminações. Sim, elas podem acontecer mas as que acontecem são de micro-organismos que não nos causam mal como lactobacilos.

Existem algumas histórias de morte por bebidas feitas de forma artesanal, mas todas que vi tinham relação com adição de componentes tóxicos como metanol e outros tipos de álcool que não o de cereais, histórias geralmente da época de proibição de venda de bebidas alcoólicas no Brasil e Estados Unidos.
 
Se tivesse algum caso sério de danos à saúde humana, relacionados à cerveja artesanal, certamente seriam criadas legislações para proibir o comércio de insumos e equipamentos para homebrewers
 
O único mal que faz é no seu bolso, pq vc vai qurerer sempre comprar aquela pecinha que vc acha q vai deixar a cerveja melhor.......e sempre vai ter uma pecinha pra comprar..........
 
O único mal que faz é no seu bolso, pq vc vai qurerer sempre comprar aquela pecinha que vc acha q vai deixar a cerveja melhor.......e sempre vai ter uma pecinha pra comprar..........

A vida do cervejeiro resumida em duas linhas :D:D

E complemento. No inicio você faz de qualquer jeito e depois vai querendo aprimorar os processos, o que leva a faltar pecinhas kkk
 
O único mal que faz é no seu bolso, pq vc vai qurerer sempre comprar aquela pecinha que vc acha q vai deixar a cerveja melhor.......e sempre vai ter uma pecinha pra comprar..........


auhahuahuhua... História da minha vida...kkk
 
Back
Top