CARTUCHO DE CO2 - recarregar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardocardoso

Active Member
Joined
May 30, 2017
Messages
31
Reaction score
1
Prezados,
Gostaria de saber se existe cartucho de CO2 que eu consiga recarregar no meu cilindro. Preciso de um para usar em post mix, mas não queria comprar descartável.
 
Sem querer desanimar, mas já desanimando (rsrs)... eu nunca vi cartuchos desses pequenos (de 16g), normalmente usados para encher pneus de bicicleta (que são os de rosca) ou em armas de paintball (que são os sem rosca), do tipo recarregável... nem aqui no Brasil, nem nos gringos.

A reutilização é difícil porque esses cartuchos têm um lacre que é rompido quando colocamos ele no dispenser que vai no post mix ou no keg... para você reutilizar você teria que encontrar uma forma de refazer esse lacre de modo a suportar a pressão do CO2 a ser reposto no cartucho... eu, por exemplo, não consigo imaginar uma forma de fazer isso sem ser na gabiarra das brabas e com alto risco à integridade física no manuseio.

Para mim, existem certas situações que a economia não vale o risco.

Se o seu objetivo é ter uma forma de "bombear" a cerveja para fora do post sem ter que levar contigo o cilindro de CO2 suas opções são:

1. comprar esses cartuchos de CO2 descartáveis;
2. comprar um cilindro de CO2 menor (existem cilindros de vários tamanhos, inclusive para menos de 1kg de CO2);
3. ou, no contexto baratex, improvisar com uma bomba manual de bicicleta (veja nos vídeos do Cerveja Fácil que ele faz um esquema desse).

MAS, se optar pela 3a opção, o ideal é consumir toda a breja de uma vez, pois com a bomba você estará colocando para dentro do post uma quantidade considerável de oxigênio e microrganismos.
 
Bom, conforme indicado pelo amigo acima, parece que de fato existe desse mini-cartucho de CO2 recarregável para vender.

https://produto.mercadolivre.com.br...co2-recarregavel-bico-adaptador-p-recarga-_JM

Mas só encontrei esse vendedor e mesmo assim o anúncio está pausado. Outra coisa a se considerar é o valor do investimento (considerando que você tem que comprar cartucho + adaptador enchedor).

Além disso, deve ficar atento ao modelo do cartucho, pois muitos dispensers de cerveja usam o cartucho de rosca (que é vendido para bike), enquanto esse daí é o sem rosca (vendido para paintball)... por isso aconselho pesquisar bastante sobre a compatibilidade desse cartucho com os sistemas para a cerveja.

Se tiver como comprar/trazer de fora talvez compense... pelo aliexpress vi só o cilindro recarregável por $11 dólares + custo de envio (busque por "hunting accessories gun 12g rechargeable CO2 cyliner capsule").

e se decidir por comprar, depois compartilhe suas impressões do produto com o fórum!
 
Prezado colega,

Também procurei que nem um condenado uma versão recarregável do cartucho de CO2.
Achei na plataforma do Alibaba mas a quantidade pra importar é proibitiva para quem não quer comercializar.

De qualquer maneira, achei no ebay uma versão do cartucho de 12g (com rosca) recarregável.
Segue o link: https://www.ebay.com/itm/3-8-thread...=item2ab9b8a174:g:QKoAAOSwBn9bVvQr:rk:20:pf:0
Vale lembrar que este cartucho é projetado para esse fim e não se trata de uma gambiarra.

Daí vc consegue recarregar utilizando um adaptador de refil co2.
Segue o link: https://www.ebay.com/itm/CO2-Refill...=item2ab9b8a168:g:NqcAAOSwhIZbBNT5:rk:34:pf:0

Existe outros modelos mais sofisticados de adaptadores para você efetuar a recarga desse dispositivo com segurança, afinal trabalhar com alta pressão requer muita atenção e cautela.

Espero ter ajudado.
 
Eu to querendo comprar, até pesquisei no ebay, veja esse modelo de cartucho:
https://www.ebay.com/itm/3-8-thread...e=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2060353.m1438.l2649

Pra recarregar eu achei esse adaptador: https://www.ebay.com/itm/Reusable-R...e=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2060353.m1438.l2649
So não sei a questão da pressão como funciona, se o próprio adaptador já controla quanto entra de gás.

Prezados,
Gostaria de saber se existe cartucho de CO2 que eu consiga recarregar no meu cilindro. Preciso de um para usar em post mix, mas não queria comprar descartável.
 
Achei os cilindros de Soda Stream 14oz com excelente preço, também vi essa estação de enchimento, só que não entendi direto como faz para transferir exatamente esses 14oz pro cilindro sodastream, pois a risco de passar mais co2 que ele suporta.

Existe um modelo de cartucho recarregavel já disponível para venda na China.
Vamos importar em uma próxima compra, porem uma outra opção é usar os cartuchos de Soda Stream e usar um recarregador.

https://www.chopp2go.com.br/acessorios1/Valvula-Enchedora-p-Mini-Cilindro-SodaStream

Não recomendo fazer recarga nos cilindros descartáveis com gambiarras....
 
Achei os cilindros de Soda Stream 14oz com excelente preço, também vi essa estação de enchimento, só que não entendi direto como faz para transferir exatamente esses 14oz pro cilindro sodastream, pois a risco de passar mais co2 que ele suporta.
Também achei esse de Soda Stream a melhor opção, encontrou por quanto? Quanto à recarga, por volta de 25 seguntos eles fica cheio, para saber se já está na capacidade máxima tem que ser pesando na balança.
 
Tenho um cilindro de paintball de 400 gramas que usei com adaptador pra recarregar este minicilindro de co2. Na primeira recarga que fiz consegui por 10 gramas no minicilindro de 12g. Porem poucos minutos depois a valvula de recarga estorou e o cilindro disparou e abriu um buraco na minha estante. A valvula de recarga e a mola disparou e me atingiu na barriga fazendo uma leve escoriacao. Levei um esporro da minha noiva que estava no quarto e ouviu a explosao na sala. Mesmo assim fui teimoso e consertei a valvula de recarga usando solda de prata e refiz a recarga coloquei desta vez 3g de co2 no cilindro e ate agora esta tudo bem.
Cuidado quem for usar. Mexer com alta pressao tem seus riscos.
 
Cara, seria bom dar mais detalhes, o que exatamente estourou, o adaptador de recarga ou o mini cilindro? Os dois eram produtos feitos para recarga ou eram adaptações? Vc estava usando regulador de pressão ou encaixou o adaptador direto na válvula topo do cilindro maior?
Tenho um cilindro de paintball de 400 gramas que usei com adaptador pra recarregar este minicilindro de co2. Na primeira recarga que fiz consegui por 10 gramas no minicilindro de 12g. Porem poucos minutos depois a valvula de recarga estorou e o cilindro disparou e abriu um buraco na minha estante. A valvula de recarga e a mola disparou e me atingiu na barriga fazendo uma leve escoriacao. Levei um esporro da minha noiva que estava no quarto e ouviu a explosao na sala. Mesmo assim fui teimoso e consertei a valvula de recarga usando solda de prata e refiz a recarga coloquei desta vez 3g de co2 no cilindro e ate agora esta tudo bem.
Cuidado quem for usar. Mexer com alta pressao tem seus riscos.
 
Cara... tenho um projeto pra isso mas ainda não consegui por em prática apesar de ser simples pois não tenho nenhum cartucho usado aqui...... Seria mais ou menos assim:
Antes de mais nada, TENHA EM MENTE OS LIMITES DE PRESSÃO SUPORTADOS PELO SEU MINI REGULADOR E CARTUCHO
Você precisará de um mini regulador com um cartucho vazio e um espigão que tenha a mesma rosca do ball lock aonde o mini regulador é conectado (ou um carbonator pet com espigão interno).

1. Remover o mini regulador do balllock com um cartucho usado conectado nele, e conectar o espigão no lugar do ball lock;
2. Regular o cilindro de CO2 para uma pressão baixa e conectar a mangueira na entrada onde ia o ball lock do mini regulador. Se você tiver um carbonator pet com o espigão interno poderá usar ele, sem remover o mini regulador do ball lock. (não abrir ainda o cilindro);
3. Virar o cilindro de CO2 de cabeça para baixo, e abrir bem vagarosamente. Nesse momento, parte do CO2 do cilindro deve parar na válvula do mini regulador (a mesma é de duas vias) em direção ao cartucho, aumentando a leitura do manômetro do mini regulador;
4. Quando a pressão se igualar, vá abrindo aos poucos a pressão do regulador de baixa do seu cilindro até atingir a pressão desejada;
5. Abra devagar o mini regulador. Nesse momento parte do gás pressurizado irá passar para o cartucho. Pare quando chegar na pressão que deseja, fechando o mini regulador;
6. Tenha em mente que ainda tem pressão entre o cilindro e o mini regulador. Feche o cilindro e alivie a pressão no regulador do cilindro antes de remover a mangueira para evitar acidentes chicoteísticos;
7. Se deu certo, seu mini regulador estará pressurizado com o gás que passou para o cartucho (porém o manômetro estará marcando zero). Daí aqui tem o pulo do gato:
8. Coloque a breja no seu postmix e pressurize ele com a pressão um pouquinho maior do que usará para serviço. Assim, economizará gás do cartucho. Já fiz isso e quase dobrou a quantidade de breja que consegui extrair - fica a dica!
9. conecte seu mini regulador no postmix de novo, (notará que o manômetro do mini regulador indicará a pressão que você colocou previamente no postmix) e comece o serviços de bebedeira. Quando notar que a pressão de serviço está baixa, apenas regule o mini regulador para a pressão de serviço de novo e pronto!

Lembre-se que eu ainda não testei na prática, mas tenho 90% de certeza que irá funcionar. Se der certo, poste os resultados!
#louzano
 
Edgar, é uma boa ideia! Pelo menos em tese, ja que esse negócio de pressão sempre surpreende kkkkk.

Ainda na teoria, um ponto de possível problema talvez seja o item 1 da sua descrição: será que o espigão (mesmo com abraçadeiras) segura a pressão da cápsula quando esta for enchendo?
 
Edgar, é uma boa ideia! Pelo menos em tese, ja que esse negócio de pressão sempre surpreende kkkkk.

Ainda na teoria, um ponto de possível problema talvez seja o item 1 da sua descrição: será que o espigão (mesmo com abraçadeiras) segura a pressão da cápsula quando esta for enchendo?
Segura, pois o mini regulador possui uma rosca nessa conexão. Seria um espigão com rosca 1/4 macho (no caso do meu aqui) e a pressão não seria tanta assim.. No máximo uns 4Kg, indo aos poucos... Mas como você disse, pressão sempre surpreende! Vou comprar uns cartuchos aqui pra fazer esse teste. Fiquei mais curioso agora que revivo essa idéia!
 
Excelente, Edgar. Com essa rosca a situação é outra! Se conseguir testar, fala para nós o que achou!!
Não esqueça de gelar bem o cartucho e esquentar o cilindro no sol... qualquer grama a mais conta kkkkkkkk ;)
 
Excelente, Edgar. Com essa rosca a situação é outra! Se conseguir testar, fala para nós o que achou!!
Não esqueça de gelar bem o cartucho e esquentar o cilindro no sol... qualquer grama a mais conta kkkkkkkk ;)
Boa, não tinha pensado nisso! Isso é o bom de expor as idéias! sempre alguém comenta algo que você deixou passar! Vou gravar um vídeo com o processo!
 
Caraca se você fosse de SP ia pedir um cilindro desse aí vazio kkk.. Vou comprar um essa semana pra fazer o teste, talvez demore um pouco o vídeo porque vou ter que usar ele primeiro né! Mas valeu, assim que postar o vídeo no meu Canal aviso vocês...
 
Estou pensando em fazer diferente, tenho um cilindro de alumínio, testado para 40 Bar.
Estou querendo fazer um mosto, fermentar sobre a máxima pressão e usar esse co2 gerado para encher o cartucho de 16 gramas. Me diz se esse último processo sugerido deu certo
 
Back
Top