Carbonatar postmix em temperatura atual ou de servir

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Felipe1

Active Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
37
Reaction score
3
Boa noite pessoal.
Estou usando um postmix desde o fim de semana passado. Estou com uma dúvida de volume inserido de CO2 e temperatura.
Embarrilei minha APA no domingo. Como era a primeira vez acabamos demorando muito e a cerveja esquentou. Domingo a noite coloquei o postmix na geladeira a 5C. Ontem estava a 15C hoje foi para 9C (estou retirando o Chopp e medindo com termômetro). Pretendo beber de 1C a 2C.
Quando eu for carbonatar sigo a pressão recomendada para a temperatura que está hoje ou na temperatura que irei beber?
Uma segunda dúvida. Para fazer estes testes de temperatura estou retirando chopp na pressão usada para carbonatar, por volta de 1 ATM. Fico com receio de ficar retirando e reinserindo gás para testar, pois quero que o cilindro (4Kg) dure. Alguém pode me informar se realmente essas cargas para encher o headspace tem um volume significativo no volume total do cilindro (4Kg).
Obrigado,
Felipe
 
Boa noite pessoal.
Estou usando um postmix desde o fim de semana passado. Estou com uma dúvida de volume inserido de CO2 e temperatura.
Embarrilei minha APA no domingo. Como era a primeira vez acabamos demorando muito e a cerveja esquentou. Domingo a noite coloquei o postmix na geladeira a 5C. Ontem estava a 15C hoje foi para 9C (estou retirando o Chopp e medindo com termômetro). Pretendo beber de 1C a 2C.
Quando eu for carbonatar sigo a pressão recomendada para a temperatura que está hoje ou na temperatura que irei beber?
Uma segunda dúvida. Para fazer estes testes de temperatura estou retirando chopp na pressão usada para carbonatar, por volta de 1 ATM. Fico com receio de ficar retirando e reinserindo gás para testar, pois quero que o cilindro (4Kg) dure. Alguém pode me informar se realmente essas cargas para encher o headspace tem um volume significativo no volume total do cilindro (4Kg).
Obrigado,
Felipe
Vc tem que ESTABILIZAR o barril com pressão adequada a temperatura em que ele será carbonado.

Uma vez estabilizado, para manter a carbonatação, vc tem que mantê-lo na pressão adequada para a temperatura em que ele se encontra.

Exemplo, se eu deixo um barril estocado a 5 graus, sei que ele deve ficar por volta de 1 Bar, e se eu tirar da câmara fria e deixar fora, sei que para manter exatamente a mesma carbonatação, eu devo conferir se ele está sempre por volta de uns 2 Bar.

Abraço,
 
Vc tem que ESTABILIZAR o barril com pressão adequada a temperatura em que ele será carbonado.

Uma vez estabilizado, para manter a carbonatação, vc tem que mantê-lo na pressão adequada para a temperatura em que ele se encontra.

Exemplo, se eu deixo um barril estocado a 5 graus, sei que ele deve ficar por volta de 1 Bar, e se eu tirar da câmara fria e deixar fora, sei que para manter exatamente a mesma carbonatação, eu devo conferir se ele está sempre por volta de uns 2 Bar.

Abraço,

Obrigado pela ajuda @Guenther

Acho que eu entendi. Se a temperatura subir a cerveja se tornará menos solúvel, portanto parte do CO2 ira para o head space. Posso considerar que inverso também acontecerá? Se descer a temperatura o CO2 sairá do Head Space e ira para o liquido?

Para exemplificar posso usar minha situação. Vamos supor que minha temperatura ambiente é de 18C e quero carbonatar em 2,6 Vol de Co2. Preciso estabilizar em 2 Bar para garantir meu 2,6 Vol em 18C.

Porém quero ter o mínimo de trabalho possível, portanto irei carbonatar e sacudir em apenas 1 dia. Entendo que se eu ao invés de estabilizar em 2 Bar eu poderia estabilizar em apenas 1Bar e deixar a cerveja a 18C em 1,64 Vol.
Irei colocar o Postmix na geladeira (5C) no dia 1 para beber apenas no dia 3. A pressão de 1 Bar que antes me dava 1,64 Vol no dia 1, ira me dar 2,6 Vol no dia 3 pois a temperatura estará em 5C, correto? Assim não preciso ficar reajustando o volume toda vez que eu passar da temperatura ambiente para refrigerado, já que não cabe cilindro + post mix na minha geladeira.

Abraço
 
Obrigado pela ajuda @Guenther
Se a temperatura subir a cerveja se tornará menos solúvel, portanto parte do CO2 ira para o head space. Posso considerar que inverso também acontecerá? Se descer a temperatura o CO2 sairá do Head Space e ira para o liquido?

Nem li o resto... vamos focar só no entendimento dessa parte aqui, que se vc entender, talvez o resto fique claro.

Vamos fazer de forma bem didática, e pra isso vou usar uns números bem esdrúxulos.... vamos dizer que vc carbonatou um barril, e que ele estabilizou a 1 Bar, e está a 5 graus de temperatura.

Digamos que vc tivesse como contar a quantidade de moléculas de CO2 que estão voando no Headspace, e contar quantidade de CO2 que está aqüefeito na cerveja.
i
Digamos que após a contagem, vc descobriu que no headspace tem 10 moléculas, e no líquido tem 90 moléculas.

Aí vc tira o barril da câmara fria, e ele sobe a temperatura de 5 graus, pra 20 graus.

Você mede a pressão do barril e agora nota que está a 2 Bar de pressão.

Se vc novamente medir a quantidade de móléculas que estão no headspace, e no líquido, agora, sabe qual será o resultado? Igual... exatamente a mesma quantidade de CO2 no headspace, e no líquido.

E aí vem a pergunta de outro: "Tá Guenther, mas pq a pressão aumenta?"

Pq a temperatura aumenta o volume que cada molécula de CO2 ocupa, é como se as 10 moléculas de CO2 no headspace que antes eram do tamanho de uma bolinha de golfe, agora, com temperatura mais alta, ocupem cada uma o volume de uma bola de tênis.... então o que acontecce? A pressão que elas fazem... é maior! Mas a carbonatação, que efetivamente é a quantidade de moléculas dissolvida no líquido, muda? Não.

Em anexo vai um dos slides que uso no workshop sobre carbonatação que explica exatamente isso.

Abraço,
 

Attachments

  • carb.png
    carb.png
    443.4 KB · Views: 98
Entendi sua segunda explicação @Guenther. Mas parece que ela diverge da primeira. Pois de acordo com a primeira explicação eu deveria conferir e adaptar a pressão caso a temperatura mudasse. E de acordo com a segunda é só carbonatar adequadamente por uma unica vez.

Abraço,
Felipe1 está online
 
Entendi sua segunda explicação @guenther. Mas parece que ela diverge da primeira. Pois de acordo com a primeira explicação eu deveria conferir e adaptar a pressão caso a temperatura mudasse. E de acordo com a segunda é só carbonatar adequadamente por uma unica vez.

Abraço,
 
Entendi sua segunda explicação @guenther. Mas parece que ela diverge da primeira. Pois de acordo com a primeira explicação eu deveria conferir e adaptar a pressão caso a temperatura mudasse. E de acordo com a segunda é só carbonatar adequadamente por uma unica vez.

Abraço,

O que o @Guenther quis dizer é que depois de carbonatada (a 5ºC e 1 Bar, se tu aquecer para 20ºC terás 2,2 Bar de pressão) tu terás que manter o barril pressurizado na mesma pressão para a extração. Então se ele estiver gelado, todo os sistema deve ficar por volta de 1 Bar. Se ele estiver quente e usando uma chopeira (por exemplo), toda a linha deve estar a 2,2 Bar.
 
Boa noite pessoal.
Estou usando um postmix desde o fim de semana passado. Estou com uma dúvida de volume inserido de CO2 e temperatura.
Embarrilei minha APA no domingo. Como era a primeira vez acabamos demorando muito e a cerveja esquentou. Domingo a noite coloquei o postmix na geladeira a 5C. Ontem estava a 15C hoje foi para 9C (estou retirando o Chopp e medindo com termômetro). Pretendo beber de 1C a 2C.
Quando eu for carbonatar sigo a pressão recomendada para a temperatura que está hoje ou na temperatura que irei beber?
Uma segunda dúvida. Para fazer estes testes de temperatura estou retirando chopp na pressão usada para carbonatar, por volta de 1 ATM. Fico com receio de ficar retirando e reinserindo gás para testar, pois quero que o cilindro (4Kg) dure. Alguém pode me informar se realmente essas cargas para encher o headspace tem um volume significativo no volume total do cilindro (4Kg).
Obrigado,
Felipe

Dá uma olhada nesse vídeo que explica bem a parte científica da coisa toda:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=n8FYSdbcULk[/ame]

O Jamal vai postar mais 2 vídeos em sequencia a esse...

[ ]´s
 
Ficarei no aguardo dos videos, mas já entedi o que tenho que fazer. Obrigado pela ajuda pessoal.
 
Entendi sua segunda explicação @guenther. Mas parece que ela diverge da primeira. Pois de acordo com a primeira explicação eu deveria conferir e adaptar a pressão caso a temperatura mudasse. E de acordo com a segunda é só carbonatar adequadamente por uma unica vez.

Abraço,
Não Felipe..... nos dois casos a carbonatação só precisa ser feita uma vez.............. o que quero dizer é que vc deve levar a temperatura em conta pra saber qual pressão deve usar para manter no mesmo nível de carbonatação.
 

Latest posts

Back
Top