Carbonatação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Robzatto

Member
Joined
Jul 24, 2020
Messages
6
Reaction score
0
Location
Sorocaba/SP
Boa tarde brothers cervejeiros. Estou com uma duvida !
Fiz uma brassagem de uma belgian Ale , Og 1058 e Fg 1010 .
Envasei utilizando primming em garrafas de 300ml com 2,5ml de primming .
Já se passaram 15 dias do envase e não carbonatou quase nada , a temperatura media ambiente está em 20 e 22C° ?
Será que a quantidade de primming foi pouca ? Abraços e boas brejas !
 
Essas garrafas de 300ml eu não recomendaria para priming... Eu mesmo já tive problemas de demorar mais de 30 dias pra carbonatar bem pouco.. Quando tive esse problema pela segunda vez resolvi pesquisar e achei várias informações e relatos sobre isso aqui mesmo no fórum.
 
Aqui no Brasil , é mais comum utilizar açucar em calda , utilizamos medidas em ml, mililitros . mas 2,5 ml em g/l é igual a 2,5g/L.
É comum usar açúcar em calda.... mas depende de como você faz sua calda. Quanto de açúcar colocou e quanto de água ?

Seus 2,5 ml são 2,5g/L ou são 2,5g na garrafa de 300 mL (1g por mL)??
2,5 g/L é muito pouco
2,5g em 300 mL é mais de 8g/L, o que é muito
 
Aqui no Brasil , é mais comum utilizar açucar em calda , utilizamos medidas em ml, mililitros . mas 2,5 ml em g/l é igual a 2,5g/L.

Bom, do pessoal que eu conheço, e aqui pelo fórum mesmo, o mais comum é g/l, mas tem gente que faz como você disse, dissolve tudo, calcula a concentração e usa as medidas em ml, colocando de garrafa em garrafa.

É muito mais fácil errar fazendo esse processo, melhor misturar o priming com a cerveja toda e depois engarrafar.

Recomendo a leitura deste tópico aqui:

PRIMING - Misture a cerveja na calda, E NÃO a calda na cerveja
 
Eu estou colocando açúcar direto na garrafa. Abri uma com 7 dias já estava carbonatada, com 10 dias estavam perfeitas. Achei melhor pois todas as garrafas ficaram iguais e diminui as chances de oxidação.
 
Eu estou colocando açúcar direto na garrafa. Abri uma com 7 dias já estava carbonatada, com 10 dias estavam perfeitas. Achei melhor pois todas as garrafas ficaram iguais e diminui as chances de oxidação.
Garrafas de 300ml? Se não, não se aplica à dúvida do nosso brother... E não, não diminui nenhuma chance de oxidação... Essa se dá principalmente no momento de passar do fermentador para a garrafa... E pelo contrário.. o líquido, "mergulha de uma vez no mosto", já o pó "mergulha vagarosamente liberando oxigênio enquanto afunda"...
 
Garrafas de 300ml? Se não, não se aplica à dúvida do nosso brother... E não, não diminui nenhuma chance de oxidação... Essa se dá principalmente no momento de passar do fermentador para a garrafa... E pelo contrário.. o líquido, "mergulha de uma vez no mosto", já o pó "mergulha vagarosamente liberando oxigênio enquanto afunda"...

Desculpa, fiz em garrafas de 600 e 500 ml. Quanto a oxidação, eu adiciono o açúcar na garrafa e depois faço o envase, então não é pó mergulhando. Não transfiro a cerveja em baldes para fazer o priming. Do fermentador vai direto para a garrafa. Menos processo, menos exposição, menor a chance de oxidação. ;)
 
Eu tenho feito na caçulinha, coloco açucar com funil e depois mando o líquido por cima e tem carbonatado bem. Uso 2.1 gr por garrafinha e ficam prontas em 15 ou 20 dias no verão, temperatura média interna, do verão, é de 26ºC. Mas ocorre que agora no inverno a temperatura interna está na média de 11ºC, aí demora mais de 30 dias.
 
Eu tenho feito na caçulinha, coloco açucar com funil e depois mando o líquido por cima e tem carbonatado bem. Uso 2.1 gr por garrafinha e ficam prontas em 15 ou 20 dias no verão, temperatura média interna, do verão, é de 26ºC. Mas ocorre que agora no inverno a temperatura interna está na média de 11ºC, aí demora mais de 30 dias.
 
Eu tenho feito na caçulinha, coloco açucar com funil e depois mando o líquido por cima e tem carbonatado bem. Uso 2.1 gr por garrafinha e ficam prontas em 15 ou 20 dias no verão, temperatura média interna, do verão, é de 26ºC. Mas ocorre que agora no inverno a temperatura interna está na média de 11ºC, aí demora mais de 30 dias.
Valeu brother ! Era essa duvida , que eu tinha . Sempre fiz primming e nunca havia demorado tanto assim para carbonatar . acho que vou utilizar o bom e velho aquecedor para fazer chegar a 25C° pelo menos . Boas brejas a todos !
 
É comum usar açúcar em calda.... mas depende de como você faz sua calda. Quanto de açúcar colocou e quanto de água ?

Seus 2,5 ml são 2,5g/L ou são 2,5g na garrafa de 300 mL (1g por mL)??
2,5 g/L é muito pouco
2,5g em 300 mL é mais de 8g/L, o que é muito
Brother geralmente faço o primming assim ! Coloco 150g de açucar e 150ml de agua , fervo deixo esfriar , e com uma seringa adiciono 2,5ml em uma garrafa de 300ml . Geralmente carbonata entre 5 e 10 dias . Mas desta vez demorou muito , mas dever ser porque a temperatura está baixa , medi e está em 19C° de dia e a noite chega em 15,16C°. Boas brejas brother !
 
Boa tarde brothers cervejeiros. Estou com uma duvida !
Fiz uma brassagem de uma belgian Ale , Og 1058 e Fg 1010 .
Envasei utilizando primming em garrafas de 300ml com 2,5ml de primming .
Já se passaram 15 dias do envase e não carbonatou quase nada , a temperatura media ambiente está em 20 e 22C° ?
Será que a quantidade de primming foi pouca ? Abraços e boas brejas !

Brother geralmente faço o primming assim ! Coloco 150g de açucar e 150ml de agua , fervo deixo esfriar , e com uma seringa adiciono 2,5ml em uma garrafa de 300ml . Geralmente carbonata entre 5 e 10 dias . Mas desta vez demorou muito , mas dever ser porque a temperatura está baixa , medi e está em 19C° de dia e a noite chega em 15,16C°. Boas brejas brother !
Faço PRIME de outra forma e como disse o cervejeiro ai acima, devemos colocar a cerveja na calda e não o contrário:
Pelo volume de líquido para engarrafar, suponhamos que sejam 50 litros, quero por 5,5 gramas por litro(gpl):
será: 50 x 5,5 = 275 gpl porém, sempre faço a mais, prefiro que sobre calda do que falte, então calculo como se fosse engarrafar 60 litros:
60 x 5,5 = 330 gpl ------> esse número, 330, multiplico por três, que será: 990 > é o volume de água para as 330g de açúcar.
Assim sendo, pego o erlenmeyer coloco 990 ml de água e marco por fora com uma caneta o nível. Feito isso, jogo fora essa água e coloco as 330 gramas de açúcar no vidro e verto água previamente declorada e fervida acertando o volume marcado, que é de 990 ml, coloco um pouco a mais e levo ao fogo, deixo ferver por uns 10 minutos para esterilizar o açucar e acertar o nível da água no erlenmeyer. Dai faço o seguinte cálculo, tudo na base da velha e boa regra de três: se para 60 litros uso 990 ml de calda de açúcar, para
1 litro uso X ml de calda de acúcar fica: 990 x 1 / 60 = 16,5 ml de calda por litro.
Para garrafa de 0,6 l --> 60 l --- 990
0,6 --- X = 9,9 ml de calda por garrafa.
Para garrafa de 0,355 l --> 60 l --- 990
0,355 l --- X = 5,85 ml de calda por garrafa.
Assim por diante, é só adequar o volume de água e a quantidade de açúcar com a qual será feito o prime.
Coloco as medidas acima garrafa por garrafa e monitoro a pressão interna com manômetro, sem me fiar muito neles, calculo com o tempo e a temperatura junto.
OBS: uma observação especial que fiz e repasso para vocês, se a calda for usada morna, 35 até uns 40 º C, é melhor em dois aspectos, são eles: como aplico com seringa hipodérmica, garrafa por garrafa, o êmbolo funciona com mais suavidade, dando precisão na dose aplicada; o outro aspecto, é que com a calda morna no fundo da garrafa, ao vertermos a cerveja, ela fará certa quantidade de espuma, vejo isso como um fator de proteção, isolamento do líquido ao oxigênio até o momento de tamparmos a garrafa.
Espero ter contribuído com alguma prática, se alguém quiser corrigir algum erro sinta-se à vontade.
Forte abraço à todos e que o único amargor em nossas vidas seja do lúpulo.
 
Back
Top