Carbonatação weiss

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
ola pessoal,

Fiz minha primeira weiss e ficou deliciosa, banana bem acentuada do jeito que eu gosto.

Só estou com uma duvida a respeito da carbonatação

Ficou bem carbonatada, forma uma espuma legal, porem quando estou bebendo até a metade do copo, o gás está bem legal e acentuado, mas tipo quando está ainda na metade do copo parece que o gas vai quase todo embora.

Formou uma carbonatação legal mas após abrir e colocar no copo ela não dura muito tempo, dura no maximo até eu beber metade do copo.

tem algum jeito de corrigir isso?

Ja percebi isso em muitas weiss ou quase todas que ja tomei.

Rampas usadas:

15 mim 45 graus

15 mim 55 graus

1 hora 68 graus

Vejo muitas pessoa falando sobre a rampa em 55 graus uns dizem que deve fazer outra dizem que não, então fiz outra semana passada em fui direto para os 68 sem fazer rampas para ver se muda algo.

o que acham?

m2KhD3.jpg
 
@sergiobrid,

Carbonatação vc está se referindo à quantidade de gás que tá presente na cerveja mesmo? Nunca vi de cerveja bem carbonatada perder a carbonatação tão rapidamente. Pode ser que no seu caso o gás não tenha se dissolvido no líquido ainda, devido a pouco tempo de acondicionamento. Mas teria uma sensação de pouco gás imediatamente, nesse caso.

Em weiss eu não tenho feito parada protéica, porque como sempre usamos grãos bem modificados e há a parada do ácido ferúlico, na subida para a temperatura de sacarificação o mosto costuma a ficar de 5 a 10 minutos na faixa da protease, então se torna desnecessário, ou diria até mesmo prejudicial, fazer uma parada nessa temperatura. A não ser que teu equipamento faça a subida de temperatura rapidamente.
 
talvez seja esse o problema então pois está engarrafada somente á 10 dias hoje, pois é como falei está bem carbonatada forma uma espuma legal como da pra ver na foto, em questao de pouco tempo muito gás do liquido some rapidamente. Vou esperar mais uns dias para ver.
 
ola pessoal,

Fiz minha primeira weiss e ficou deliciosa, banana bem acentuada do jeito que eu gosto.

Só estou com uma duvida a respeito da carbonatação

Ficou bem carbonatada, forma uma espuma legal, porem quando estou bebendo até a metade do copo, o gás está bem legal e acentuado, mas tipo quando está ainda na metade do copo parece que o gas vai quase todo embora.

Formou uma carbonatação legal mas após abrir e colocar no copo ela não dura muito tempo, dura no maximo até eu beber metade do copo.

tem algum jeito de corrigir isso?

Ja percebi isso em muitas weiss ou quase todas que ja tomei.

Rampas usadas:

15 mim 45 graus

15 mim 55 graus

1 hora 68 graus

Vejo muitas pessoa falando sobre a rampa em 55 graus uns dizem que deve fazer outra dizem que não, então fiz outra semana passada em fui direto para os 68 sem fazer rampas para ver se muda algo.

o que acham?

m2KhD3.jpg



to fazendo minha primeira cerveja, e é uma weiss, queria saber quantos gramas de açúcar vc colocou por litro??
 
ola pessoal,

Fiz minha primeira weiss e ficou deliciosa, banana bem acentuada do jeito que eu gosto.

Só estou com uma duvida a respeito da carbonatação

Ficou bem carbonatada, forma uma espuma legal, porem quando estou bebendo até a metade do copo, o gás está bem legal e acentuado, mas tipo quando está ainda na metade do copo parece que o gas vai quase todo embora.

Formou uma carbonatação legal mas após abrir e colocar no copo ela não dura muito tempo, dura no maximo até eu beber metade do copo.

tem algum jeito de corrigir isso?

Ja percebi isso em muitas weiss ou quase todas que ja tomei.

Rampas usadas:

15 mim 45 graus

15 mim 55 graus

1 hora 68 graus

Vejo muitas pessoa falando sobre a rampa em 55 graus uns dizem que deve fazer outra dizem que não, então fiz outra semana passada em fui direto para os 68 sem fazer rampas para ver se muda algo.

o que acham?

m2KhD3.jpg

Eu já tive o mesmo problema, e acho que o problema é essa parada proteica aí no meio. Não tem necessidade e estraga a retenção de espuma...

Se quiser fazer a parada ferúlica e não conseguir aquecer muito rápido, sugiro fazer a primeira parada (45 ºC) com pouco mais da metade da água de infusão. Adicionar o restante da água fervendo pra chegar o quanto antes na temperatura de sacrificação. Por termodinâmica dá pra calcular com bastante exatidão, ou até o beer smith acho que faz isso
 
Back
Top