Carbonatação forçada após priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lauriagabriel

Active Member
Joined
Mar 19, 2017
Messages
34
Reaction score
3
Boa noite

Tinha algumas garrafas guardadas resultantes de uma leva que havia feito. Tinha feito primming e refermentacao na garrafa.

Bom, eu acabei adicionando pouco açúcar e tinha achado as cervas pouco carbonatadas, embora bebiveis.

Comprei um post mix e fui utilizar pela primeira vez aplicando a carbonatação forçada rápida.

Abri as garrafas que estavam na cervejeira a 0°, joguei a cerveja no post mix, ajustei para 1kg de pressão e sacudi o barril, a pressão desceu levemente. Abri novamente o cilindro, esperei estabilizar, fechei o cilindro e tornei a sacudir..dessa vez já não desceu quase nada a pressão...fiz novamente o processo e de novo não desceu quase nada...

Conectei então a torneira picnic, com 2 metros de mangueira cristal 1/4, e ao retirar foi só espuma.

Comecei puxar a válvula para alívio da pressão.

1) Mal consegui aliviar pois ao puxar a válvula saía muita espuma do barril. Se a pressão lá dentro tava grande, o líquido não deveria espumar, correto? Mas espumou...

2) Pacientemente fui aliviando a pressão e limpando com um pano, até que cheguei ao valor de 0,5kg de pressão. Deixei assim por um dia. Fui retirar a cerveja e de novo só espuma. Por que isso está acontecendo?

Tentei então voltar a aliviar a pressão, mas parece sair MT pouca pressão na válvula, mal faz barulho...me parece que a pressão no barril já está baixa.

Não sei se estou fazendo corretamente. Se alguém puder me mostrar onde estou errando....

Obrigado!
 
Acho que você errou em alguns detalhes importantes:

Primeiro você precisa estabilizar a pressão do barril. Assim que o manômetro não baixar mais e ver que a pressão está estabilizada, você taca o postmix na geladeira e deixa descansar por umas 24h. A carbonatação forçada gera espuma, por isso estava saindo pela válvula de alívio. Pra carbonatar a cerveja você precisa deixar o barril na pressão de carbonatação (2kg de pressão em média).

Você só despressuriza seu PM quando for servir a cerveja.
 
Após esperar mais 24h realmente consegui aliviar a pressão...mas acho que aliviei demais.

Peguei o cilindro, coloquei 0,3kg e conectei no PM e esperei parar de sair gás. Retirei o cilindro. Ao servir a cerveja, saiu com menos espuma, mas ainda assim bastante...

O tamanho da minha linha é grande, e deveria ser suficiente para compensar a pressão do barril e retirar uma cerva sem espuma...não sei qual detalhe falta ajustar.
 
Back
Top