Carbonatação estranha

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Grimbold

Member
Joined
May 6, 2016
Messages
6
Reaction score
2
Boa noite,

Estou na segunda leva e desta vez tive um problema que não consigo entender. Engarrafei aproximadamente 14 litros. Utilizei diversos tamanhos de garrafas: de 300ml à 1 litro. O que aconteceu de estranho é que algumas garrafas simplesmente não carbonataram, ficaram completamente "chocas" (se esse for o termo correto). O que é mais estranho é que praticamente somente as garrafas maiores tiveram esse problema (de 600ml à 1L). Fiz o Priming com aproximadamente 8g/l no recipiente antes de passar para as garrafas. Na minha primeira leva utilizei as mesmas garrafas e não obtive NENHUMA garrafa com esse problema. Não sei se estou sendo claro, mas o problema é que não houve meio termo,ou a carbonatação da garrafa esta perfeita ou estava zero. Alguém com mais experiência tem ideia do que pode ter acontecido?
 
Grimbold,

Por acaso as garrafas grandes foram engarrafadas misturadas com as pequenas ou foram as primeiras ou ultimas (em grupo)?
Como vc adicionou o priming na cerveja? (apenas jogou por cima do balde, ou jogou num balde vazio e transferiu a cerveja para ele misturando suavemente?).

Pergunto pois já tive problemas de algumas garrafas carbonatarem e outras não e tenho 90% de certeza que o problema ocorreu por má distribuição do priming na cerveja antes do envase. Antigamente eu apenas jogava a solução de priming em cima da cerveja e engarrafava, sem me preocupar com a distribuição. Atualmente eu pego um balde limpo, jogo o priming no fundo, transfiro a cerveja do fermentador para esse balde, de modo que ela misture bem porém sem gerar bolhas para não oxidar e só depois eu engarrafo. Desde que fiz isso não tive mais esse tipo de problema.

Abs.,

Mario.
 
É uma das minhas suspeitas. Joguei o priming no balde enquanto trasfegava a cerveja, logo no início, porém não misturei. Acho que está aí o meu erro. Acho apenas estranho a variação estar praticamente 100% ou 0% carbonatado (ao meu ver). Na hora de engarrafar realmente fui engarrafando mais ou menos pelos tipo de garrafas juntas. Somente uma correção quanto ao meu post inicial, estou na 2 leva DESTA fórmula da cerveja....se trata da minha 4a leva total e em nenhuma tive este problema. Mas acho que meu erro está aí mariopareto. Obrigado pela ajuda.
 
É uma das minhas suspeitas. Joguei o priming no balde enquanto trasfegava a cerveja, logo no início, porém não misturei. Acho que está aí o meu erro. Acho apenas estranho a variação estar praticamente 100% ou 0% carbonatado (ao meu ver). Na hora de engarrafar realmente fui engarrafando mais ou menos pelos tipo de garrafas juntas. Somente uma correção quanto ao meu post inicial, estou na 2 leva DESTA fórmula da cerveja....se trata da minha 4a leva total e em nenhuma tive este problema. Mas acho que meu erro está aí mariopareto. Obrigado pela ajuda.

cara, eu acho bem possível que tu tenha tampado mal as garrafas. O arrolhador convencional (aquele branco) às vezes nos engana, parece que vedou mas não vedou bem não. Se são todas do mesmo tamanho, pode ser que tu tenha ajustado mal a altura. Mas não te desespera. Sempre é possível, ao abrir uma cerveja "choca", adicionar açúcar individualmente na garrafa, tampar e deixar carbonatar novamente.

Se tu colocou 8g/L e a mistura não foi uniforme, as garrafas carbonatadas estariam com certeza MUITO carbonatadas. 8g/L é uma cerveja com uma carbonatação muito elevada... se parte ficou com menos de 8g/L, por lógica, alguma parte ficou com mais de 8g/L, e estas garrafas estariam com uma carbonatação absurda, gerando muita espuma. Se não percebeu isso, não deve ser má homogenização do priming.
 
e da proxima vez faça a tansfega para um balde devidamente sanitizado adicione o priming não tenha medo de misturar misture formando um redemoninho tipo whirpool mas sem bater apenas misture não vai oxigenar a cerveja vai ficar bem homogenizado não é necessario 8g por litro 6g é suficiente mas não coloque acuçar direto no balde faça o acuçar invertido e aí sim adicione a cerveja..
para ficar ainda mais fácil de misturar após o priming ficar pronto acredito que você faz em um backer abra a torneira da cerveja coloque uns 200 ml junto e misture para ajudar na hora que você for colocar no balde está mais solubilizado.
 
É uma das minhas suspeitas. Joguei o priming no balde enquanto trasfegava a cerveja, logo no início, porém não misturei. Acho que está aí o meu erro. Acho apenas estranho a variação estar praticamente 100% ou 0% carbonatado (ao meu ver). Na hora de engarrafar realmente fui engarrafando mais ou menos pelos tipo de garrafas juntas. Somente uma correção quanto ao meu post inicial, estou na 2 leva DESTA fórmula da cerveja....se trata da minha 4a leva total e em nenhuma tive este problema. Mas acho que meu erro está aí mariopareto. Obrigado pela ajuda.


já tive um problema parecido, e foi justamente por ter esquecido de misturar o priming.

Fervi a água coloquei o açúcar esfriei, coloquei no balde e esqueci de mexer, e comecei a engarrafar, ai umas ficaram carbonatadas outras não ou muito pouco.


eu utilizo normalmente 6g/l.
 
Fiz o açucar invertido e a trasfega para um balde sanitizado, acho que o erro foi a falta de mistura mesmo. Algumas cerveja realmente ficaram com MUITA espuma. Sorte que nenhuma explodiu. Quanto ao arrolhador ja utilizei ele em outras levas e não obtive nenhuma garrafa problemática.
 
minha opinião é de que foi problema no lacrar a tampinha. Já passei por isso algumas vezes.

Quanto a homogenizar a mistura acredito que nao tenha sido o problema, se você colocou o prime no inicio da transferência mesmo que seja lentamente creio que a solução faria um leve whirlpool e já misturaria tudo.
 
Back
Top