Carbonatação em 2 dias

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

wagnerlibardi

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
329
Reaction score
59
Bom dia pessoal,

Estou com uma Weiss carbonatando com primming de açucar invertido de 6g/l. Gostaria de saber sé pode ser normal em 2 dias a carbonatação já estar em 2,5 bar. Lembrando que foi feito starter para a levedura com nutrientes antes de adicionada ao mostro, e aparentemente não há indícios de contaminação.
 
Sobre priming:

Pressão no manometro é uma coisa, carbonatação (CO2 diluido no líquido) é outra coisa.

A pressão no manometro é perfeitamente possível em 2 dias, a carbonatação, leva tempo.

Abraços,
 
Normal ou não normal..... tanto faz o tempo. :)

Às vezes é rapidíssimo, às vezes é longo. No final, pouco vai importar na qualidade da carbonatação, e da cerveja.

Carbonatação de verdade só vem dias... semanas.

Abraço,
 
Normal ou não normal..... tanto faz o tempo. :)

Às vezes é rapidíssimo, às vezes é longo. No final, pouco vai importar na qualidade da carbonatação, e da cerveja.

Carbonatação de verdade só vem dias... semanas.

Abraço,

A preocupação maior é continuar subindo nos proximos dias e ficar super carbonatada, tipo refrigerante, ou mesmo correr risco de estourar as garrafas.
Assim que bater 3 acho que vou colocar na geladeira, correto?
 
isso nao vai ocorrer a menos que vc tenha colocado açucar a mais do que escreveu
tenho cervejas aqui com 4 meses até hoje nao explodiu abri uma ta super carbonatada
 
A preocupação maior é continuar subindo nos proximos dias e ficar super carbonatada, tipo refrigerante, ou mesmo correr risco de estourar as garrafas.
Assim que bater 3 acho que vou colocar na geladeira, correto?
Você falou que colocou 6g por litro.

Isso é mentira? Heheheh...

Se for, aí sim, pode correr o risco. :)
 
Bom dia!
@Guenther, a carbonatação é a absorção do CO2 pelo líquido?
Ouvi de um experiente cervejeiro que a absorção de CO2 se da de forma mais eficaz quando o liquido esta gelado. Confere essa informação?
 
Normal ou não normal..... tanto faz o tempo. :)



Às vezes é rapidíssimo, às vezes é longo. No final, pouco vai importar na qualidade da carbonatação, e da cerveja.



Carbonatação de verdade só vem dias... semanas.



Abraço,



E se forçarmos a carbonatação? Tenho feito isso! Não vejo muita diferença, só é um saco pra engarrafar.
 
Você falou que colocou 6g por litro.

Isso é mentira? Heheheh...

Se for, aí sim, pode correr o risco. :)

Nada Guenther. É real mesmo. Foi apenas 6g/litro mesmo.
Hoje está em 3,3 bar com 3 dias de carbonatação. Ontem abri uma garrafa menor que tinha. Ela ainda não estava muito carbonatada mesmo apesar da pressão alta.
 
Outra questão importante é se realmente havia fermentado tudo que tinha pra fermentar quando você engarrafou.
 
Outra questão importante é se realmente havia fermentado tudo que tinha pra fermentar quando você engarrafou.

Sim. Fiz medições todos os dias até não haver mais alterações de densidade. Assim que parou ainda deixei por 2 dias por segurança e realmente não houve mais alterações. (fermentação com temperatura controlada).
 
Pode ficar tranquilo.

Minha leva de IPA subiu a pressão até mais que 4 BAR. Deve ter chegado até uns 5 BAR, mas não sei dizer pq só marca até quatro.

Não explodiu nenhuma garrafa, o unico problema é que quando abro as garrafas sobe um pouco de espuma.
 
Pode ficar tranquilo.

Minha leva de IPA subiu a pressão até mais que 4 BAR. Deve ter chegado até uns 5 BAR, mas não sei dizer pq só marca até quatro.

Não explodiu nenhuma garrafa, o único problema é que quando abro as garrafas sobe um pouco de espuma.

A minha dúvida é justamente por que já aconteceu isso outra vez com uma weiss que eu fiz. Cravou a pressão lá no 4 bar e fazia muita espuma. Ficou com muito gás parecendo refrigerante. Não gostaria que acontecesse novamente.
 
Bom dia!
@Guenther, a carbonatação é a absorção do CO2 pelo líquido?
Ouvi de um experiente cervejeiro que a absorção de CO2 se da de forma mais eficaz quando o liquido esta gelado. Confere essa informação?

É mais rápido, só isso.
 
Apenas informando que apesar de super acelerada, pós 4 dias a carbonatação parou em 3,6 BAR.

Obrigado à todos
 
Se fizer a frio vai ficar pronta mais rápido? hehe

Cuidado para não confundir a geração de CO2 com a absorção dele pelo líquido.
A geração de CO2 vai ser mais rápida em temperaturas maiores, pois terá maior atividade do fermento. A temperatura menor auxilia na absorção do CO2 pelo líquido, mas isso é depois de o fermento consumir todo o açúcar do priming.

Já para carbonatação forçada, vai ser mais rápido sim.
 
Back
Top