Carbonatação com Gelo Seco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gualvim

Well-Known Member
Joined
Oct 20, 2016
Messages
63
Reaction score
17
E ai galera!!!!

Fiz uma pesquisa no forum e não achei informação a respeito.

Vi um vídeo no youtube onde o cara faz a carbonatação forçada em um pet de 2L usando o gelo seco. Alguém já fez o teste? Como foram os resultados?

Valeu!!!
 
E ai galera!!!!

Fiz uma pesquisa no forum e não achei informação a respeito.

Vi um vídeo no youtube onde o cara faz a carbonatação forçada em um pet de 2L usando o gelo seco. Alguém já fez o teste? Como foram os resultados?

Valeu!!!

Alguém????
 
Qual a vantagem de usar gelo seco ao invés de cilindro de CO² ou Prime?

No caso, acho que a questão do custo, para quem não tenho os equipamentos de carbonatação forçada e tb uma carbonatação mais rápida que o priming. Mas acho que se aplicaria não para o lote todo mas talvez um pet de 2 litros, caso precise de uma cerveja mais rápida e não de para esperar o priming.. e tb para matar a ansiedade...kkkkk

Abs.
 
No caso, acho que a questão do custo, para quem não tenho os equipamentos de carbonatação forçada e tb uma carbonatação mais rápida que o priming. Mas acho que se aplicaria não para o lote todo mas talvez um pet de 2 litros, caso precise de uma cerveja mais rápida e não de para esperar o priming.. e tb para matar a ansiedade...kkkkk

Abs.

A longo prazo o gelo seco deve ser muito mais caro.

Sem contar que não sei se tem algum gelo seco com certificado de pureza e etc.
 
A longo prazo o gelo seco deve ser muito mais caro.

Sem contar que não sei se tem algum gelo seco com certificado de pureza e etc.

Tomazela, você está confundindo gás carbônico com gelo seco! O gelo seco é o gás carbônico em temperaturas criogênicas (-70°C), no estado sólido. Me mostra que bactéria ou fungo que sobrevive nesta temperatura! Como o Gualvim já falou, o intuito de usar o gelo seco é para realizar uma carbonatação forçada com baixo custo, uma vez que você não vai gastar menos de 500 reais em todo equipamento para carbonatar e o gelo seco sai na média de 10 reais por Kg. A proporção fica em torno de 6 g de gelo seco por litro de cerveja para gerar aproximadamente 2 Kgf/cm² de pressão. É importante que a cerveja esteja bastante gelada quando for inserir o gelo e utilize um manômetro em uma das garrafas para monitorar a pressão (Variações de temperatura podem influenciar na pressão gerada).

Gualvim, conta como ficou sua breja carbonatada à gelo seco. Deu certo?!
 
Eu vi esse video também e estou extremamente curioso em saber se funciona, e também se dá para colocar em garrafa de vidro ao invés de pet....

Pensei até me comprar gelo seco e testar... só não sei ainda onde encontro...
 
Eu vi esse video também e estou extremamente curioso em saber se funciona, e também se dá para colocar em garrafa de vidro ao invés de pet....

Pensei até me comprar gelo seco e testar... só não sei ainda onde encontro...

Coloca no google, que você encontra. Aqui em São Paulo tem vários lugares que vendem. Nas cidades do interior você pode encontrar em sorveterias, pois eles sempre utilizam gelo seco e podem te vender uma pequena quantidade.

Em relação a fazer a carbonatação com gelo seco em garrafa de vidro ou PET, acredito que está relacionada a gravidade do acidente, caso ocorra. Apesar das duas explodirem, o vidro pode acabar cortando alguém que esteja próximo. Quanto à pressão, o vidro irá suportar uma pressão maior que o PET. Não recomendo fazer sem testar e utilizar um manômetro em uma das garrafas, para controlar a pressão, pois realmente esta pressão é muito variável dependendo de uma serie de fatores (principalmente à temperatura).

Vou fazer um teste com 5 g de gelo seco por litro de cerveja, na semana que vem (05/09/2019) e volto para contar como ficou.
 
Também encomendei umas garrafas pet âmbar para carbonatar com gelo seco. Vi o vídeo do Boteco do Tatu e fiquei na vontade de testar. O único problema é que o mínimo que vendem de gelo seco é 1kg e só vou precisar de algumas gramas...
 
Fala cervejeiros! Samana passada fiz a carbonataçao forçada com gelo seco em garrafa PET âmbar. Paguei 8 reais no kg (acho que me deram até mais) e durou 2 dias no isopor, fora da geladeira! Fiz a carbonataçao de uma Weiss e uma IPA, com 6g/l de gelo seco. Coloquei o gelo seco com a cerveja bem gelada e deixei por duas horas no congelador, chaqualhando bastante a cada 15 min. Obs: em uma das garrafas, coloquei um pouco mais de gelo seco (8g/l) e notei que a garrafa ficou bastante estufada, portanto, cuidado....tentem uma quantidade menor ou igual a 6g/l para nao terem problema. Claro que o ideal é fazer a carbonataçao e deixar pelo menos uma semana na geladeira, mas a curiosidade foi mais forte...hehe
 
E a propósito, a Weiss ficou boa de mais! Tentei me basear na Paulaner. 51% malte trigo, 45% pilsen, 2% melanoidin, 2% caramunich tipo 1, lupulo hallertau mittelfrüh (16 IBU), levedura Yeastlab Weizen Ale (fermentação começou em 18 e acabou em 22°C +2 dias a 24°C). Rampas de 10 min em 35°C, 43°C e 52°C; 30 min à 63°C e 40 min a 71°C (Fiz uma decocçao de 20 min com o mosto gordo na rampa de beta amilase e uma decocçao de 15 min com o mosto magro na alpha amilase). Abv 5,3%, 16 IBU e 16 EBC.
 
Ficou boa?
20190906_214539.jpg
 
Back
Top