Caramelização em Excesso durante a Fervura - Resistência Elêtrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renato Bim Char

New Member
Joined
Nov 9, 2018
Messages
1
Reaction score
0
Location
Votuporanga
Fala galera,

Recentemente fiz uma blonde Ale e após a fervura, a coloração do líquido ficou bem escura para o tipo de cerveja. Estou automatizando o meu processo de fabricação e foi a primeira vez que fiz a fervura utilizando resistência elétrica.

Pessoal que utiliza resistência elétrica para realizar a fervura do mosto, vocês já se depararam com excesso de caramelização do mosto devido as altas temperaturas das resistências elétricas em contato com o mosto? Se sim, o que vocês recomendam para evitar tal situação?
 
Cara,
Também estou iniciando em resistências. Brassei 40 litros de uma IPA com uma resistência de 5kw 220v e potenciômetro pra reduzir. Também tive o mesmo problema. Vou aumentar a vazão da recirculação na próxima e tentar manter a temperatura de mostura reduzindo no potenciômetro pra uns 2,3kw. Também estou modificando a captação abaixo do fundo falso pra pegar o mosto no meio da panela, evitando pegar numa lateral (válvula) e deixando o mosto do outro lado "cozinhando".
 
Um ponto importante de verificar se é resistencia de baixa densidade, isto é importante para evitar caramelização.
 

Latest posts

Back
Top