Candy Sugar Caseiro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Do site do sui generis.. parece que não vai dar certo para priming.



"This is easy to store, but can be hard to dissolve into your beer. Essentially, you need to break it into small pieces and dissolve it into your wort at the beginning of the boil - with some stirring and luck it should dissolve by the end of your boil. Obviously, this is useless for a sugar addition to the fermenter."



Testei. Não prestou muito. O problema é que eu coloquei 1 litro que sobrou num growler de 2L. Então não sei aí certo o que pode ter sido. Farei novos testes.
 
Galera,

Vocês fazem a porção exata para a brassagem ou já fazem de kilo e deixam guardado? Se sim, por quanto tempo?

Abraços,
 
Galera,

Vocês fazem a porção exata para a brassagem ou já fazem de kilo e deixam guardado? Se sim, por quanto tempo?

Abraços,



Eu fiz dois candi sugar de 1kg. Usei 400g numa Dubbel e guardei o resto na geladeira. Está meio melado, mas acho que não perde as propriedades não. Espero que não. Kkkkk
 
Boa tarde galera, nas duas primeiras tentativas o candy virou uma farofa parecida com a do felipealex, na terceira tentativa percebi que temos q manter o fogo meio baixo e ir controlando a temperatura com água fria, usei uma colher de pegar sorvete para despejar a agua quando necessário e mexia com o garfo, deu certinho, foi até o final, o sabor ficou joia e sem queimado. Segui o processo do SuiGeneris.
 
Pessoal alguem saberia a base da fórmula original do candy sugar? Seria o açúcar de beterrada na composição correto? Mas há alguma fonte de aminoácido ou proteínas adicionado para as reações de mailard de onde se originam esses sabores diferenciados complexos?
 
Pessoal alguem saberia a base da fórmula original do candy sugar? Seria o açúcar de beterrada na composição correto? Mas há alguma fonte de aminoácido ou proteínas adicionado para as reações de mailard de onde se originam esses sabores diferenciados complexos?



Fala Marcelo. No início desse Post tem dois links usando processos levemente diferentes. Do Ryan e Sui Generis. Você pode usar DAP ou DME.
 
Fala Marcelo. No início desse Post tem dois links usando processos levemente diferentes. Do Ryan e Sui Generis. Você pode usar DAP ou DME.

Sim cara, eu vi, blz! . Muito bons os posts. Mas eu me refiro da receita original belga, quais são os ingredientes que realmente utilizam? provavelmente nao seja somente açúcar , correto? Pois existem nao fermentáveis no candy original e provavelmente esses são provenientes das melanoidinas. Essa é a dúvida de onde se originam essas melanoidinas Deve ter algum aminoacido/proteina na formulação original.
 
Sim cara, eu vi, blz! . Muito bons os posts. Mas eu me refiro da receita original belga, quais são os ingredientes que realmente utilizam? provavelmente nao seja somente açúcar , correto? Pois existem nao fermentáveis no candy original e provavelmente esses são provenientes das melanoidinas. Essa é a dúvida de onde se originam essas melanoidinas Deve ter algum aminoacido/proteina na formulação original.



Pelo o que li um pouco sobre o assunto, nos próprios comentários do site Sui Generis, o açúcar de beterraba contém aminoácidos. Ou seja, pra ocorrer a reação de Maillard, precisa de aminoácidos ou proteínas + açúcar + calor. O segredos dos monges nós nunca vamos ter, mas na teoria seria isso. Kkkkk
 
Pessoal, alguém pode me ajudar, gostaria de saber a especificação da soda cáustica tem algum tipo especial.
 
Mais uma brassagem de candi sugar. Dessa vez com 0,5kg de açúcar e 0,5kg de melado de cana. Usando método do site Sui Generis

[ame]https://vimeo.com/181229826[/ame]

cab7fb4b964145f2bd92fcfd863b0950.jpg


d4fc9e9080827f14096323aab585cd32.jpg




Enviado do meu telefone usando Tapatalk
 
Mais uma brassagem de candi sugar. Dessa vez com 0,5kg de açúcar e 0,5kg de melado de cana. Usando método do site Sui Generis

@felipealex mas que beleza ein!

Que açúcar você usa? Já testou diferentes?

Por que está usando soda cáustica e não cal hidratada?
 
@felipealex mas que beleza ein!



Que açúcar você usa? Já testou diferentes?



Por que está usando soda cáustica e não cal hidratada?



Fala brother. Legal ter perguntado, testei com 50% açúcar e 50% melado de cana. Ficou lindo, mas deu gosto de melado na cerveja belga. Claro né. O que eu poderia esperar kkkkk. Bem, mas no próximo eu não usarei mais melado. Eu já usei soda alimentícia e cal. O resultado foi o mesmo.

Veja a foto abaixo do candi com melado.

18a71f437c2b2a96f9e3e3cc96a9c96c.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
com certeza não é candy sugar belga, mas vou testar na minha próxima leva,
alterei a água, usando água destilada
usei açucar mascado e limão
o interesante que hora nenhuma minha calda ferveu, mesmo em temperatura 130/145 graus, durante 1 hora.
bde2bd83c49befc2d406f09fd7a00c90.jpg
 
Meu novo candi sugar. Dessa vez sem melado de cana.

2b85e3dd23fd1a6f1423faf5472b10da.jpg


38eded75557c5e2c9de08990e621d183.jpg


0b3695db1e1e8358604acb7cf886125e.jpg




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Ressuscitando o tópico aqui.

Estamos planejando fazer uma trippel e não acho o bendito açúcar cândi em lugar nenhum, então, vamos nos aventurar e produzir o nosso.

Partilho da preocupação de alguns quanto ao uso de cal. Encontrei um método que usa bicarbonato de sódio para fazer a solução, alguém já testou assim?

Outra dúvida é que vi açúcar de beterraba em algumas lojas de suplementos. Se utilizá-lo, será que preciso mudar algo no processo? E o resultado será que muda muito? Vi 1 kg na faixa de 100,00, tô em dúvida se o resultado vale o custo.

Obrigada!
 
Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Ressuscitando o tópico aqui.

Estamos planejando fazer uma trippel e não acho o bendito açúcar cândi em lugar nenhum, então, vamos nos aventurar e produzir o nosso.

Partilho da preocupação de alguns quanto ao uso de cal. Encontrei um método que usa bicarbonato de sódio para fazer a solução, alguém já testou assim?

Outra dúvida é que vi açúcar de beterraba em algumas lojas de suplementos. Se utilizá-lo, será que preciso mudar algo no processo? E o resultado será que muda muito? Vi 1 kg na faixa de 100,00, tô em dúvida se o resultado vale o custo.

Obrigada!
Fiz usando cal virgem que comprei em loja de bolo e ficou muito bom. Usei:
- 5g de cal decantado em água e filtrado em 2 coadores de café
- 1 kg de açucar
- 500ml de água e depois +500ml para deixar líquido
- 5ml de suco de limão
- 30g de DME

Esta na geladeira esperando para fazer um Dark Strong Ale esta semana.
Fiz com base em um video que ví no youtube, mas não estou encontrando qual foi.
 

Attachments

  • candy.jpeg
    candy.jpeg
    56.9 KB · Views: 0
Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Ressuscitando o tópico aqui.

Estamos planejando fazer uma trippel e não acho o bendito açúcar cândi em lugar nenhum, então, vamos nos aventurar e produzir o nosso.

Partilho da preocupação de alguns quanto ao uso de cal. Encontrei um método que usa bicarbonato de sódio para fazer a solução, alguém já testou assim?

Outra dúvida é que vi açúcar de beterraba em algumas lojas de suplementos. Se utilizá-lo, será que preciso mudar algo no processo? E o resultado será que muda muito? Vi 1 kg na faixa de 100,00, tô em dúvida se o resultado vale o custo.

Obrigada!
Se não estou enganado o Jamal do beer school ensinou a fazer um tipo lá, dá uma conferida, não custa nada
 
Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Ressuscitando o tópico aqui.

Estamos planejando fazer uma trippel e não acho o bendito açúcar cândi em lugar nenhum, então, vamos nos aventurar e produzir o nosso.

Partilho da preocupação de alguns quanto ao uso de cal. Encontrei um método que usa bicarbonato de sódio para fazer a solução, alguém já testou assim?

Outra dúvida é que vi açúcar de beterraba em algumas lojas de suplementos. Se utilizá-lo, será que preciso mudar algo no processo? E o resultado será que muda muito? Vi 1 kg na faixa de 100,00, tô em dúvida se o resultado vale o custo.

Obrigada!
A única vez que eu fiz candi sugar foi com bicarbonato. Peguei uns 50 ml de água e fui adicionando bicarbonato até eu ver que não estava mais diluindo. Só tive o cuidade pra não mandar o restinho do pó pra penela por medo de dar algum problema. Isso para 800g de açucar.

Em teoria pra fazer candi só precisa de uma solução ácida, uma cáustica e uma fonte de proteina. A fonte de proteína nem precisa ser DME necessáriamente.
 
Boa noite, pessoal! Tudo bem?

Ressuscitando o tópico aqui.

Estamos planejando fazer uma trippel e não acho o bendito açúcar cândi em lugar nenhum, então, vamos nos aventurar e produzir o nosso.

Partilho da preocupação de alguns quanto ao uso de cal. Encontrei um método que usa bicarbonato de sódio para fazer a solução, alguém já testou assim?

Outra dúvida é que vi açúcar de beterraba em algumas lojas de suplementos. Se utilizá-lo, será que preciso mudar algo no processo? E o resultado será que muda muito? Vi 1 kg na faixa de 100,00, tô em dúvida se o resultado vale o custo.

Obrigada!
Olá, fiz um candy mês passado...tb para uma Tripel...após ver bastante videos fiz o seguinte

Em uma panela coloquei 500g açúcar cristal e 500g demerara (só pq eu tinha os 2 abertos....senão seria 1kg de um ou de outro) 50g DME, algumas gotas de limão e fui adicionando água, fria mesmo até tudo se diluir e não ficar muito aguado.....
mantive por uns 30/40mim na temperatura aprox de 125Cº, APOS isso pinguei algumas gotas de uma solução de água com cloreto de cálcio, cerveja ainda esta em maturação..... segue print da "receita" que segui e link da postagem meu insta com a cor do candi pronto.

P.s. candy sugar "oficial" é com açúcar de beterraba.

cor do candy >>>
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2022-09-19 at 14.35.42.jpeg
    WhatsApp Image 2022-09-19 at 14.35.42.jpeg
    98.3 KB · Views: 2
Olá, fiz um candy mês passado...tb para uma Tripel...após ver bastante videos fiz o seguinte

Em uma panela coloquei 500g açúcar cristal e 500g demerara (só pq eu tinha os 2 abertos....senão seria 1kg de um ou de outro) 50g DME, algumas gotas de limão e fui adicionando água, fria mesmo até tudo se diluir e não ficar muito aguado.....
mantive por uns 30/40mim na temperatura aprox de 125Cº, APOS isso pinguei algumas gotas de uma solução de água com cloreto de cálcio, cerveja ainda esta em maturação..... segue print da "receita" que segui e link da postagem meu insta com a cor do candi pronto.

P.s. candy sugar "oficial" é com açúcar de beterraba.

cor do candy >>>

Mas a reação não seria em pH mais alto? Vc usou limão então fez foi açúcar invertido
 
Primeiro vc faz o açúcar invertido com o uso do limão baixando o PH, depois vc utiliza a solução de cal virgem para subir o PH. O cal virgem depois que vc hidrata vira Hidróxido de Cálcio. Fiz com cal virgem pois é muito difícil encontrar em pequenas quantidades o Hidróxido de cálcio alimentício.

Além do vídeo do Jamal que já citaram, este video me ajudou muito:

 
Uma contribuição, que nunca fiz, mas já foi utilizado pelo professor da matéria de Bioquímica Cervejeira da Unicesumar.
 

Attachments

  • Candy-Sugar.pdf
    70.5 KB · Views: 6
Mas a reação não seria em pH mais alto? Vc usou limão então fez foi açúcar invertido
Olá, lendo o post agora percebo que digitei errado....usei solução de carbonato de cálcio....digitei cloreto. vou tentar corrigir lá.......grato pelo comentário
 
Olá, fiz um candy mês passado...tb para uma Tripel...após ver bastante videos fiz o seguinte

Em uma panela coloquei 500g açúcar cristal e 500g demerara (só pq eu tinha os 2 abertos....senão seria 1kg de um ou de outro) 50g DME, algumas gotas de limão e fui adicionando água, fria mesmo até tudo se diluir e não ficar muito aguado.....
mantive por uns 30/40mim na temperatura aprox de 125Cº, APOS isso pinguei algumas gotas de uma solução de água com cloreto de cálcio, cerveja ainda esta em maturação..... segue print da "receita" que segui e link da postagem meu insta com a cor do candi pronto.

P.s. candy sugar "oficial" é com açúcar de beterraba.

cor do candy >>>

Galera, erro digitação.....usei solução carbonato cálcio (2g pata 10ml) para alcalinizar e haver a reação, e não cloreto conforme descrito. Usei a olho, então nem me perguntem como cheguei nessa cor vermelha..kkkkkk, queria clarinho......mas tá bão...foi meu primeiro candy.
 
Já fiz em casa. Utilizei ácido cítrico para fazer o açúcar invertido, que é muito mais fácil de trabalhar, pois ele fica fluido. Depois bicarbonato de amônia para aumentar o pH e adicionar a base nitrogenada para fazer a reação de Maillard. No experimento acima o professor usou DAP, até onde eu sei daria até para usar whey protein. Se não tiver base nitrogenada e elevação de pH, é so caramelo de açúcar invertido. Não precisa de termômetro. Deixa em fervura, sempre baixa, que ele se autoregula pela proporção de água.

Enfim, é legal e tudo o mais, mas dá uma trabalheira. Suja um monte de louça e panela... Se utilizar malte caramelo, fica praticamente a mesma coisa. Só atenua menos. Uma vez na vida, já está de bom tamanho. Kkkk
 
Back
Top