Calibração de refratômetro - Problemas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

xiris

Member
Joined
Mar 11, 2016
Messages
8
Reaction score
0
Olá pessoal! Estou tendo problemas para calibrar meu refratômetro.

Como vocês normalmente calibram? Com água destilada? Soro fisiológico? Alguma solução específica? Dei uma lida sobre isso e não encontrei nada que ajudasse muito.

Fui fazer a calibração e, primeiro usando água, ajustei o instrumento em densidade 1000. Porém, ao medir a densidade de uma solução de água com açúcar que deveria ter densidade 1048 (preparada e depois confirmada com o densímetro) para fazer a conferência, o valor estava bem mais alto, por volta de 1070.

Ao ajustar, então, o instrumento para a densidade esperada (1048) e, em seguida, fazer nova medição da densidade da água, obviamente o valor da SG da água já não batia mais os 1000 SG esperados. Alguma sugestão?

Valeu!!
 
Sim, mas acho que deu uma diferença muito grande para ser só a questão entre água comum e destilada. Até porque, ao ajustar em 1000 usando água comum, conferi no densímetro e o valor era esse mesmo.
 
Sim, mas acho que deu uma diferença muito grande para ser só a questão entre água comum e destilada. Até porque, ao ajustar em 1000 usando água comum, conferi no densímetro e o valor era esse mesmo.

Como resolvesse essa situação?
 
Cara, sim. Na verdade, era um erro bem de iniciante. Quando compramos o refratômetro não reparamos, mas na verdade era um refratômetro para medição de salinidade. Apesar de algumas pessoas dizerem que dá pra utilizar da mesma forma, dei uma lida em alguns lugares, fiz uns testes e vi que realmente pode dar muito erro na medição. Então não era problema de calibração, era aplicação errada mesmo.
 
Back
Top