Caixa termica para fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andremb

New Member
Joined
Jan 23, 2014
Messages
3
Reaction score
0
Estou pensando em controlar a temperatura de fermentação e como primeiramente tenho pouco orçamento, pensei numa caixa termica com gelo e um cooler de PC, como no video [ame]https://www.youtube.com/watch?v=Mb226sT6qEc[/ame]

Alguem ja viu uma dessas? Pode me orientar melhor sobre o assunto.

Obrigado
 
Olha acho que o dinheiro que tu vai gastar pra fazer este projeto tu consegue comprar uma geladeira usada.
Nunca tinha visto algo assim, impressionante o que inventam, só achei feio.
 
Eu já usei um desses, depois parti para geladeira.

Funciona sim, mas a eficiência é baixa. Mantém bem uns 10 litros no máximo e dá bastante trabalho pois tem que trocar o gelo de duas a três vezes por dia.

É um bom quebra galho, vai te atender por um tempo e dá para manter a temperatura da cerveja mais estável.
 
Eu fiz algo parecido, não tenho nem espaço pra geladeira então o jeito foi esse. Estou melhorando ainda. Controlo com um Arduino. Já tinha bastante coisa em casa então não gastei tanto. A minha tampa é frontal porque o negócio fica dentro de um armário. Estou usando latas congeladas pra resfriar, coloco 8 e troco uma vez por dia mas sempre tem gelo ainda quando troco. Detalhe é que não usei no auge do verão ainda.
 
Só pra constar, agora estou com data log da temperatura nessa caixa térmica, estou conseguindo variação menor que 0.5 graus durante o dia =)

Detalhe que fiz com isopor de 15mm e forrei com papel alumínio pra ficar "menos pior" o isolamento... Se fizer com um isolamento decente, que seja isopor de 50mm, deve durar até dois dias o gelo.

Não coloco fotos porque tenho vergonha :eek:
 
Ok Bruno, seu argumento me convenceu!

Apesar disso, minha caixa usa o mesmo princípio da caixa do vídeo, e tem várias fontes na internet, você pode pesquisar por "son of fermentation chiller" e suas variações (algumas com o gelo em um gaveta inferior, por exemplo).

Também vale lembrar que eu fiz do jeito que fiz por causa do espaço disponível, usando ao máximo coisas que eu tinha em casa, sempre com a ideia do "baixo custo". E também a caixa está toda remendada pois fui adaptando conforme foi dando errado ;)

Antes o fermentador: é uma bombona de água de 10L com borbulhador, que foi feito usando um espigão que colei na tampa pra poder conectar a mangueira. Na tampa também tem um canudinho plástico (de suco mesmo!) com a ponta fechada que é meu poço térmico pobre. Estou com um sensor no poço térmico e outro colado por fora do fermentador e isolado com isopor. O "de fora" aquece e esfria antes do líquido, mas realmente nunca passou de um grau de diferença. Acredito que só deve passar se aplicar frio ou calor por muito tempo sem parar.

A eletrônica: um Arduino com sensores DS1820 - sensor de temperatura digital. Antes eu usava LM35 que é analógico mas estava tendo muito ruído por conta do cabo longo, mesmo usando cabo blindado. Tem algumas saídas a relé, uma ativa uma ventoinha (dessas de PC mesmo) e as outras estou usando pra aquecer. Tem também um LCD e chaves pra configurar a temperatura e monitorar as variações etc. Posso passar o esquema e tudo mais, mas deu bastante trabalho montar, soldar tudo, programar, e não aconselho pra quem não é muito fã de eletrônica. Não vai sair muito mais barato que uma solução comercial pronta.

A caixa de isopor: foi feita com folhas de 15mm e coladas com cola de isopor, todas as arestas foram reforçadas por dentro pra melhorar a sustentação mecânica. Depois usei papel pra reforçar as arestas por fora. Ficou bem firme. Por fim forrei com papel alumínio pra ficar "menos pior" o isolamento. Se alguém for fazer recomendo fortemente usar isopor de maior espessura!

Agora as fotos:
  1. Na primeira foto dá pra ver que no canto superior direito fiz um duto pra levar o ar frio lá pro fundo, e a ventoinha ficou no fim desse duto.
  2. Na segunda foto dá pra ver que tem uma tampa intermediária, tive que fazer assim pois só tenho acesso pela frente. Essa tampa tem um furo pro ar frio sair pelo duto e uma entrada de ar pelo outro lado. Na frente tem as latas congeladas. Elas estão em cima de um vaso de flor sim, não pode rir! A ideia era coletar o líquido, mas ficou bem melhor depois, usando uma "bandeja" com bordas.
  3. Na terceira foto dá pra ver a peça que encaixa ali. A divisória no meio não vai até embaixo, fazendo um "sifão" de ar, assim o ar gelado fica embaixo e só sai quando liga a ventilação forçada.
  4. Na quarta foto, a peça encaixada e a tampa frontal ao lado.
  5. Na foto seguinte a caixa fechada e o Arduino pendurado na porta do armário haha

Na parte de fora do armário tem um LCD com a temperatura e chaves pra interface...

Bom, era isso! Estou melhorando o sistema e fazendo as primeiras cervejas, então não tenho muitas informações como temperatura mínima que ele chega ou desempenho com temperatura ambiente alta, mas está me quebrando um galhão! Cheguei a usar com "temperatura armário" na faixa dos 23 graus e chegou a 18 fácil, sobrando gelo no fim do dia. Lembrando que o ambienteestava a 23 graus e o líquidose manteve a 18 mesmo com fermentação intensa, medido no poço térmico.
 

Attachments

  • IMG_20140712_221947.jpg
    IMG_20140712_221947.jpg
    27.6 KB · Views: 552
  • IMG_20140717_225417.jpg
    IMG_20140717_225417.jpg
    33.1 KB · Views: 420
  • IMG_20140717_225446.jpg
    IMG_20140717_225446.jpg
    26.1 KB · Views: 352
  • IMG_20140717_225619.jpg
    IMG_20140717_225619.jpg
    41.7 KB · Views: 349
  • IMG_20140717_225240.jpg
    IMG_20140717_225240.jpg
    44.4 KB · Views: 354
...e a interface. As temperaturas são do sensor no poço (liq) e do sensor colado no fermentador (amb). A medida está com precisão de 0.1 grau.
 

Attachments

  • IMG_20140715_092130.jpg
    IMG_20140715_092130.jpg
    40.7 KB · Views: 279
Muito bom Valter,

Estou montando um esquema parecido, mas o que fiz foi comprar uma carcaça de geladeira duplex (R$50,00), e adaptei dois "fans" 12v para transferir o ar frio do compartimento freezer para o geladeira (onde ficarão os fermentadores). Utilizarei para a fermentação das Ales, tenho uma geladeira com TIC q utilizo para as lagers.

Mas ainda estou montando e não testei. Ainda falta colocar o sensor de temperatura para controlar o funcionamento dos "fans".

Pergunto a vc Valter, saiu muito caro montar esse esquema com ao arduino? Onde comprou?
 
Muito bom Valter,

Estou montando um esquema parecido, mas o que fiz foi comprar uma carcaça de geladeira duplex (R$50,00), e adaptei dois "fans" 12v para transferir o ar frio do compartimento freezer para o geladeira (onde ficarão os fermentadores). Utilizarei para a fermentação das Ales, tenho uma geladeira com TIC q utilizo para as lagers.

Mas ainda estou montando e não testei. Ainda falta colocar o sensor de temperatura para controlar o funcionamento dos "fans".

Pergunto a vc Valter, saiu muito caro montar esse esquema com ao arduino? Onde comprou?

Legal a ideia da carcaça Gabriel! Foi mais ou menos o que gastei de isopor, e certamente o isolamento vai ficar bem melhor.

Cara eu comprei quase tudo no ML, foi onde achei mais barato. $45 do Arduino Leonardo, comprei também o tal do screw shield por $12, ele tem uma área de prototipação onde montei driver dos relés a transistor etc, mais $9 cada sensor DS18. O resto eu tinha em casa, transistores, resistores, cabos, relés, um LCD 4x20, chaves, etc.

Somando o valor dos componente, o que gastei com frete e o que eu já tinha em casa deve passar de um TIC17 fácil... mas foi divertido ;)
 
Legal a ideia da carcaça Gabriel! Foi mais ou menos o que gastei de isopor, e certamente o isolamento vai ficar bem melhor.

Cara eu comprei quase tudo no ML, foi onde achei mais barato. $45 do Arduino Leonardo, comprei também o tal do screw shield por $12, ele tem uma área de prototipação onde montei driver dos relés a transistor etc, mais $9 cada sensor DS18. O resto eu tinha em casa, transistores, resistores, cabos, relés, um LCD 4x20, chaves, etc.

Somando o valor dos componente, o que gastei com frete e o que eu já tinha em casa deve passar de um TIC17 fácil... mas foi divertido ;)

Deve ter sido interessante montar isto, mas tem que entender um pouco. Encomendei um controlador simples de 12v chingling mesmo, bem baratim, e estou aguardando chegar.

Sobre a carcaça, foi interessante, estava bolando toda a estrutura, mas quando fui levantar os gastos percebi que sairia caro, além disso, com isopor fica difícil vc fazer a limpeza, começa a acumular sujeira e formar mofo. Então passando em frente de uma dessas casas que reformam geladeira resolvi trocar uma ideia com o dono, o cara tinha diversas geladeiras "aposentadas", que ele tirou as peças interessantes restando somente a estrutura com isolamento térmico. Consegui uma bem conservada por R$50,00. Depois mando uma foto.

Agora resta saber se o esquema com pets de gelo vai manter as temperaturas desejadas, acredito que sim uma vez que utilizarei apenas para ales.

Valeu!
 
Realmente Gabriel, essa de isopor vai ser meio "descartável", ela é frágil e difícil de limpar. Espero em breve ter lugar pra mais uma geladeira, já faz um tempo que quero mudar pra um lugar maior... E a ideia de usar só a carcaça foi muito boa!

Eu acredito que vai funcionar bem seu projeto sim, mas sugiro tomar alguns cuidados... Um deles se refere a um problema que eu mesmo tive, e pra você vai ser mais grave: o ar frio desce. Sozinho. Na minha caixa tinha um furo em cima e outro embaixo então o ar estava circulando sozinho (mesmo com o fan desligado) e ficava mais frio que o esperado. Como você não vai ter como colocar o gelo em outro lugar, sugiro fazer um tipo de "sifão" também, ou seja, onde tem o furo do congelador pra geladeira coloca um tubo que vai até a parte de cima, e talvez na saída de ar um tubo em U que sobe e depois desce... Isso deve melhorar o controle.

Outra coisa que pode ser interessante é forçar o ar que está passando a ficar em contato com o gelo em uma superfície maior. Por exemplo se for uma PET, deixar o ar correr ao longo dela. Vai gelar o ar mais rápido!

Quando tiver resultados não deixe de compartilhar =)
 
Realmente Gabriel, essa de isopor vai ser meio "descartável", ela é frágil e difícil de limpar. Espero em breve ter lugar pra mais uma geladeira, já faz um tempo que quero mudar pra um lugar maior... E a ideia de usar só a carcaça foi muito boa!

Eu acredito que vai funcionar bem seu projeto sim, mas sugiro tomar alguns cuidados... Um deles se refere a um problema que eu mesmo tive, e pra você vai ser mais grave: o ar frio desce. Sozinho. Na minha caixa tinha um furo em cima e outro embaixo então o ar estava circulando sozinho (mesmo com o fan desligado) e ficava mais frio que o esperado. Como você não vai ter como colocar o gelo em outro lugar, sugiro fazer um tipo de "sifão" também, ou seja, onde tem o furo do congelador pra geladeira coloca um tubo que vai até a parte de cima, e talvez na saída de ar um tubo em U que sobe e depois desce... Isso deve melhorar o controle.

Outra coisa que pode ser interessante é forçar o ar que está passando a ficar em contato com o gelo em uma superfície maior. Por exemplo se for uma PET, deixar o ar correr ao longo dela. Vai gelar o ar mais rápido!

Quando tiver resultados não deixe de compartilhar =)

Entendi Valter, a ideia do sifão realmente é ótima e otimizará o sistema com certeza. Agora que você falou acho que ficaria ótimo um duto como este: http://www.worldar.com.br/Imagem/duct.jpg

E pode ter certeza que vou compartilhar aqui. Sou iniciante e muito do que aprendi até o momento foi neste fórum, o nível de cooperação dessa comunidade é impressionante.:rockin:

Valeu!
 
Segue aí imagem da geladeira e como está ficando. Assim que finalizar compartilho aqui.

10h9538.jpg


Abraço a todos! :mug:
 
Back
Top