Cálculo de graduação alcoólica depois de pronta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 23, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Location
Gravata
Boa noite, cervejeiros de plantão (00:16)

Como um bom iniciante, vi que deu problema numa Pale Ale que fiz por último (2ª brassagem da minha vida). Na primeira vez eu não sabia da lavagem dos grãos até tirar a litragem correta (numa receita de 40L eu tirei 17L). Até aí tudo bem, meti a cara a fazer sozinho...alguma merda ia ter que dar. Nessa brassagem também tirei litragem inferior à receita (28/40L - 14L em cada balde), fiquei meio inconformado mas paciência. O problema maior é o cálculo das densidades...
OG: 1050
OF: 1030
Isso me gerou uma decepção alcoólica extrema. Após o cálculo percebi que minha graduação atingiu míseros DOIS VÍRGULA OITO POR CENTO (2,8%).

Tem como eu fazer um novo cálculo depois de pronta? (ela encontra-se no seu 7º dia de refermentação (já envasada))

Desde já agradeço pela atenção ao ler este post.
 
Fernando

Tente (hehe) manter a calma e espere a fermentação terminar. Vá acompanhando quando a atenuação estabilizar (sem alteração por 48 horas) você mede a FG e aí ve se vai ser uma APA ou uma Session APA hehehe

Aconteceu na minha primeira brassagem... É meio frustrante mas ainda assim corre o risco de beber uma cerveja bem saborosa. :)

Abraço!
 
Brigadão, Leo!

Eu tenho quase certeza que eu fiz alguma medição errada... até o volume do balde deu errado (consequentemente o açúcar usado também foi a mais (14L - 87g). Só espero que isso se conserte e aumente o teor alcoólico da ceva, porque assim da até vergonha, hehehe

Abraço
 
Sua FG foi de 1.030 e você já engarrafou com primming ?

Tome muito cuidado com essas garrafas. Não me parece que a sua fermentação tenha acabado olhando só pra sua FG.

Possível lote de granadas.

Você tomou como base tempo de fermentação ou FG estabilizada por 2-3 dias para definir que sua fermentação acabou ?
 
Eu também fiz a minha primeira brassagem agora e tive exatamente os mesmos problemas. Pouca litragem final e OG de 1.050 e FG de 1.030. Medi durante cerca de 4 dias a FG para saber se ia descer mais mas estabilizou. É uma Duvel, mesmo assim a FG estimada seria de 1.012. Passei para um maturador e está a maturar há 5 dias. É suposto a FG descer ainda no maturador?

Estou até com medo de engarrafar!

Abraço!
 
Pergunto para os dois que tiveram problemas:

- Vocês fizeram a mosturação em que temperatura(s)?
- Utilizaram açúcar?
- Qual foi o fermento e quanto foi inoculado para qual volume?
- Fermento foi hidratado?
- Qual a temperatura de fermentação e por quanto tempo?

Sabendo isso, poderemos ajudar.
 
Obrigado Kurt!

- Vocês fizeram a mosturação em que temperatura(s)?
66C

- Utilizaram açúcar?
Sim, a receita dizia 1kg de candi e 1 kg de açucar branco. Apenas utilizei 1kg de candi e 0,5 kg de açucar branco.

- Qual foi o fermento e quanto foi inoculado para qual volume?
- Fermento foi hidratado?
Uma saqueta de T-58 hidratado. Hidratei o fermento quando iniciei a fervura pensando que teria 20L. Apenas obtive 12L e utilizei a totalidade do fermento hidratado.

- Qual a temperatura de fermentação e por quanto tempo?
Não tendo controlo de temperatura de fermentação ainda, o fermentador estava num quarto a 16C/17C. Durante a fermentação inicial verifiquei que o mosto estava a 22C.

Estou a fazer a maturação por 5 dias a 20C.

Abraço
 
Bom dia, Kurt

Fiz a mosturação em média 65-68 ºC
Utilizei açúcar no balde sem diluir em água
fermento S-04 (fermentis) - 2 pacotes para cada balde com 14,4L (não hidratado)
média de 30 ºC ambiente (sete dias) - média 1 - 5 ºC na geladeira (sete dias).

Agora está envasada, e POR INCRÍVEL QUE PAREÇA nenhuma estourou ainda.
 
Bom dia, Kurt

Fiz a mosturação em média 65-68 ºC
Utilizei açúcar no balde sem diluir em água
fermento S-04 (fermentis) - 2 pacotes para cada balde com 14,4L (não hidratado)
média de 30 ºC ambiente (sete dias) - média 1 - 5 ºC na geladeira (sete dias).

Agora está envasada, e POR INCRÍVEL QUE PAREÇA nenhuma estourou ainda.
 
Fernando, respondendo tua duvida de uma nova medição:
abra uma garrafa, coloque no densimetro, espere algumas horas pra sair TODO o gas e meça a sua densidade novamente.
 
Fernando, respondendo tua duvida de uma nova medição:
abra uma garrafa, coloque no densimetro, espere algumas horas pra sair TODO o gas e meça a sua densidade novamente.

Se no yahoo respostas eu marcaria como "melhor resposta", hahahahaha.

Brigadão, Rodrigo!

Boas cevas, campeão!
 
Brigadão, Leo!

Eu tenho quase certeza que eu fiz alguma medição errada... até o volume do balde deu errado (consequentemente o açúcar usado também foi a mais (14L - 87g). Só espero que isso se conserte e aumente o teor alcoólico da ceva, porque assim da até vergonha, hehehe

Abraço

Imaginei que tu ainda estivesse na fermentação. Vamos ver... Cuidado com as garrafas.
 
Eu acredito que tanto @ruirpaiva quanto o @fernandoschreiber estejam com um erro de medição. Considerando os dados apresentados, não consigo identificar um fator que faça a FG ficar em 1,030 mas tenho algumas hipóteses:

- Ambos fizeram fermentação em temperatura ambiente e as variações da temperatura podem ter prejudicado o fitness da fermentação;

- A temperatura de hidratação ou a de inoculação podem ter sido inadequadas;

- Fermento velho.
 
Eu acredito que tanto @ruirpaiva quanto o @fernandoschreiber estejam com um erro de medição. Considerando os dados apresentados, não consigo identificar um fator que faça a FG ficar em 1,030 mas tenho algumas hipóteses:

- Ambos fizeram fermentação em temperatura ambiente e as variações da temperatura podem ter prejudicado o fitness da fermentação;

- A temperatura de hidratação ou a de inoculação podem ter sido inadequadas;

- Fermento velho.

Fui numa cervejaria aqui perto de casa e constatei que:

-Não hidratei o fermento
-A temperatura ambiente estava muito alta nesses últimos dias
-Priming com açúcar puro (sem diluir em água fervente)

Obrigado pela atenção
 
Obrigado Kurt!

De facto não consigo perceber onde está a falha. Provei o líquido e está bem agradável, no entanto falta corpo.

Bem, não há nada melhor que no fim de semana fazer outra brassagem! :)

Valeu!!!
 
Back
Top