[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa noite, estou montando o meu nome modo simplificado ( sem a interface ), gostaria de saber como poderia fazer para ligar na energia o wemos e um cooler para o ssr, alguém poderia me mandar uma imagem com o esquema que fez
 
Erik,

Fiz a montagem do meu de forma simplificada também.
No meu caso, a alimentação do Wemos eu joguei um carregador de celular na caixa só pra alimentar ele, coisa boba 5v 1A.

Eu também, coloquei um cooler na caixa, mas eu coloquei um 110/220v e coloquei um interruptor na lateral da minha caixa pra poder ligar e desligar ele.

Segue uma foto de como ficou depois de montado:

BrewUNO_Caixa_Controladora.jpeg

Abrçs.
 
Olá a todos,
Estou com problemas a instalar o BrewUno. A instalação corre, aparentemente bem, a rede wireless aparece, mas não me consigo ligar. Já reinstalei várias vezes, e nada. Uma vez consegui ligar, mas não recebia IP, meti manual o 192.168.4.2 e tentei aceder ao 192.168.4.1 mas não funcionava, e por vezes caía a ligação.

Alguém pode dar umas dicas?

Obrigado.
 
KaYs3r,

Como que vc fez a instalação da firmware dele? Pelo Platformio? Ou pelo Flasher? O acesso a console do brewUNO, vc faria pela sua rede wifi ou sempre que fosse realizar uma brassagem vc iria acessar a rede criada pelo próprio brewUNO?
 
KaYs3r,

Como que vc fez a instalação da firmware dele? Pelo Platformio? Ou pelo Flasher? O acesso a console do brewUNO, vc faria pela sua rede wifi ou sempre que fosse realizar uma brassagem vc iria acessar a rede criada pelo próprio brewUNO?

Olá KleecioSS,
Fiz a instalação pelo Flasher.
Eu queria aceder pela minha rede WiFi, mas preciso de aceder uma vez pela rede do BrewUno para configurar a minha rede, certo?

Obrigado
 
Olá KleecioSS,
Fiz a instalação pelo Flasher.
Eu queria aceder pela minha rede WiFi, mas preciso de aceder uma vez pela rede do BrewUno para configurar a minha rede, certo?

Obrigado

Como vc usou o Flasher precisaria configurar agora acessando a rede do BrewUNO. O seu problema é que vc não consegue conectar na rede do BrewUNO?
Dependendo é melhor vc usar o Platformio pra instalar a firmware, por ele, vc edita o arquivo com os dados da sua rede wifi e quando o Wemos liga ele já se conecta direto.
 
Como vc usou o Flasher precisaria configurar agora acessando a rede do BrewUNO. O seu problema é que vc não consegue conectar na rede do BrewUNO?
Dependendo é melhor vc usar o Platformio pra instalar a firmware, por ele, vc edita o arquivo com os dados da sua rede wifi e quando o Wemos liga ele já se conecta direto.

Estou a tentar, mas nunca trabalhei com o PlatformIO.
Há mais algum tutorial mais completo do que o do site oficial?

Obrigado
 
Infelizmente eu tive de procurar um bocado sobre como fazer o flash pelo Platformio.
Resumindo o que eu fiz pra instalar pelo Platformio foi o seguinte:

>> Instale o Visual Studio Code;
>> Abra o Visual Studio e, na barra esquerda clique nos quadradinhos de extensões, pesquise pelo Platformio e instale;
>> No Github do Projeto do BrewUNO, baixe o projeto em Zip pro seu computador e descompacte a pasta "BrewUNO-Master" em algum lugar de fácil acesso;
>> No Visual Studio, adicione a pasta master do BrewUNO que vc descompactou;
>> Pelo Visual studio abra o arquivo wifiSettings.json que está na pasta BrewUNO-Master\data\config\;
>> Altere o a linha onde o "ssid" vc vai alterar o nome da rede wifi para o nome da rede que vc usa e em "password" alterar para a senha de acesso a sua conexão e salve o arquivo;
>> Para instalar a Firmware, conecte o Wemos pelo USB e no Visual Studio Code vc vai cliar no icone de "Et" que fica na lateral esquerda;
>> Embaixo da opção "Project Tasks", clique em "Upload File System image" e aguarde;
>> Agora clique em "Upload and Monitor", no status, na parte de baixo do programa, vai subir alguns logs e vai aparecer o IP que o Wemos pegou conectando a sua Wifi.

O que eu fiz foi isso.
 
Last edited:
Olá a todos,
Estou com problemas a instalar o BrewUno. A instalação corre, aparentemente bem, a rede wireless aparece, mas não me consigo ligar. Já reinstalei várias vezes, e nada. Uma vez consegui ligar, mas não recebia IP, meti manual o 192.168.4.2 e tentei aceder ao 192.168.4.1 mas não funcionava, e por vezes caía a ligação.

Alguém pode dar umas dicas?

Obrigado.
Cara eu tive esse mesmo problema e resolvi limpando a eprom, se não me engano vi no próprio github. Como não entendo de programação achei mais fácil usar o flasher. Tenta isso, instala a ide do arduino procura como reconhecer o esp8266. Feito isso em exemplos tem um sketch eprom clear. Faz isso e depois manda os arquivos novamente pra ver se funciona. No platformio faz isso tbm, mas acho pela ide mais fácil.
 
Obrigado a todos,
Finalmente conseguir por o BrewUno a funcionar no ESP8266.
Já agora aproveito para perguntar se alguém já testou no ESP32.
 
Boa noite, estou montando o meu nome modo simplificado ( sem a interface ), gostaria de saber como poderia fazer para ligar na energia o wemos e um cooler para o ssr, alguém poderia me mandar uma imagem com o esquema que fez
Também fiz sem interface, comprei os componentes no aliexpress.
 

Attachments

  • IMG_20200721_212151.jpg
    IMG_20200721_212151.jpg
    73 KB · Views: 177
  • IMG_20200721_212206.jpg
    IMG_20200721_212206.jpg
    71.9 KB · Views: 182
  • IMG_20200721_212856.jpg
    IMG_20200721_212856.jpg
    38.5 KB · Views: 166
  • IMG_20200722_110927.jpg
    IMG_20200722_110927.jpg
    33.6 KB · Views: 152
Prezados, Bom Dia!
Acabei de instalar o Brewuno num D1 Wemos porém a porta D0 desta placa é no mesmo pino da porta RX conforme ilustrado na foto em anexo. Sendo assim, quando ligo minha placa, a porta D0 fica em nível alto o tempo inteiro, as demais funções estão funcionando perfeitamente, fiz uma simulação utilizando leds e gostei muito do projeto, tudo muito bem explicado e a interface é super fácil de usar! Vou partir para a montagem definitiva.
Se alguém puder ajudar com essa questão da porta D0 que é para o buzzer no projeto, agradeço desde já!
 

Attachments

  • 9AB2BCAF-CE97-42EE-8CC1-1A14CE4EA67C.jpeg
    9AB2BCAF-CE97-42EE-8CC1-1A14CE4EA67C.jpeg
    77.1 KB · Views: 59
Prezados, Bom Dia!
Acabei de instalar o Brewuno num D1 Wemos porém a porta D0 desta placa é no mesmo pino da porta RX conforme ilustrado na foto em anexo. Sendo assim, quando ligo minha placa, a porta D0 fica em nível alto o tempo inteiro, as demais funções estão funcionando perfeitamente, fiz uma simulação utilizando leds e gostei muito do projeto, tudo muito bem explicado e a interface é super fácil de usar! Vou partir para a montagem definitiva.
Se alguém puder ajudar com essa questão da porta D0 que é para o buzzer no projeto, agradeço desde já!

Tem que fazer as alterações da GPIOs que são diferentes nessa placa.
A sua Wemos D1 tem essa pinagem: ESP8266 Wemos D1 Pinout vs GPIO reference
A Wemos D1 Mini essas aqui: ESP8266 Pinout Reference: Which GPIO pins should you use? | Random Nerd Tutorials
 
Muito obrigado, Dumpa!
Acabei de alterar a porta do buzzer e funcionou corretamente. Vou partir para a montagem definitiva, louco para brassar com o Brewuno, parabéns ao envolvidos e mais uma vez, obrigado pela atenção!
 
Também fiz sem interface, comprei os componentes no aliexpress.
Walmir,

Poderia dizer como fez o corte na caixa para colocar o display? Montei a minha e ainda está sem o display. Até o momento não consegui bolar alguma maneira para cortar a caixa de maneira descente para encaixar o display.
 
Também fiz sem interface, comprei os componentes no aliexpress.
Walmir,

Poderia dizer como fez o corte na caixa para colocar o display? Montei a minha e ainda está sem o display. Até o momento não consegui bolar alguma maneira para cortar a caixa de maneira descente para encaixar o display.
 
Walmir,

Poderia dizer como fez o corte na caixa para colocar o display? Montei a minha e ainda está sem o display. Até o momento não consegui bolar alguma maneira para cortar a caixa de maneira descente para encaixar o display.
Marquei o lugar e fiz 2 furos em cada extremidade na diagonal e usei serra comum na mão mesmo, e não deu trabalho, depois passei uma lima pra tirar as rebarbas. Usei uma capa de cd corteicom estilete e encaixei no corte pra fazer um visor e proteger o display (fiz umas 5 tentativas pq usei cola instantânea e acabava indo pra frente dai arrancava e fazia outro não ficou perfeito mas desisti de melhorar, kkk). Qualquer coisa entra em contato no q puder ajudar estou aqui.
 
Duas duvidas, posso usar na wemos d1 sem ser mini? E outra, tenho um ssr 5-32 consigo usar neste projeto?
 
Walmir,

Poderia dizer como fez o corte na caixa para colocar o display? Montei a minha e ainda está sem o display. Até o momento não consegui bolar alguma maneira para cortar a caixa de maneira descente para encaixar o display.

Eu fiz a marcação, depois fiz um furo em cada canto. Com auxílio de uma régua eu passei o estilete até marcar bem, depois aqueci a lâmina do estilete e fui cortando/derretendo. Acabamento com lima e microretifica.
IMG_20200613_145455.jpgIMG_20200202_201916~2.jpg
 
Boa noite, acompanhando o tópico, meio leigo mas provavelmente vou montar uma single com o BrewUno, se alguém estiver montando e quiser me chamar!

Estou com algumas dúvidas....
Por exemplo, uma single Vessel preciso de 2 sensores de temperatura? Mesmo fazendo a Lavagem com água corrente(Enquanto só tenho 1 panela)?
Outra dúvida seria onde comprar os componentes e etc, as vezes tentar pegar só 1 frete..

Grato.
 
Estou utilizando um D1 Wemos sem ser mini, precisa passar o buzzer para porta D2
Estou tendo problema para controlar a potencia da resistência utilizando um circuito com MOC3020 e Triac
Assim que descobrir o motivo posto aqui para ajudar à todos
 
Estou utilizando um D1 Wemos sem ser mini, precisa passar o buzzer para porta D2
Estou tendo problema para controlar a potencia da resistência utilizando um circuito com MOC3020 e Triac
Assim que descobrir o motivo posto aqui para ajudar à todos
Acredito que seja a corrente que o MOC3020 necessita para o disparo (parâmetro IFT do datasheet). Ele precisa de 15mA para disparar e as placas ESP fornecem até 12mA nas saídas. O MOC3023 deve funcionar, ele só precisa de 5mA para disparar.
 

Rodrigo,

São 3 Leds esses abaixo do teclado? Se sim, quais as especificações deles? Eu queria colocar umas sinalizações na minha caixa, mas os sinaleiros que eu tinha são muito grandes pra caixa que eu estou usando agora. Mas não sei como eu poderia adaptar os Leds ou achar uma sinalização menor que funcione em 110v.

Vlw!
[]'s
 
Rodrigo,

São 3 Leds esses abaixo do teclado? Se sim, quais as especificações deles? Eu queria colocar umas sinalizações na minha caixa, mas os sinaleiros que eu tinha são muito grandes pra caixa que eu estou usando agora. Mas não sei como eu poderia adaptar os Leds ou achar uma sinalização menor que funcione em 110v.

Vlw!
[]'s
Opa. Sim, são leds que indicam o funcionamento da panela de lavagem, de mostura e da bomba. Eu uso a placa de interface do @dumpa e comprei os leds e suportes com ele também. Já vem tudo no esquema, só conectar.
 
Também fiz sem interface, comprei os componentes no aliexpress.
Valmir, que placa foi essa que vc usou? É o nodemcu V3? Os pinos são iguais ao wemos d1 mini ou vc precisou fazer alguma alteração no código do brewuno?
 
Valmir, que placa foi essa que vc usou? É o nodemcu V3? Os pinos são iguais ao wemos d1 mini ou vc precisou fazer alguma alteração no código do brewuno?
É Sim, comprei uma base tbm pra não soldar diretamente na v3 caso precise trocar fica fácil. Não precisei mudar pino nenhum, mas como quis usar teclado e display precisei do expansor e tive q mudar o endereço do display o q deu um pouco de trabalho pq não sei nada de programação, mas com as dicas do pessoal q já tem aqui ficou bom.
 
Last edited:
Fala Galera.. como estão?
Estou com um problema meio estranho...
O meu sistema foi montado no modo simples... liguei uma fonte 5v no wemos... ele aciona a bomba... porem o SSR.. ele aciona mas não fecha o contato completamente... a luz fica acesa... mas ele não funciona...
Se pego 5v de outra fonte.. .e conecto no SSR.. ai a resistencia liga.. .e esquenta... mas se deixo só pelo Wemos... a resistencia não esquenta.
Alguem ja passou por algo assim?
Valeu
Abraços.
 
Fala Galera.. como estão?
Estou com um problema meio estranho...
O meu sistema foi montado no modo simples... liguei uma fonte 5v no wemos... ele aciona a bomba... porem o SSR.. ele aciona mas não fecha o contato completamente... a luz fica acesa... mas ele não funciona...
Se pego 5v de outra fonte.. .e conecto no SSR.. ai a resistencia liga.. .e esquenta... mas se deixo só pelo Wemos... a resistencia não esquenta.
Alguem ja passou por algo assim?
Valeu
Abraços.
Emerson,

Dê uma olhada na tensão mínima de acionamento do SSR que você está utilizando. Alguns SSR´S trabalham com tensão mínima de 5v enquanto as gpio´s do Wemos trabalham com tensão máxima de 3,3V.
 
Opa...fala Heitor,
O SSR que eu uso é o SSR-40 DA da FOTEk.
Ele fala que o acionamento dele vai de 3 a 32 VDC.
Porem ja notei que ele só aciona com 5v. com 3v a luz dele acende, mas ele não fecha o circuito... ao colocar 5v... ele fecha o circuito e a resistencia esquenta.
Eu usava o node mcu... comprei o wemos justamente porque achei que ele iria acionar o rele em 5v.
 
Opa...fala Heitor,
O SSR que eu uso é o SSR-40 DA da FOTEk.
Ele fala que o acionamento dele vai de 3 a 32 VDC.
Porem ja notei que ele só aciona com 5v. com 3v a luz dele acende, mas ele não fecha o circuito... ao colocar 5v... ele fecha o circuito e a resistencia esquenta.
Eu usava o node mcu... comprei o wemos justamente porque achei que ele iria acionar o rele em 5v.
Estranho Emerson. Já utilizei SSR da Fotek com NodeMCU e funcionou normalmente. Quais portas do wemos você está utilizando para ligar o SSR?
 
Estou usando a D7, como esta na imagem no inicio do tópico.
Ao acionar a resistência no Brewuno... o SSR acende a luz... mas não liga a resistência.
Porem se eu desligo tudo, e ligo diretamente 5v no SSR... a resistência liga e esquenta.
Uma duvida... caso o sensor de temperatura esteja desligado... ele poderia estar influenciando neste acionamento?
mesmo eu selecionando para aquecer a água levando a resistência a 100%?
O sensor esta desligado pois não consegui comprar o resistor ainda. vou compra-lo amanha.
Valeu
 
Faça isso entre o wemos e SSR.
Vb+ = D7 do Wemos
Carga = SSR
V+ = 5V
R = 10k 1/4W
Transistor = BC546, BC547, BC548, BC549... (os mais fáceis de encontrar.)
Polarizacao-transistor-NPN.png

Fala Gu, beleza?
Cara.. .veja se fiz correto:

1596567959956.png


Ele acionou o SSR... mas ainda não fechou o circuito. Notei que o led do SSR acendeu bem fraco.
 
Fala Gu, beleza?
Cara.. .veja se fiz correto:

View attachment 124268

Ele acionou o SSR... mas ainda não fechou o circuito. Notei que o led do SSR acendeu bem fraco.

Os +5V não vai no transistor. Vai direto no SSR, aonde você colocou Fonte 5V (emissor) deve ligar o GND, o do meio (base) está certo, e no outro onde escreveu Positivo SSR (coletor) é no negativo do SSR.
 
Back
Top