[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Será que o DUMPA ou outro colega poderia nos explicar o princípio de funcionamento e configuração dos botôes?
Migrei do BrewmaniacEX para o BrewUNO e gostei bastante, principalmente pelo fato de poder controlar a potência das resistências. Mas sinto falta dos botôes.

Outra questão que gostaria de uma ajuda é sobre os parâmetros do PID. Notei que a temperatura variou bastante durante a mosturação com a configuração padrão. Gostaria de uma dica para ajustar os parâmetros.
 


Boa tarde, surgiu uma duvida aqui, se eu for montar o sistema usando essa logica apenas com a interface Wemos é possível ligar o teclado de Membranas? Se souberem agradeço.

Tem que usar um expansor de portas, PCF8574P por exemplo.
 
Será que o DUMPA ou outro colega poderia nos explicar o princípio de funcionamento e configuração dos botôes?
Migrei do BrewmaniacEX para o BrewUNO e gostei bastante, principalmente pelo fato de poder controlar a potência das resistências. Mas sinto falta dos botôes.

Outra questão que gostaria de uma ajuda é sobre os parâmetros do PID. Notei que a temperatura variou bastante durante a mosturação com a configuração padrão. Gostaria de uma dica para ajustar os parâmetros.

Botões tem essas funções:

GAxyWgH.png


Funções na legenda superior, pressionando por 1,5s
Iniciar/Parar Total | Iniciar Fervura | Avançar passo

Funções na legenda inferior com toque simples
Pausa | menos PWM | mais PWM | Ligar/Desligar a bomba

PID acho que o @Leitao pode explicar melhor.
 
Bacana DUMPA! Creio que a implementação dos botões foi uma grande melhoria para o projeto, principalmente em relação ao acionamento da bomba e controle do PWM.

Uma outra questão, se puder me responder, quanto à configuração do firmware/hardware, a placa que estou usando (originalmente construída para o BMEX) já utiliza o PCF8574. Seria o caso de apenas adequar os parâmetros do arquivo "platformio.ini" ou necessita de alterações de hardware?
 
Bacana DUMPA! Creio que a implementação dos botões foi uma grande melhoria para o projeto, principalmente em relação ao acionamento da bomba e controle do PWM.

Uma outra questão, se puder me responder, quanto à configuração do firmware/hardware, a placa que estou usando (originalmente construída para o BMEX) já utiliza o PCF8574. Seria o caso de apenas adequar os parâmetros do arquivo "platformio.ini" ou necessita de alterações de hardware?


Vai depender da sua placa, se ela é baseada no projeto original do BrewManiacEx sem alterações só tem que ver qual é o PCF que está nela, se é com final P ou AP, aí tem que fazer uma pequena alteração no código, se for a AP não é necessário alterar nada. Se quiser diga qual é a placa ou poste foto dela.
 
Saquei DUMPA! Não estou em casa agora para verificar mas fiz uma pesquisa rápida aqui e verifiquei que é a diferença é o endereço I2C, não é?
Como já tentei todos as portas do PCF8574 da minha placa e não tive resposta, creio que o problema está no endereço mesmo.

Você saberia me dizer onde posso alterar o endereço I2C no código?
 
Muito obrigado, DUMPA! Vou aplicar a alteração hoje à noite. Creio que a questão seja está mesmo.
 
Eu tenho usado o BrewUNO nas últimas brassagens, com uma single-vessel. Brassagens ficaram mais tranquilas e mais curtas, recomendo muito. Tenho uma resistência um pouco superdimensionada pro tanto de cerveja que faço, e até agora nunca tive problemas com caramelização do mosto na resistência. Sem contar que o desenvolvedor @Leitao é muito acessível pras sugestões de melhorias.

O meu está montado com a placa do @dumpa. Não reparem no equipamento em cima do fogão, mas ficou um equipamento bem versátil e que dá para ser usado num espaço pequeno (apartamento).


Qual foi o valor final deste controlador?
 
No arquivo Lcd.h dentro de src, linha 12
DUMPA, ontem à noite verifiquei a placa que eu uso e constatei que o chip instalado é o PCF8574P (sem o A). O chip da interface I2C do display é o PCF8574T (sem o A também). Aí fiquei na dúvida, pois o endereço registrado no arquivo LCD.h (0x20) está compatível com o PCF8574 da interface do display.

Nestas condições, ou seja, onde os chips do display e dos botões serem iguais, quais alterações devem ser feitas?

Obs.: A minha placa é a fabricada pelo MAZZA.
 
DUMPA, ontem à noite verifiquei a placa que eu uso e constatei que o chip instalado é o PCF8574P (sem o A). O chip da interface I2C do display é o PCF8574T (sem o A também). Aí fiquei na dúvida, pois o endereço registrado no arquivo LCD.h (0x20) está compatível com o PCF8574 da interface do display.

Nestas condições, ou seja, onde os chips do display e dos botões serem iguais, quais alterações devem ser feitas?

Obs.: A minha placa é a fabricada pelo MAZZA.

Pelas páginas 5 e 6 do datasheet vc descobre os endereços dos PCF, tem que ver qual o modelo do CI e como está configurado os pinos do endereço (A0, A1 e A2).
https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/PCF8574_PCF8574A.pdf
Normalmente as placas i2C pra LCD vem com o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 ligados ao VCC, sendo assim o endereço do PCF do LCD é 0x27.
As ultimas interfaces que vendi elas tem o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 legados ao GND, sendo assim o endereço do PCF da interface é 0x20.
 
Pelas páginas 5 e 6 do datasheet vc descobre os endereços dos PCF, tem que ver qual o modelo do CI e como está configurado os pinos do endereço (A0, A1 e A2).
https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/PCF8574_PCF8574A.pdf
Normalmente as placas i2C pra LCD vem com o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 ligados ao VCC, sendo assim o endereço do PCF do LCD é 0x27.
As ultimas interfaces que vendi elas tem o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 legados ao GND, sendo assim o endereço do PCF da interface é 0x20.
Obrigado MAZZA.
 
Ontem fiz a alteração no código, na linha 12 do arquivo 'lcd.h', do endereço '0x20' para '0x27'. Após carregar o código o display ficou inoperante. O que faz sentido pois este é o endereço do PCF8574 que está na minha interface I2C do display (A0, A1 e A2 ligados ao GND).

Para entender melhor o funcionamento desses sistemas, seja o BrewmaniacEX ou o BrewUNO, fato é que, independentemente da placa que estamos usando, normalmente temos 2 PCF8574 no circuito, um do display e outro de expansão dos IO´s. Os dois devem ter o mesmo endereço? Ou devem ter endereços diferentes? Ou tanto faz? Se devem ter endereços diferentes, há duas configurações de endereço no código?
 
Precisa de 2 endereços diferentes.
Deve ter dois locais diferentes no código, um para o LCD e outro para os botoes.
 
Estou com o mesmo problema do colega pgonzal, o display está operacional , porém os botões estão inoperantes.
Meu chip utilizado para os botões é o PCF8574AP, utilizo a placa do Abel Carmo. O mesmo problema ocorria antes de utilizar a programação do BrewUno, quando era o brewmaniacEX. Em qual arquivo posso ver o endereçamento dos botões?
 
Estou com o mesmo problema do colega pgonzal, o display está operacional , porém os botões estão inoperantes.
Meu chip utilizado para os botões é o PCF8574AP, utilizo a placa do Abel Carmo. O mesmo problema ocorria antes de utilizar a programação do BrewUno, quando era o brewmaniacEX. Em qual arquivo posso ver o endereçamento dos botões?
Estou analisando os códigos do BrewmaniacEX e do BrewUNO. Não sei se procede, mas ao que me parece, até agora, é que o endereço do BUS I2C é o MESMO para o display e para os botões.

Um palpite meu seria que as portas P4, P5, P6 e P7 são utilizadas como saída para o display e as portas P0, P1, P2 e P3 são utilizadas como entrada para os botões.

Se isto for verdade, Rivaille, o circuito funcionaria apenas se os dois chips PCF8574 forem iguais.

Vou continuar as análises...
 
São dois CIs distintos e com endereços diferentes.

No BMEX as alterações são feita no arquivo "Pins.h" e "ui.h".
Nunca nem abri o código do BrewUno, por isso não sei dizer onde mexe.
 
São dois CIs distintos e com endereços diferentes.

No BMEX as alterações são feita no arquivo "Pins.h" e "ui.h".
Nunca nem abri o código do BrewUno, por isso não sei dizer onde mexe.
Analisando os dois arquivos eu só vejo a variável "PCF8574_ADDRESS" sendo utilizada.
 
Estou com o mesmo problema do colega pgonzal, o display está operacional , porém os botões estão inoperantes.
Meu chip utilizado para os botões é o PCF8574AP, utilizo a placa do Abel Carmo. O mesmo problema ocorria antes de utilizar a programação do BrewUno, quando era o brewmaniacEX. Em qual arquivo posso ver o endereçamento dos botões?

PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
 
PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Valeu Dumpa e demais colegas! À noite vou fazer os testes e retorno aqui!
 
PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO
 
Alguém sabe se o BrewUNO funciona no Esp8266 Nodemcu ?
Funciona sim, usava o BrewmaniacEX e coloquei o BrewUNO e está top! como uso o not touch screen os botões fisicos inoperantes não fazem falta. Não tentei mudar o código fonte pois não sei como injetar o software pelo platifomio, uso os arquivos .bin.
Uso o Node Mcu esp-12N.
 
Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO

Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

74A5Gld.jpg

wjy5AaI.jpg
 
Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

74A5Gld.jpg

wjy5AaI.jpg
Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!
 
Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?
 
Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!

Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.
 
Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?

Entre em contato comigo no privado ou pelo whats 19 98272-7889
Abs
 
Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.
Olá pessoal,

Passando pra falar que a troca do C. I resolveu o problema dos botões! No caso troquei pelo PCF8574P, e estou utilizando a programação original do github. Agradeço a todos os colegas pelo apoio, e fica minha experiência para quem tiver o mesmo problema!
 
Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços
 
Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?
tudo bem, o SSR não precisa de contatora, mas e bom voce colocar um fusivel no SSR....
segue exemplo de ligação pode comprar um de 40A
 
Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços

O buzzer ativo não tem jeito, você pode retirar o wemos da placa e gravar nele sem estar espetado na placa. Isso resolve também de não precisar estar ligando a tomada.

Os botões funcionam sim, veja na página anterior como são as funções deles, é diferente do BrewManiacEX, aqui: [BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Pode ser que eles estejam invertidos, tem que alterar no platformio, as linhas de 32 em diante ficam assim

-D BUTTONUP_BUS=1
-D BUTTONDOWN_BUS=0
-D BUTTONSTART_BUS=3
-D BUTTONENTER_BUS=2

Na interface web tem como desligar bomba, pausar ou dar stop geral, avançar passo, desbloquear passo. Os botões iniciais antes de iniciar a brassagem são: Iniciar | Fervura | Bomba (ícone de gota) e na pequena seta tem a opção de retirar o ar da bomba e tubulação, a bomba ligará e desligará algumas vezes para que isso ocorra.

cWxgxvu.png


Após o início você tem
1 - Pausa, vai desligar momentaneamente tudo, bomba e resistência e ao apertar novamente reinicia de onde parou
2 - Stop geral
3 - Avançar passo
4 - Liga/desliga bomba

EUJkK1f.png


Quando um passo tem bloqueio o ícone 3 de Avançar é substituído por um cadeado, clicando nele desbloqueia essa etapa e avança para o passo seguinte.

5virM18.png


Para desligar/ligar a bomba é só clicar no botão do teclado ou no ícone da interface referente a bomba em qualquer momento.
Se alterar os dados durante a brassagem pode ser que não funcione corretamente, caso necessite fazer isso dê um stop geral, delete a etapa que já foi concluída ou refaça os parâmetros e reinicie a brassagem.

Abs
 
Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)
 

Attachments

  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.45.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.45.jpeg
    34.2 KB · Views: 66
  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.35.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.35.jpeg
    50.8 KB · Views: 63
Last edited:
Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)

Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs
 
Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs

Obrigado ao DUMPA que prontamente resolveu o meu problema com essa solução.
Abs
 
Bom dia!
Comprei uma placa da Mazza para controlar minhas brassagens,estou usando o sistema da brewuno,tive uma ideia de controlar a entrada de água para panela através de uma valvula\sonenoide,eu iria usar um timer em paralelo,mas notei que tem alguns pinos que não são usados dentro do controlador,logo pensei sera que é possível ativar eles para funcionar como o sistema da bomba de recirculação..
ex... eu Usaria uma valvula\solenoide 110\220 ativada através de uma relé.
fiz o teste na relé da bomba de recirculação a principio deu certo!
minha duvida é ..seria possível usar algum código para ativar outra relé alem da que aciona a bomba?
Se sim como daria para fazer?
Não manjo muito de programação.
att,
Marcelo
 
Boa tarde!
Comprei uma placa da Mazza está com o brewmanicaEx queria utilizar o brewuno,
minha duvida oque preciso fazer para rodar de boa o brewuno nela?
 
Back
Top