[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde pessoal. Estou montando um brewuno sem interface (não achei prazo venda) porém quando eu aciono uma relé o termômetro para de funcionar. Alguém poderia me auxiliar? As vezes ele fica dando erro de leitura e depois volta ao normal, mas quando ligo e desligo a relé de novo, ele dá erro de novo.
 
Mais uma dúvida, é troquei meu módulo relé físico por um de estado sólido com 2 ssr.
Resolveu o problema dia erros de leituras do termômetro, porém eles ficam sempre acionado, têm como eu inverter para eles ficar em desligados, acionarem apenas quando for acionado o relé?
Segue uma foto do modelo.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    59.8 KB · Views: 104
O TRIAC do SSR que faz o controle da curva de disparo, é um chaveamento bem rápido, isso faz com que ele controle a potência que é dissipada pela resistência. Observando o led do SSR vc consegue visualizar quando ele é disparado. Isso vai de acordo com a configuração do PID, como é utilizado no BrewUno.
 
Se o seu SSR possuir zero-crossing detector sim.
Certo, mas se não tiver, o disparo não vai ocorrer aleatóriamente e causar oscilações no controle da temperatura? Digo pois no diagrama simplificado usando somente o esp8266 não é feita. Hoje utilizo arduino e triac e com estes o zero-crossing é obrigatório. Pretendo mudar para o brewuno mas ainda tenho essa dúvida. Obrigado mais uma vez.
 
Estou com um problema no sensor de temperatura, só lê 85ºC ou 185ºF.

Utilizando a mesma ligação, mesma placa, mesmo sensor, fazendo o upload de um scketch de exemplo do Arduino/DallasTemperature, os exemplos funcionam numa boa, fazem a leitura da temperatura e variação dela.
Já criei um projeto novo pelo platformIo, no loop consigo ler a temperatura normalmente...
Tanto o getTempC quanto o getTempCByIndex retornam sempre 85...

Alguém já passou por isso?
 
Bom dia, Pessoal, gostaria de saber sobre os parametros do PID no BrewUno, onde posso encontrar o que cada parametro significa ou como posso alterar.

bom dia. da uma premiada sobre PID na internet, depois que vc entender vai ficar facil alterar na página de settings. mas sugiro vc nao alterar, e alterar apenas a porcentagem da sua resistencia. o pid do bu funciona bem na maioria dos casos
 
Estou com um problema no sensor de temperatura, só lê 85ºC ou 185ºF.

Utilizando a mesma ligação, mesma placa, mesmo sensor, fazendo o upload de um scketch de exemplo do Arduino/DallasTemperature, os exemplos funcionam numa boa, fazem a leitura da temperatura e variação dela.
Já criei um projeto novo pelo platformIo, no loop consigo ler a temperatura normalmente...
Tanto o getTempC quanto o getTempCByIndex retornam sempre 85...

Alguém já passou por isso?

isso pode ser problema de ligação ou do próprio sensor.
 
Boa tarde pessoal. Estou montando um brewuno sem interface (não achei prazo venda) porém quando eu aciono uma relé o termômetro para de funcionar. Alguém poderia me auxiliar? As vezes ele fica dando erro de leitura e depois volta ao normal, mas quando ligo e desligo a relé de novo, ele dá erro de novo.
possivelmente problema de ligacao ou alimentacao. esta usando uma boa fonte?
 
Olá amigos, tenho uma dúvida quanto a eletrônica. Para usar pwm no SSR não é necessário sincronizar com a passagem por zero da rede? Obrigado pela disposição dos colegas.

dele deveria ser compatível, mas nunca testei no esp32
 
Boa tarde!
Comprei uma placa da Mazza está com o brewmanicaEx queria utilizar o brewuno,
minha duvida oque preciso fazer para rodar de boa o brewuno nela?

precisa verificar se a pinagem é compatível com o bmex/ brewuno. se nao for, precisa recompilar com alteração da pinagem
 
Mais uma dúvida, é troquei meu módulo relé físico por um de estado sólido com 2 ssr.
Resolveu o problema dia erros de leituras do termômetro, porém eles ficam sempre acionado, têm como eu inverter para eles ficar em desligados, acionarem apenas quando for acionado o relé?
Segue uma foto do modelo.
você teria que recompilar. tem um parâmetro no platformio que inverte o ssr
 
Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao Brewuno. No meu processo de brassagem utilizo duas panelas e uma bomba. Uma panela para a mostura e outra para fervura. Não faço sparge. É possível com o Brewuno controlar as duas resistências? De acordo com o que eu li e encontrei na internet, o Brewuno controla uma resistência para a água de sparge e outra que é utilizada para a mostura e fervura.
 
Certo, mas se não tiver, o disparo não vai ocorrer aleatóriamente e causar oscilações no controle da temperatura? Digo pois no diagrama simplificado usando somente o esp8266 não é feita. Hoje utilizo arduino e triac e com estes o zero-crossing é obrigatório. Pretendo mudar para o brewuno mas ainda tenho essa dúvida. Obrigado mais uma vez.
Vai ocorrer no instante que o controlador der o pulso em qualquer fase, mas isso não interfere no controle da temperatura. Nossa rede é de 60Hz. Então uma lâmpada liga e desliga 120 vezes em um segundo, mas você não percebe isso pois é muito rápido para nosso cérebro acompanhar. A resistência vai ficar ligando e desligando nessa velocidade quando precisar, mas você ligar a resistência e ela dissipar todo o calor não são duas coisas que ocorrem necessariamente juntas. Quando você liga o fogão com uma panela ela não atingirá a temperatura de fervura instantâneamente, tem uma inércia. O melhor momento para você ligar um equipamento é quando ocorre esse zero, pois a tensão será zero, logo a corrente, mas caso isso não seja possível quem terá impacto é a sua rede elétrica, não o controle de temperatura.

Na figura 2 (anexo) temos sempre o acionamento em zero, mesmo o disparo (barra vermelha ou a bolinha no gráfico) sendo antes. Como temos 4 semiciclos desligados e 9 ligados, temos, na prática, um duty cicle de 9/(9+4)×100%, ie, de 69,23%. De 13 em 13 semiciclos isso se repete. Como a frequência é de 60 Hz, temos 120 semiciclos. Então casa semiciclos tem duração de 1/120 segundos, ie, de 0,0083333 segundos. Então, nesse exemplo, a resistência ficaria 4×(1/120) segundos desligada e 9×(1/120) segundos ligada, ie, 0,0333333 segundos desligada e 0,075 segundos ligada.
 

Attachments

  • Screenshot_20200609-145057.png
    Screenshot_20200609-145057.png
    208.5 KB · Views: 27
Last edited:
Boa noite pessoal, montei o Brewuno com uma placa do Cucanunes, o Dumpa está sem por enquanto, mas estou tendo um problema e gostaria de saber se alguem já teve algo igual, procurei bastante mas não encontrei nada!
Minha resistência é 220v uma fase eu passei pelo rele de estado sólido, liguei a saída da placa da resistência no pino 3 e quatro, quando mexo no pwm a voltagem cai de uma vez (medindo com multimetro) tipo assim 100% da 220v, 98% da 198v, 95% ja da 96v. inicialmente achei que poderia estar desligando o ssr pois estaria mandando menos de 3v que seria o mínimo,mas não é isso, na saída da placa vai gradual de 5v! Alguém já teve esse problema?
 
Pessoal respondendo a minha própria questão, depois de pesquisar mais encontrei algo que seria necessário algum equipamento utilizando a energia para funcionar o PWM,não liguei a resistência porque vou trocar o rele tbm já que coloquei um fortek de 25A pra controlar uma resistência de 5000w e pelo que falaram não aguenta, mas testei com uma lâmpada! Quando tem algo ligado ele parece controlar correntemente!
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.

tenta aumentar pouca coisa o pwm da mostura. qual sua resistencia e volume?
 
Terminei de montar o brewuno a algum tempo e só ontem tive tempo de testar pra fim de semana fazer uma breja nele, ontem queria testar o tempo que leva pra chegar nas temperaturas, qual a temperatura de fervura, e como programar basicamente.
Tudo correu bem, só tive um problema na hora de chegar a temperatura de mash, programei 65 pra teste mas aí quando chegava em 64.94 o PWM baixava pra perto de 3% e como ontem tava 16°c a temperatura ficou nessa de baixar e subir o PWM e a temperatura não chegava em 65 ficou uns 2 min pra conseguir.
Domingo vou testar com malte e tudo pra ver como vai ser.
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Também terminei faz pouco e brassei no domingo a primeira. Com o malte não mudou muito. Mesmo com os 100% do pmw ele reduz antes de chegar na temperatura alvo e fica nesse vai e vem.. demora uns minutos pra atingir.

Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.
 
Creio que o problema não seja o PWM ele reduz automaticamente quando está chegando na temperatura alvo, como o Rodrigo Dettmann comentou.
quem reduz é o pid, a % do pwm ajuda com a inércia.
outra coisa que pode testar é diminuir o grau para ativacao do pid... coloca 1c
 
Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Também terminei faz pouco e brassei no domingo a primeira. Com o malte não mudou muito. Mesmo com os 100% do pmw ele reduz antes de chegar na temperatura alvo e fica nesse vai e vem.. demora uns minutos pra atingir.

Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.

faz a mesma configuracao do start do pid com 1c. sobre perder o sensor pode ser ligação ou sua bomba esta causando alguma variacao
 
Outra coisa que aconteceu algumas vezes era perder a leitura dos sensores quando a bomba desligava, daí atualizei a versão do brewuno e na brassagem em sí, não perdi. Perdeu quando pausei ela no final do mashout quando estava trocando as mangueiras pra transferir o mosto, mas como uso fogareiro pra fervura, não me atrapalhou.

Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/
 
Vai ocorrer no instante que o controlador der o pulso em qualquer fase, mas isso não interfere no controle da temperatura. Nossa rede é de 60Hz. Então uma lâmpada liga e desliga 120 vezes em um segundo, mas você não percebe isso pois é muito rápido para nosso cérebro acompanhar. A resistência vai ficar ligando e desligando nessa velocidade quando precisar, mas você ligar a resistência e ela dissipar todo o calor não são duas coisas que ocorrem necessariamente juntas. Quando você liga o fogão com uma panela ela não atingirá a temperatura de fervura instantâneamente, tem uma inércia. O melhor momento para você ligar um equipamento é quando ocorre esse zero, pois a tensão será zero, logo a corrente, mas caso isso não seja possível quem terá impacto é a sua rede elétrica, não o controle de temperatura.

Na figura 2 (anexo) temos sempre o acionamento em zero, mesmo o disparo (barra vermelha ou a bolinha no gráfico) sendo antes. Como temos 4 semiciclos desligados e 9 ligados, temos, na prática, um duty cicle de 9/(9+4)×100%, ie, de 69,23%. De 13 em 13 semiciclos isso se repete. Como a frequência é de 60 Hz, temos 120 semiciclos. Então casa semiciclos tem duração de 1/120 segundos, ie, de 0,0083333 segundos. Então, nesse exemplo, a resistência ficaria 4×(1/120) segundos desligada e 9×(1/120) segundos ligada, ie, 0,0333333 segundos desligada e 0,075 segundos ligada.

Boa tarde, como o amigo ai em cima explicou, temos 2 possibilidades de atuar controlando a carga da resistência, essa forma de só atuar na passagem por zero (sendo o responsável por isso o SSR), e a possibilidade de atuar em qualquer instante da senoide (método utilizando em modulo dimmer com triac), creio que são 2 formas distintas de operar já que na primeira forma (SSR) devemos garantir um numero determinado de ciclos ativos a cada segundo para atingir a potência desejada, e na segunda forma (TRIAC) devemos garantir o disparo do triac todo ciclo após determinado tempo de passagem pelo zero cross afim de atingir a potência desejada mantendo a carga ativa durante uma parte de todo ciclo, certo?
O sistema BrewUNO foi programado pra trabalhar em qual das 2 abordagens?
 
Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/
A minha é a 15R, vou instalar esse filtro. Obrigado.
 
quem reduz é o pid, a % do pwm ajuda com a inércia.
outra coisa que pode testar é diminuir o grau para ativacao do pid... coloca 1c

O pid estava a 0.5 alterei pra 0.3 e funcionou, não demorou pra alcançar a temperatura como antes. Talvez quem tenha uma resistência mais potente nem precise alterar.
 
Isso da bomba desligar e perder sensor é a bomba causando ruído elétrico, não são todas que fazem isso, normalmente bombas maiores de 1/2 cv para cima, mas tem relatos de que a 15R também causa ruído em algumas unidades. Sugiro colocar um filtro RC, existe no mercado da Full Gauge ou Icos, no google também acha como montar um

https://produto.mercadolivre.com.br...essor-snubber-rc-full-gauge-5w-_JM?quantity=1http://www.eicos.com.br/acessorios/componentes-eletricos/filtro-k8/

Outra possibilidade seria utilizar para o controle da bomba um relé com optoacoplador e alimentação independente.
 
Boa tarde, como o amigo ai em cima explicou, temos 2 possibilidades de atuar controlando a carga da resistência, essa forma de só atuar na passagem por zero (sendo o responsável por isso o SSR), e a possibilidade de atuar em qualquer instante da senoide (método utilizando em modulo dimmer com triac), creio que são 2 formas distintas de operar já que na primeira forma (SSR) devemos garantir um numero determinado de ciclos ativos a cada segundo para atingir a potência desejada, e na segunda forma (TRIAC) devemos garantir o disparo do triac todo ciclo após determinado tempo de passagem pelo zero cross afim de atingir a potência desejada mantendo a carga ativa durante uma parte de todo ciclo, certo?
O sistema BrewUNO foi programado pra trabalhar em qual das 2 abordagens?
eu usei ciclos no bu
 
Pessoal eu fiz a ligação do jeito simplificado sem placa ...
Liguei o lcd diretamente na ermos, ele fica com a tela azul ligada mas não aparece nada ... o chip do lcd é PFC 8574T ... dai fiz outro teste e liguei com a placa para os botões e o chip também é PFC8574T ... ligando com e sem a plaquinha dos botões ele fica acesso mas não aparece nada ...
Se alguém conseguir ajudar
 
Pessoal eu fiz a ligação do jeito simplificado sem placa ...
Liguei o lcd diretamente na ermos, ele fica com a tela azul ligada mas não aparece nada ... o chip do lcd é PFC 8574T ... dai fiz outro teste e liguei com a placa para os botões e o chip também é PFC8574T ... ligando com e sem a plaquinha dos botões ele fica acesso mas não aparece nada ...
Se alguém conseguir ajudar

Ajustou o contraste do LCD?
 
@Gu_MAZZA , consegue me ajudar novamente ...... instalei os botões, mas não estão funcionando .... como mencionei anteriormente tanto a ref do ic2 quanto da placa de expansão é PFC8574T. Tem alguma coisa que eu possa fazer para funcionar os botões ?
 
Com isso não consigo te ajudar, mas logo o Bruno aparece e te salva.
 
@Gu_MAZZA , consegue me ajudar novamente ...... instalei os botões, mas não estão funcionando .... como mencionei anteriormente tanto a ref do ic2 quanto da placa de expansão é PFC8574T. Tem alguma coisa que eu possa fazer para funcionar os botões ?
Eu acredito que esteja faltando uma ligação no esquema. Pelo que eu entendi do código, o pino INT do módulo PCF precisa estar ligado no D3. Alguém pode confirmar esta informação? Muito obrigado!
 
1 - O QUE É

É um controlador de brassagem com interface 100% WEB extremamente intuitivo, abriga múltiplos sensores, controle de água para sparge, pronto para operar com sistemas BIAB e Single Vessel, e em breve será lançado para sistemas tribloco.

A interface é 100% compatível com smartphone, PC e tablet, com controle configurável e individual do PWM para cada processo/resistência: Mostura, Lavagem e Fervura.

O código do projeto é completamente novo, com inovações não disponíveis em outros projetos como ArdBir e BrewManiacEx, que foram identificados por diversos cervejeiros ao longo de várias brassagens Brasil afora, sendo incorporados no código do projeto.

O projeto foi desenvolvido pelo Bruno @Leitao, membro cervejeiro do fórum.


home-desk-brewuno.png


2 - ITENS NECESSÁRIOS

- 1 sensor de temperatura DS18B20 (2 se utilizar sparge);
- 1 resistência dimensionada adequadamente para o sistema (2 se utilizar sparge);
- 1 SSR para controle da resistência (2 se utilizar sparge)
- 1 buzzer;
- 1 resistor de 4.7 kiloohms;
- 1 Wemos D1 Mini;
- 1 relé de 1 canal 5V para a bomba;
- 1 bomba para recirculação;
- 1 LCD I2C 20x4 (é opcional já que todo o controle é feito via interface Web)


3 - DIAGRAMA

O diagrama é muito parecido com o do BMEx, sendo mantidas as mesmas portas para facilitar a vida do usuário. Quem tem o BMEx funcionando basta fazer o upload do arquivo BIN e sai usando um software bem mais evoluído, moderno e com interface intuitiva.

687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67
4 - A PLACA

A placa de interface pode ser produzida de forma artesanal por qualquer pessoa com conhecimento em produção de placas de circuito impresso, ou de forma mais industrial/profissional, em grupos de cervejeiros que se organizarem para produção de pequenos lotes, ou até mesmo com os membros do HBT que já possuem estas placas, como o @dumpa

RrIppFB.png

7zOTKjF.png


5 - INSTALAÇÃO DO SISTEMA

Para a instalação do arquivo BIN no Wemos D1 Mini é necessário conectá-lo via cabo USB de dados. Se o Wemos não for reconhecido é necessário instalar o driver CH340G do link: https://www.arduined.eu/files/CH341SER.zip

Em seguida basta seguir o tutorial:




6 - BrewUNO EM AÇÃO


7 - LINKS

Site oficial: www.brewuno.com
Github: uncodead/BrewUNO



8 - OBSERVAÇÕES

Tenham cuidado no desenvolvimento de qualquer dispositivo que utilize energia elétrica, principalmente no dimensionamento adequado de resistências, condutores e disjuntores quanto às tensões utilizadas e correntes de consumo.

Na dúvida, contrate um eletricista para uma rápida visita em sua casa para que ele verifique o dimensionamento da rede elétrica em função das resistências que você escolheu para seu sistema. É algo barato e que elimina possíveis dores de cabeça no futuro.

consigo usar solenoide no brewuno,?
 
Back
Top