Brewsfriend OG não varia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Pessoal,
Faço uso do site
http://www.brewersfriend.com/
Porem nas duas brassagens que estipulei com ele notei algo que julgo estar errado. Olha isso:
fiz uma receita levando para a fervura 26 litros de mosto, para levar 22 litros para o fermentador. Previ uma perda de 4 litros durante a fervura. Estes valores foram chutes, pois como estou na segunda brassagem, ainda não conheço as perdas efetivas do meu equipamento.
algo me chamou atenção:
por mais que eu altere a litragem inicial da fervura, a OG prevista pelo site não varia. Como diria Datena, veja as IBAGENS
Aqui com 26 litros pré fervura:
img1.png


Aqui com 30 litros pré fervura(coloquei uma litragem diferente de proposito)
img2.png


A OG não deveria variar? a unica coisa que variou foi o IBU.
Enfim, talvez eu esteja analisando os dados deste site de uma maneira equivocada. Alguem que faz uso da ferramenta pode me orientar?
 
Você deve alterar o volume no fermentador para alterar a OG. Quando muda o volume de fervura, muda o a densidade pré-fervura que aparece quando você expande a barra de resumo das características da cerveja.
 
É normal. Esse campo é livre pro cervejeiro, mas altera o IBU por causa do aproveitamento maior do lúpulo.
Após configurar (e ir aprimorando) as configurações do seu equipamento no software, use a opção Tools->Quick Water Requirements. Lá você tem o campo "Amount going into kettle" que deve corresponder ao que preencher no Est. Boil Size.
 
Colegas, obrigado pelas respostas... Mas a dúvida permanece.. A quantidade de água pré fervura não implica diretamente na OG? Se sim, o software não deveria considerar este parâmetro?
 
Não, não implica.

OG = Pós fervura. Por que a quantidade de água pré fervura influenciaria se no final o volume pós fervura é o mesmo?

Digamos que você tenha a mesma quantidade de açúcar dissolvido:

28l pré fervura
Evapora 8l
20l pós fervura

30l pré fervura
Evapora 10l
20l pós fervura

Se você tem a mesma quantidade de açúcar dissolvido nos mesmos 20l finais por que a densidade no início da fervura seria relevante?

A única diferença é que uma começa mais diluída que a outra(e ressaltando, isso NÃO é a OG, isso é a densidade pré fervura ou pre-boil gravity).
 
Oi Pessoal,
Faço uso do site
http://www.brewersfriend.com/
Porem nas duas brassagens que estipulei com ele notei algo que julgo estar errado. Olha isso:
fiz uma receita levando para a fervura 26 litros de mosto, para levar 22 litros para o fermentador. Previ uma perda de 4 litros durante a fervura. Estes valores foram chutes, pois como estou na segunda brassagem, ainda não conheço as perdas efetivas do meu equipamento.
algo me chamou atenção:
por mais que eu altere a litragem inicial da fervura, a OG prevista pelo site não varia. Como diria Datena, veja as IBAGENS
Aqui com 26 litros pré fervura:
img1.png


Aqui com 30 litros pré fervura(coloquei uma litragem diferente de proposito)
img2.png


A OG não deveria variar? a unica coisa que variou foi o IBU.
Enfim, talvez eu esteja analisando os dados deste site de uma maneira equivocada. Alguem que faz uso da ferramenta pode me orientar?
Pessoal, de antemão peço desculpas se há informações referentes a minha dúvida em outros tópicos, mas como não as encontrei.

Bom, esse tópico abriu precedente pra uma dúvida que me consome há algum tempo. Antes de mais nada, sou iniciante como homebrew e pra ser mais específico estou planejando minha primeira brasagem e ao criar uma receita no referido site eu não tenho referências de perda do equipamento. Tenho um caldeirão N30 de 18,3 litros pra usar no método biab.

É possível inserir valores assertivos nesse sentido?
Se sim quais?
 
Pessoal, de antemão peço desculpas se há informações referentes a minha dúvida em outros tópicos, mas como não as encontrei.

Bom, esse tópico abriu precedente pra uma dúvida que me consome há algum tempo. Antes de mais nada, sou iniciante como homebrew e pra ser mais específico estou planejando minha primeira brasagem e ao criar uma receita no referido site eu não tenho referências de perda do equipamento. Tenho um caldeirão N30 de 18,3 litros pra usar no método biab.

É possível inserir valores assertivos nesse sentido?
Se sim quais?

O que geralmente se faz é chutar algum valor e na hora da brassagem medir realmente, e acertar pras próximas.
 
Pessoal, de antemão peço desculpas se há informações referentes a minha dúvida em outros tópicos, mas como não as encontrei.

Bom, esse tópico abriu precedente pra uma dúvida que me consome há algum tempo. Antes de mais nada, sou iniciante como homebrew e pra ser mais específico estou planejando minha primeira brasagem e ao criar uma receita no referido site eu não tenho referências de perda do equipamento. Tenho um caldeirão N30 de 18,3 litros pra usar no método biab.

É possível inserir valores assertivos nesse sentido?
Se sim quais?

Calcule o seu deadspace, e se quiser, faça um teste de taxa de evaporação usando água
 
É o volume morto que você vai deixar na panela com trub. Geralmente é o volume da torneira pra baixo.
Você pode calcular usando a fórmula "V = pi * raio² * altura".
Daí você preenche essa informação no perfil de equipamento do Brewersfriend.
 
Back
Top