BrewSculpture

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GiovaniNaves

Active Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
25
Reaction score
30
Eu mesmo que fiz esse brinquedinho, queria um suporte para minhas panelas mas queria usar a gravidade ao invés de bombas, aí um amigo me mostrou na net os BrewSculptures e mandei brasa.
 

Attachments

  • IMG_20130404_074116.jpg
    IMG_20130404_074116.jpg
    49.7 KB · Views: 1,423
  • IMG_20130404_073739.jpg
    IMG_20130404_073739.jpg
    51.4 KB · Views: 1,263
  • IMG_20130404_074340.jpg
    IMG_20130404_074340.jpg
    54.6 KB · Views: 1,286
  • IMG_20130404_074417.jpg
    IMG_20130404_074417.jpg
    58.4 KB · Views: 1,243
Só para entender, a panela de cima é para água de lavagem, a do meio é para brassagem/filtragem e a de baixo é para fervura? Como tu recirculas o mosto na panela do meio e qual o filtro ( fundo falso ou bazuca ou manifold)?
 
Só para entender, a panela de cima é para água de lavagem, a do meio é para brassagem/filtragem e a de baixo é para fervura? Como tu recirculas o mosto na panela do meio e qual o filtro ( fundo falso ou bazuca ou manifold)?


Isso mesmo, Leonardo, em cima água para lavagem, no meio, brassagem e a de baixo é para fervura, eu recirculo com uma jarra pequena mesmo e uso bazuca, quando vou fazer a lavagem eu coloco um tipo de "chuverinho" onde a água cai na panela de brassagem e recirculo umas 5,6 jarras e depois já cai na panela de fervura que já deixo aceso o fogo, quando termina a transferência em 5 minutos já começa a fervura, esse BrewSculpture é muito útil e eficiente e não preciso usar bombas, transfiro tudo por gravidade.
 
Muito bom. A proximidade de tudo faz com que tenha menos perda de calor pro ambiente. Eu vou fazer a mesma coisa daqui umas 2 semanas. Mas vou adaptar uma torneira alta/mangueira para encher a panela superior. Vc verificou se os canos de gás não estão ficando muito quentes por causa da proxmidade dos fogareiros? Só para saber mesmo.
 
Muito bom. A proximidade de tudo faz com que tenha menos perda de calor pro ambiente. Eu vou fazer a mesma coisa daqui umas 2 semanas. Mas vou adaptar uma torneira alta/mangueira para encher a panela superior. Vc verificou se os canos de gás não estão ficando muito quentes por causa da proxmidade dos fogareiros? Só para saber mesmo.


Romer0, não esquenta não, veja que eu instalei os registros todos juntos e um pouco afastado dos queimadores, na verdade eles estão bem mais afastados do que esses fogareiros prontos.
 
Eu também estou começando a fazer um desses.
As únicas diferenças que o meu tem é que vou colocar uma torneira com água já filtrada logo acima da panela de lavagem e uma adaptação com um suporte para o fogareiro. Dessa forma só vou precisar de dois fogareiros e um deles será móvel para poder tirar de uma das panelas para colocar na fervura.

Só para saber, Giovani, seu equipamento é pra 20~30 litros?

O meu estou fazendo agora que vou aumentar para 100~120 litros.

Abraços.
 
Eu também estou começando a fazer um desses.
As únicas diferenças que o meu tem é que vou colocar uma torneira com água já filtrada logo acima da panela de lavagem e uma adaptação com um suporte para o fogareiro. Dessa forma só vou precisar de dois fogareiros e um deles será móvel para poder tirar de uma das panelas para colocar na fervura.

Só para saber, Giovani, seu equipamento é pra 20~30 litros?

O meu estou fazendo agora que vou aumentar para 100~120 litros.

Abraços.

Cara, eu ia fazer com 2 fogareiros e ia fazer como vc disse, um deles móvel, mas pensei melhor e resolvi fazer com 3 queimadores e não me arrependi, é tudo muito prático e não precisa ficar tirando fogareiro daqui para por ali.

hoje meu equipamento são para 20l, o Brewsculture que fiz tem medidas para panelas de até Nº 55 se não me engano, fazem 90l.
 
Legal Giovani.
Eu vou iniciar com dois fogareiros mesmo porque já estão no orçamento.
Na pior das hipóteses eu melhoro isso no futuro e coloco mais um.
Minhas panelas são de 150 litros aproximadamente, mas pretendo fazer uma torre que suporte até panelas de 200 litros se for o caso.
 
Voces tem usado o que pra fazer a sculpture? Aço?
Essas panelas com 100kg+ e a estrutura quente são meio complicadas. Fico com medo da estrutura deteriorar.
Qual tipo de metal vcs usam, e qual espessura? Qual solda e eletrodo tmb
 
Voces tem usado o que pra fazer a sculpture? Aço?
Essas panelas com 100kg+ e a estrutura quente são meio complicadas. Fico com medo da estrutura deteriorar.
Qual tipo de metal vcs usam, e qual espessura? Qual solda e eletrodo tmb

Cara, o meu posso falar com propriedade pois foi eu mesmo quem fabricou.

Usei tubo retangular 30x40, aqui chamamos de "metalon", tubo galvanizado de parede 1,55mm, tudo soldado com solda MIG/MAG, as "grelhas" dos queimadores são de ferro chato 1"x 3/16" e ferro redondo 5/16", as grelhas são removíveis, pintura para alta temperatura.

Eu faço levas de 20l, mas fiz pensando em usar panelas até números 55 que faz 60l acho eu, e posso garantir que aguenta brincando hehe
 
muito maneiro. pensei em fazer algo parecido, mas adicionando umas paredes laterais removiveis, para quando estiver fazendo a fervura conseguir um calor mais uniforme, fazendo um tunel de calor pelas laterais, aumentnado a eficiencia do queimador. Já pensou em fazer isso? Algo que ficasse por fora, só para canalizar este calor. Isso também ajudaria a manter a estrutura, (e os moveis em volta) mais frios.
 
muito maneiro. pensei em fazer algo parecido, mas adicionando umas paredes laterais removiveis, para quando estiver fazendo a fervura conseguir um calor mais uniforme, fazendo um tunel de calor pelas laterais, aumentnado a eficiencia do queimador. Já pensou em fazer isso? Algo que ficasse por fora, só para canalizar este calor. Isso também ajudaria a manter a estrutura, (e os moveis em volta) mais frios.

Nunca pensei, esses queimadores tem uma potência incrível, a primeira vez que usei quase que minha leva foi pelos ares, hoje eu controlo um pouco se não, vai tudo embora...hehe
 
entendo. é que eu trabalho pensando sempre em eficiencia, e ai eu penso que, se fizer algo assim, vai ter menos perda de calor, podendo baixar a potencia e vazão do gás.
alem de que, quando for botar um panelao de 100L pra ferver, vai ajudar bastante neh....

mas se não há necessidade, é trabalho a toa msm
 
Ninguém mais tem para postar os projetos? seria legal centralizar em um tópico só.

Abraços
 
Oi Giovani. Muito show o seu projeto. Estou pensando em fazer um igual. Meu equipamento também é de 20l e estou pensando em ampliar para 50l logo. Se você puder, passa as medidas da torre.

Algumas dúvidas? Os seus são de alta pressão, certo? Eu tenho dois fogareiros desses e também já tentei liga-los juntos, mas a pressão do gás caiu muito e quase não consigo ferver o mosto. Como vc fez as ligações para 3 com um botijão?
 
Oi Giovani. Muito show o seu projeto. Estou pensando em fazer um igual. Meu equipamento também é de 20l e estou pensando em ampliar para 50l logo. Se você puder, passa as medidas da torre.

Algumas dúvidas? Os seus são de alta pressão, certo? Eu tenho dois fogareiros desses e também já tentei liga-los juntos, mas a pressão do gás caiu muito e quase não consigo ferver o mosto. Como vc fez as ligações para 3 com um botijão?

Opa, desculpa a demora em responder, então, quando fiz usava meu equipamento para 20l hoje faço 40/50l, estou enviando uma foto com as medidas.

Meus fogareiros são de alta pressão, e bota alta nisso, a primeira vez que usei perdi muita cerveja pelos ares hehe...eu uso tranquilamente as bocas ao mesmo tempo, as 3 ao mesmo tempo nunca uso pois não precisa, mas 2 bocas uso tranquilamente, não fiz nada de mais acho, usei essas mangueiras prontas acho que que se chama pigtal uma coisa assim.
Abraço!
 

Attachments

  • brewsculpture.jpg
    brewsculpture.jpg
    59.2 KB · Views: 351
Opa, desculpa a demora em responder, então, quando fiz usava meu equipamento para 20l hoje faço 40/50l, estou enviando uma foto com as medidas.

Meus fogareiros são de alta pressão, e bota alta nisso, a primeira vez que usei perdi muita cerveja pelos ares hehe...eu uso tranquilamente as bocas ao mesmo tempo, as 3 ao mesmo tempo nunca uso pois não precisa, mas 2 bocas uso tranquilamente, não fiz nada de mais acho, usei essas mangueiras prontas acho que que se chama pigtal uma coisa assim.
Abraço!

Beleza! Eu tenho dois desses, realmente a perda na evaporação é muito grande se não controlar.

Novamente parabéns pelo projeto, ficou muito bom. Vou me inspirar nele para fazer o meu.

Abraços
 
Se procurar por "brewstand" na internet vai encontrar uma infinidade de modelos, mas não entendo porque a grande maioria é tão grande! Recentemente encontrei uma foto de um modelo que gostei, com todas panelas mais baixas, as medidas dos tubos parecem ser a mesma.
Estou desenhando o meu mais baixo ainda, com a panela de fervura praticamente no chão.
 

Attachments

  • 10491134_890139997666052_9185342269847004328_n.jpg
    10491134_890139997666052_9185342269847004328_n.jpg
    52.4 KB · Views: 322
A altura da panela de Fervura do que eu fiz é para colocar a cerveja depois de resfriada direto no fermentador, sem a necessidade de mexer com nenhuma panela durante toda a brassagem.
 
alguém sabe se em um equipamento profissional, o brewSculpture precisa também ser em inox ?
 
Beleza. Vou comprar.
É facil fixar na estrutura? É com parafuso ou só encaixado?
 
Serve projeto?
Esse ai vai sair fim de semana que vem ou no próximo, ou quando der tempo pra fazer...
Vai ser todo de metalon 40x30x2 mm, sendo ele todo fixado por parafuso, sem solda, já que quero deixar todo desmontado guardado num lugar coberto. No topo vai ser granito com 45x45x2 cm, coberto por manta de borracha, tipo as usadas em laboratório, que aguentam calor... O custo total vai ser em torno de 600 reais, essa é uma das vantagens.
Deve ficar dessa forma, mas quando estiver pronto posto foto! Ah, equipamento elétrico...
 

Attachments

  • Completo.jpg
    Completo.jpg
    292.2 KB · Views: 241
Ainda não, comprei as barras de metalon só, mas ainda não deu tempo de cortar... mas vai ficar bem mais barato que tinha calculado, cada barra paguei 40 reais, foram 6 no total, e vai sobrar ferro ainda... total vai ser de no max 300 reais...
 
Brew Stand ainda em andamento.
 

Attachments

  • 20141004_135858.jpg
    20141004_135858.jpg
    144.6 KB · Views: 149
Estava fazendo a grade aqui de casa e pedi pro serralheiro fazer o suporte abaixo.
Ficou certinho.
Agora tenho q fazer as conexões do gás.
 

Attachments

  • 20141027_212930.jpg
    20141027_212930.jpg
    214.4 KB · Views: 159
Back
Top