Brew Stand - Projeto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renatolyon

Active Member
Joined
May 15, 2016
Messages
38
Reaction score
8
Senhores,

Estou montando um brew stand por conta própria. Hoje serrei os metais e amanhã vou soldar/parafusar.
Acontece que tenho duas dúvidas:

1 - Devo usar o sistema em degrau com 3 degrais em linha contínua ou sendo o último degrau embaixo do degrau mais alto? Por hora o meu modelo de preferência é como o do meu desenho (desconsideradas as distorções de perspectiva devido ao desenho um pouquinho feito às pressas). Gostaria de opiniões.

2 - Outra questão é caso eu opte por usar 3 fogareiros (sei de todas as inúmeras possibilidades, mas suponha que quero usar os 3 mesmo assim). Como fazer a adaptação para 1 botijão? É possível? Deveria usar dois?

Obrigado pessoal.
uploadfromtaptalk1465012796256.jpg

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Pode usar um botijao apenas.
Para isso deves montar um cano de ferro galvanizado de 1/2" com 3 T ao longo do mesmo. Cada T é a saida de gas para um queimador. De um lado do cano entra o gas do botijao por uma mangueira, na outra ponta fecha o cano com um bujao galvanizado.
Em cada saida de T colocas um registro de gas para fechar aquele ramal quando nao estiver usando. E podes prender este cano por tras do brewstand.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pode usar um botijao apenas.
Para isso deves montar um cano de ferro galvanizado de 1/2" com 3 T ao longo do mesmo. Cada T é a saida de gas para um queimador. De um lado do cano entra o gas do botijao por uma mangueira, na outra ponta fecha o cano com um bujao galvanizado.
Em cada saida de T colocas um registro de gas para fechar aquele ramal quando nao estiver usando. E podes prender este cano por tras do brewstand.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tenho tido alguma dificuldade com esse cano. Acho que vou precisar mandar fazer.
Já a questão do registro em cada saída, os próprios queimadores possuem um registro na ponta que se conectados originalmente ao botijão. Suficiente?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Em vez de cano não pode ser aquelas mangueiras de gás revestida de malha de aço ?



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
As ligações podem. Mas acho que o colega se referiu a parte que centralizará as saídas para dividir em 3.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Eu estou pensando em algo da seguinte maneira: Conforme a foto, restam 4 saídas nesses 2 T. Uma entrada de gás e 3 saídas de gás. Considerem que o botijão tem um registro e os queimadores tbm tem 1 registro cada.
944f9692c9fbc119755a3d675e68f925.jpg

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Está demorando bem mais do que eu imaginava, estou corrigindo pequenos detalhes no decorrer. Mas já estou fazendo a montagem.
Toda a estrutura usa chapas de 3mm e cantoneiras de 38x38mm e 3mm de espessura. O cálculo da estrutura é pra suportar até 200kg
3e2a5f2d2b6f48cfed3b391c81710468.jpg



Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
@Renatolyon legal seu projeto!

Estava pensando em fazer algo parecido mas apenas com parafusos.

O seu vai ter alguma solda? Será que é possível (fica bom) fazer apenas com parafusos?

E quanto ao material, são de aço as cantoneiras / sabe qual liga? Pensa em pintar ou galvanizar depois?
 
É possível fazer com parafusos. Eu ia soldar e optei pelo uso dos parafusos. O problema dos parafusos é deixar tudo em esquadro. Eu estou sofrendo um pouquinho com isso, mas nada demais.
A chapa é essa da foto. As demais são cantoneiras de 6m 38x38x, ferro chato de 6m que você julgue suficiente pra fazer as travessas.
42c84a73bbf58aa39e162c0966994922.jpg


Essa é a chapa.


Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Quanto ao aço, pode usar A36, aço normal de serralheiro.
E depois pintar com tinta de fundo para aço e depois uma tinta de acabamento.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Me interessei pelo projeto. Soldar é pra profissional, mas recebendo as peças já cortadas da serralheria, furar e parafusar dá pra fazer em casa.

Quando estiver pronto, mande mais fotos por favor!

É possível fazer com parafusos. Eu ia soldar e optei pelo uso dos parafusos. O problema dos parafusos é deixar tudo em esquadro. Eu estou sofrendo um pouquinho com isso, mas nada demais.
A chapa é essa da foto. As demais são cantoneiras de 6m 38x38x, ferro chato de 6m que você julgue suficiente pra fazer as travessas.
 
Pessoal,

Desculpem não postar por uns dias. Trabalho e esse projeto consumiram meu tempo.
Bem, tive alguns contra-tempos com medidas de fogareiros e etc...
Acabei mudando um pouco a coisa toda.
Estamos nesse pé:
ab7bd9edb874dbfc1a920aaca78d0388.jpg

Coloquei as panelas de 20 litros aí só pra ter uma ideia. Tenho de 20 e 120 litros. Precisava de uma estrutura que atendesse as duas.
7149a0891b9fd870bd818bec8a290961.jpg

A ligação de gás fiz direta usando 2 Ts. Depois posto como ficou.

Falta ligar e conectar tudo aí. Bomba e gás e etc...

Abs,

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Saiu a primeira brassagem. Uma pale ale. O equipamento se portou maravilhosamente bem.
Tive alguns problemas com a OG que ficou um pouco alta, além do esperado, acabei dando uma corrigida e tudo ficou mto bem.
Coloquei no fermentador e vamos torcer pra sair tudo nos conformes.
58159907614be29dee79aeae1eb26068.jpg

cb5cc719cb1e84ed6bf6973e3a4b9136.jpg


Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Fiz o meu assim... Me baseei pela altura do fermentador para fazer a altura inicial do Brewstand. Fiz com metalão e mandai galvazinar.
Uso um botijão só e da conta do recado tranquilo, mesmo com duas bocas acesas. Uma mão na roda brewstand.
EDIT: Não sei pq as fotos ficaram de lado e não sei como arrumar. hehehe
 

Attachments

  • Arquivo_000 (1).jpg
    Arquivo_000 (1).jpg
    190.2 KB · Views: 568
  • Arquivo_001.jpg
    Arquivo_001.jpg
    189.9 KB · Views: 423
Fiz o meu assim... Me baseei pela altura do fermentador para fazer a altura inicial do Brewstand. Fiz com metalão e mandai galvazinar.
Uso um botijão só e da conta do recado tranquilo, mesmo com duas bocas acesas. Uma mão na roda brewstand.
EDIT: Não sei pq as fotos ficaram de lado e não sei como arrumar. hehehe

<off topic>
Inveja desse povo com garagem grande...

A minha mal cabe meu carro. :/
</off>

PS: Ficou lindão o brewstand!!
 
Hahahahahaha, valeu @jalaexandre
Aí é na minha empresa mesmo... Mas não posso reclamar do meu espaço pra produzir mesmo.
Mas tem um amigo que faz na garagem dele tambem, e eu fico admirado com o malabarismo que ele tem que fazer, fora o empenho pra montar tudo e depois desmontar. #Respect Hahaha

Abraço cara!
 
Vocês recomendam alguém de Curitiba para fabricar um brewstand? No meu mini apartamento vai ser obrigatório um. Há bem pouco espaço onde posso por as panelas (ou melhor, não posso).

Os que vi fora do estado são bacanas, mas caros e fretes mais ainda.
 
Renato, seria pedir MUITO se postasse as medidas e materiais?

Senhores,

Estou montando um brew stand por conta própria. Hoje serrei os metais e amanhã vou soldar/parafusar.
Acontece que tenho duas dúvidas:

1 - Devo usar o sistema em degrau com 3 degrais em linha contínua ou sendo o último degrau embaixo do degrau mais alto? Por hora o meu modelo de preferência é como o do meu desenho (desconsideradas as distorções de perspectiva devido ao desenho um pouquinho feito às pressas). Gostaria de opiniões.

2 - Outra questão é caso eu opte por usar 3 fogareiros (sei de todas as inúmeras possibilidades, mas suponha que quero usar os 3 mesmo assim). Como fazer a adaptação para 1 botijão? É possível? Deveria usar dois?

Obrigado pessoal.
View attachment 117344

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
 
Conversando com o serralheiro fiz o meu de metalon 2×2 e aumentamos o tamanho da mão francesa pra ela pegar na metade do suporte.
Também fiz ela tri-partida, cada suporte e uma parte encaixada.
Por esse motivo nos encaixes entra um metalon pouco menor por dentro e vai até a metade da outra parte, o que fez a peça central ficar com espessura da parede "dobrada".
Aguenta eu com 86k em pé em qualquer uma das bases sem desequilibrar ou envergar a estrutura.
Em vez de fazer esses "toquinho" pra apoiar as panelas foi soldado um losango de ferro fundido redondo pra suportar a temperatura muito alta.
Também fiz uma base pra por meu fogareiro, só tenho 1.
Tudo Ficou em $500 com 4 rodízios que suportam 60k cada (100$) e pintura de alta temperatura (100$)


André Wenderosck
f0c4c799f716cf8accf02d9ec529e224.jpg
aed3e57232e09ff675651e86ed1e2dbc.jpg
 
Bom dia Pessoal! Achei este forum fazendo uma busca de como construir um Standbrew. Gostei muito do que vi e está na direção do que estou procurando.
Minha ideia é baseada na imagem anexa, para otimização de espaço. (Não tenho muito espaço em casa)

Estou pensando em usar tubos de aço de 30mm x 30mm, porém ainda estou em dúvida de qual espessura utilizar. Será que que 1,5mm é suficiente?

Espero que possam me ajudar!

Abraço!
 

Attachments

  • BREWSTAND Projeto.jpg
    BREWSTAND Projeto.jpg
    34 KB · Views: 47
Fiz o meu assim... Me baseei pela altura do fermentador para fazer a altura inicial do Brewstand. Fiz com metalão e mandai galvazinar.
Uso um botijão só e da conta do recado tranquilo, mesmo com duas bocas acesas. Uma mão na roda brewstand.
EDIT: Não sei pq as fotos ficaram de lado e não sei como arrumar. hehehe

Show, quais foram as tuas medidas? Tb estou pensando em montar um, pois o espaço aqui em casa é pequeno.
 
Boa tarde,

Tenho um bem parecido com o do pessoal. Venho montando ao longo do tempo.

Eu utilizei cantoneiras ao invés de metalon. Achei mais resistente.
 

Attachments

  • 20200920_100605.jpg
    20200920_100605.jpg
    31.5 KB · Views: 69
Boa tarde,

Tenho um bem parecido com o do pessoal. Venho montando ao longo do tempo.

Eu utilizei cantoneiras ao invés de metalon. Achei mais resistente.
Muito show... estava pensando em algo do tipo para levas de 100L, mas fico com medo do peso total ficar perigoso com tudo cheio... mesmo com cantoneiras bem resistentes... se tiver o projeto compartilha... Abraço!
 
Muito show... estava pensando em algo do tipo para levas de 100L, mas fico com medo do peso total ficar perigoso com tudo cheio... mesmo com cantoneiras bem resistentes... se tiver o projeto compartilha... Abraço!

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Cara, eu tinha ele desenhado em escala, a mão. Mas perdi. Porém nada me impede de criar um rascunho com medidas, dimensões, e materiais.

Minhas panelas são de 70 litros. Quando eu estava montado-o cheguei a colocar 500 kg em cima dele. As artes de sustentação são dias cantoneiras soldadas. Ele ficou pesado, mas é um tanque de guerra.

Caso eu me esqueça de te responder com as medidas. Me cobre !
 
Back
Top