Brett Trois com gosto de Saison?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

senegalego

Active Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
30
Reaction score
9
Olá pessoal

Vi em algumas postagens que o vocês estavam brassando com a BT, eu tambem resolvi fazer uma IPA com a levedura propagada de uma garrafa da Brett IPA da Tupiniquim.

O problema é que agora (2 semanas depois de engarrafada) a cerveja tem uma picância característica de levedura Saison (sem a efervescência) e não percebi nenhum ester de frutas tropicais.

Minha receita foi bastante simples, pale ale + um pouco de cristal, GO: 1054 e GF: 1004. Maceração a 65°C e fermentação um pouco fria (entre 19/20°C). Fiz um starter de 1,5 L e inoculei a 23°.

Alguém já passou por essa experiência? Será que a levedura não produziu ésteres de frutas tropicais por conta da fermentação mais fria? Como fica a evolução de uma cerveja com Brett Trois ao longo dos meses?

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Boas cervejas!
 
Olá pessoal

Vi em algumas postagens que o vocês estavam brassando com a BT, eu tambem resolvi fazer uma IPA com a levedura propagada de uma garrafa da Brett IPA da Tupiniquim.

O problema é que agora (2 semanas depois de engarrafada) a cerveja tem uma picância característica de levedura Saison (sem a efervescência) e não percebi nenhum ester de frutas tropicais.

Minha receita foi bastante simples, pale ale + um pouco de cristal, GO: 1054 e GF: 1004. Maceração a 65°C e fermentação um pouco fria (entre 19/20°C). Fiz um starter de 1,5 L e inoculei a 23°.

Alguém já passou por essa experiência? Será que a levedura não produziu ésteres de frutas tropicais por conta da fermentação mais fria? Como fica a evolução de uma cerveja com Brett Trois ao longo dos meses?

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Boas cervejas!

Afinal é brett trois a extra fancy?

Segundo o que eu li (pq ainda nao tenho muita experiência prática com bretta) ela dá mais características como fermento secundário. Não que como primário não dê, também deveria acrescentar algo diferente, porém menos intenso.

O mad fermentationist tem uma receita de brett ipa em que ele usa uma quantidade razoável de malte acidificado, segundo ele isso potencializa muito a geração de ésteres pela bretta. O que faz todo sentido, já que éster = álcool + ácido.
 
A Extra Fancy é com o American Ale da Bio4 SY025, a Lost in a Translation é com Brettanomyces bruxellensis trois – SY123.

Abs
 
Especificamente o Trois pode ser usado como primário, e funciona bem rápido...

Tenho lá minhas dúvidas se esse Brett Trois é brettanomices mesmo... Em duas ou três semanas já esta tudo pronto com mosto primário a 1.060.
 
Especificamente o Trois pode ser usado como primário, e funciona bem rápido...

Tenho lá minhas dúvidas se esse Brett Trois é brettanomices mesmo... Em duas ou três semanas já esta tudo pronto com mosto primário a 1.060.

Errei o nome da cerveja, me referia a lost in translation mesmo. Achei que era B. Claussenii a cepa.

Interessante vc levantar essa questão, tem uns homebrewers fazendo sequenciamento genético (é....) dessa cepa vendo que ela tem mais compatibilidade com Saccharomyces do que Brettanomyces...

https://eurekabrewing.wordpress.com/2015/01/05/brettanomyces-phylogenetic-ii-wlp-brett-trois-crisis/
 
Hummm, faz sentido essa do malte acidificado.... Pode ser isso.

E era a 'Lost in Translation' mesmo.

Vou ir degustando ao longo dos meses e por uma atualização aqui, se sobrar cerveja :)

Obrigado pela dica.
 
Back
Top